Caros colegas. Vamos continuar nossa caminhada rumo à independência financeira. Neste texto mostraremos a importância e os benefícios de uma vida financeira saudável. Certamente, ao tomarem conhecimento destes benefícios, todos vocês ficarão mais motivados a buscar a independência financeira a partir de agora.

Já é praticamente uma regra os profissionais da saúde trabalharem em dois ou mais empregos, correrem de um hospital para outro, trabalharem finais de semana e feriados, dormirem pouco, passarem pouco tempo com a família. E, quando perguntados do porque dessa rotina tão desgastante e puxada, a resposta é quase sempre a mesma: “precisamos destes empregos para manter o padrão de vida que digno”. E quando o orçamento aperta, o que se faz? Arranja-se mais um emprego. E assim vai. É claro que a remuneração vem sofrendo grandes reduções por conta de vários fatores (competitividade, mercado saturado, interferência dos planos de saúde, aumento nos custos da formação médica…). Mas, será que o único caminho para conseguir manter um padrão digno de vida é aumentar a carga de trabalho? Na verdade não! A grande vilã desta estória é a nossa incapacidade de cuidar bem do dinheiro que ganhamos.

Ter uma vida financeira saudável é o sonho de muitos, senão de todos os brasileiros. Quem de nós não ficaria bem mais traquilo se todos os meses, após pagarmos todas as nossas contas, sobrasse ainda dinheiro para ser investido? Entretanto, poucos conseguem esta façanha. Grande parte das pessoas não trabalha para o seu próprio enriquecimento, e sim para enriquecer instituições financeiras, operadoras de cartões de crédito e o governo. Costuma-se trabalhar duro e, na grande maioria das vezes, nem se ver o dinheiro ganho. Usualmente, gasta-se todo o dinheiro antes mesmo de recebê-lo! Isso mesmo. Quantos de nós chega ao final do mês com inúmeras contas a pagar e percebemos que o salário já está totalmente comprometido? Dessa forma, como pode sobrar dinheiro para investir?

A saúde financeira é essencial para uma vida plena, realizada e feliz. Afinal de contas, todos os seres humanos tem necessidades que precisam ser supridas e o dinheiro exerce impacto sobre todas elas. Ter uma vida financeira saudável permite que se tenha mais tempo para cuidar da família, para curtir os amigos, para crescer profissionalmente e para cuidar da saúde. Enfim, para usufruir, com tranquilidade, das coisas boas da vida.

Para alcançar a saúde financeira, além de saber ganhar dinheiro, é essencial cuidar bem do dinheiro ganho para que ele se multiplique e proporcione a independência financeira. E, cuidar bem, significa fazer o dinheiro trabalhar a nosso favor, investindo-o da forma adequada. É preciso ter em mente que todos nós teremos que parar de trabalhar um dia, seja por vontade própria ou não. E teremos que tirar dinheiro de algum lugar para manter um padrão digno de vida. E não dá para deixar nosso futuro nas mãos do governo nem tampouco nas mãos de nossos filhos. Portanto, cabe a cada um de nós, enquanto jovens, saudáveis e ativos, cuidar do nosso próprio futuro. Isto é, cabe a cada um de nós prepararmos nossa cama e colocá-la na varanda para quando o frio chegar.

Parece difícil, muito difícil, acreditar que se pode conquistar a independência financeira. A menos que se ganhe na loteria ou que se descubra ter herdado uma bolada em dinheiro, a tarefa não será fácil. E é exatamente essa imagem do impossível que nos faz deixar de lado a ideia de começar a traçar o caminho para o objetivo. Ter independência financeira significa ter um patrimônio em ativos que gera renda mensal capaz de pagar as contas, de forma que você não mais dependa do seu trabalho. Um exemplo clássico de como vive a maior parte das pessoas é o círculo vicioso as contas te pegaram (ver abaixo).

Se vocês se identificaram com esta tabela, sugerimos que vocês parem, pensem e vejam quanto tempo disponível teriam para fazer o que realmente gostam, com mais tranquilidade, se tivessem independência financeira. Este é um dos benefícios de uma vida financeira saudável: ter mais tempo disponível. E lembrem-se que o tempo não volta. Portanto, façam bom proveito dele.

Outro benefício de uma vida financeira saudável é a possibilidade de receber juros ao invés de pagar juros. Se vocês já tiverem o dinheiro antes de comprar o que desejam, pagarão menos pelo produto, pois de posse de todo o dinheiro poderão obter desconto. Além disso, o dinheiro poupado poderá ser investido até que a compra seja feita, fazendo com que, além do desconto obtido, vocês ganhem o lucro do investimento. Resumindo, com independência financeira, vocês pagarão menos pelos produtos e irão receber juros.

Concluindo, com independência financeira vocês terão os dois mais importantes privilégios que um ser humano pode ter, que são tempo e dinheiro! Assim, caros colegas, vale muito a pena buscar uma vida financeira saudável o quanto antes.

Em nosso próximo texto vocês aprenderão sobre a importância do planjemanto financeiro, o primeiro passo para o primeiro milhão!

Continuem conosco!

Até a próxima.