É natural que os profissionais da área de saúde tenham dificuldade em vender seus produtos e serviços. Isso acontece, em parte, porque o mercado mudou e os clientes estão cada vez mais exigentes. Hoje, não basta atender bem. É preciso surpreendê-lo em todas as etapas do atendimento (do ambiente e do estacionamento à sala de espera). Para encantar um cliente, é preciso ir além das suas expectativas. Eis aqui algumas dicas para vender mais – e melhor:

  1. Acesso
    Prefira atender em um local com estacionamento e boas alternativas de transporte público
  2. Recepção
    A primeira impressão é a que fica. Cumprimente o cliente de forma adequada, com o entusiasmo e a simpatia que ele merece
  3. Oferta
    Investigue o quanto o cliente precisa dos seus serviços, mas tome cuidado para que ele não se sinta pressionado. Mostre quais serviços podem suprir suas necessidades e de que forma isto será feito
  4. Proposta
    Depois de entender as necessidades do cliente, explique como você irá resolver sua demanda. Quanto mais elaborada a proposta de solução, menor será o foco no preço
  5. Na ponta da língua
    O cliente tem várias preocupações. Esteja preparado para respondê-las e tirar todas as dúvidas
  6. Decisão de compra
    Mostre ao cliente que ele tem um problema e que você tem a solução. Se o cliente entender isso, as chances de fechar o negócio são enormes
  7. Entrega
    Esta é uma fase que gera ansiedade. Por isso, se comprometa com a qualidade da entrega
  8. Pós-venda
    Esta é a fase em que podemos mostrar ao cliente que ele fez a escolha certa. Mostre a ele que você está preparado para administrar problemas que porventura venham a aparecer
  9. Relacionamento
    Um dos grandes diferenciais no mudo dos negócios é o estabelecimento de um vínculo saudável entre o cliente e a empresa. Mantenha uma relação recíproca de confiança, transparência e credibilidade. Isso é muito importante para fidelizar o cliente e melhorar a sua reputação
  10. Precificação
    Determinar o custo dos serviços prestados (consulta, exames e procedimentos) é essencial para saber qual o preço de venda dos mesmos e, portanto, saber se o consultório está ou não dando lucro e quais convênios trazem retornos satisfatórios

Não importa o quão difícil seja a gestão do seu consultório. Seja persistente, inove e busque novos conhecimentos sempre.

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