Grande parte dos profissionais de saúde deixa a gestão financeira de seus consultórios a cargo do contador, do administrador e, em alguns casos, da própria secretária. Claro que estes colaboradores são essenciais para o bom andamento das finanças, mas é o dono do negócio quem deve estar à frente das decisões financeiras do seu consultório. E, para isso, é interessante que ele se familiarize com o vocabulário usado nas áreas de finanças, gestão e contabilidade. Eis, aqui, os principais termos:

  1. Caixa. Registro dos recursos disponíveis para efetuar pagamentos. Nele, estão registrados, de maneira ordenada, os montantes recebidos e pagos. A boa gestão financeira do caixa permite que o saldo dele seja sempre positivo.
  2. Gasto. É todo recurso que sai do caixa do consultório. Quando o gasto é empregado para a realização direta da atividade, chama-se custo (por exemplo agulhas, seringas e luvas). Quando o gasto não está relacionado diretamente com a atividade, recebe o nome de despesa (por exemplo, papel, tinta para a impressora, grampos e copos descartáveis). Os gastos também podem ser fixos (quando não dependem do faturamento do consultório), variáveis (dependem do faturamento), ou extraordinários (não estão previstos no orçamento). É muito importante conhecer em detalhes os gastos do consultório. Só assim é possível reduzi-los.
  3. Receita. É todo recurso que entra no caixa do consultório, sejam eles consultas (particulares e de convênios), exames e procedimentos.
  4. Resultado Financeiro. É o saldo na conta do consultório obtido em um determinado período de tempo (em geral, 12 meses). É obtido subtraindo-se as receitas dos gastos. Quando o resultado for positivo, diz-se que houve ganho ou lucro; quando o resultado for negativo, ocorre perda ou prejuízo.
  5. Faturamento. É o total faturado pelo consultório em um determinado período de tempo qualquer (dia, mês, ano). Usado para calcular tributos como PIS, COFINS e ISS. Faturamento difere da receita porque nem tudo o que é faturado entra no caixa do consultório no mesmo período. Também, não se deve confundir faturamento com lucro.
  6. Orçamento. É parte de um planejamento financeiro que prevê receitas e despesas futuras para a administração do consultório por um determinado período de tempo, usualmente um ano.
  7. Remuneração. É o conjunto de retribuições recebidas habitualmente pelos sócios do consultório. Existem, basicamente, duas formas de remuneração: o pró-labore (fixo e retirado mensalmente) e a distribuição de lucros.
  8. Patrimônio Líquido (PL). É o resultado positivo da diferença entre ativos e passivos de um consultório. Ativo é tudo o que o consultório tem (equipamentos, imóveis, contas a receber) e, passivo, é tudo o que o consultório deve (salários, encargos, contas a pagar). O PL representa, portanto, a riqueza do consultório; ou seja, quanto ele vale. A principal função de uma boa gestão financeira é aumentar o PL (valor) do consultório de forma consistente ao longo do tempo.
  9. Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RSPL). Mostra o quanto de liderança de mercado o consultório possui e o quão lucrativo está sendo. O cálculo do RSPL é feito dividindo-se o lucro líquido pelo patrimônio líquido, expresso em valores percentuais. Se um consultório tem REPL de 20% ao ano, por exemplo, significa que ele tem um rendimento anual de 20% sobre o valor do seu patrimônio.
  10. Margem Líquida. Mostra o percentual de lucro para cada real obtido em receita. O cálculo é feito dividindo-se o lucro líquido pela receita líquida, expressa em valores percentuais. Se o consultório tem margem líquida de 15%, por exemplo, significa que de cada 1 real obtido em receita, 15%, ou seja, 0,15 reais ficam para o consultório. É aconselhável manter margens acima de 15% para que se tenha tranquilidade em períodos desfavoráveis.

Familiarizado com esse vocabulário, o profissional da área de saúde poderá interagir de forma mais harmônica com as pessoas que o auxiliam e, assim, trilhar o caminho para o sucesso profissional.

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