Nas palestras que faço sobre o tema “Finanças no Consultório: Como maximizar os resultados” percebo o quanto os profissionais da área de saúde desconhecem os riscos e os benefícios de montar um negócio próprio. Isso porque essa decisão envolve peculiaridades que são determinantes para o seu sucesso ou fracasso. A combinação de conhecimento, planejamento e dedicação é um desses fatores. O contexto econômico é outro aspecto que precisa ser levado em conta.

E apesar do momento ser de recuperação da economia, vale destacar que, em cenários adversos podem surgir ótimas oportunidades de ganhos para os profissionais mais aptos e criativos. Costumo dizer que é nestes cenários que a riqueza costuma mudar de mãos. Portanto, é preciso acompanhar de perto o desenrolar dos fatos e estar preparado para aproveitar as oportunidades que irão surgir.

Inovação e criação de valor

Nenhum profissional da saúde deve esperar alcançar desempenho melhor do que seus concorrentes se continuar a trabalhar da mesma forma como eles trabalham. É preciso ir além e deixar a zona de conforto. Um consultório pode começar pequeno. Mas não deve continuar assim por muito tempo. E para que ele consiga crescer, é preciso inovar e criar valor sempre.

No lugar de tentar superar a concorrência para obter uma fatia do mercado já existente, que tal buscar um nicho de mercado ainda inexplorado e que tenha grande potencial de crescimento? Quando você atingir este nicho, a concorrência será irrelevante.

Uma boa estratégia de inovação de valor tem três características:

  1. É bem definida
    Ela permite que todos saibam quais são os elementos sobre os quais a empresa está agindo
  2. Diferencia-se dos concorrentes
    Ela não se limita a fazer mais do mesmo, tampouco está focada em ser melhor do que a concorrência. Ela procura novas alternativas de oferecer um produto ou serviço e de desbravar novos mercados
  3. É fácil de explicar
    Uma estratégia de inovação de valor deve ser clara o suficiente para poder ser resumida em um slogan. Ela é tão óbvia a ponto da concorrência a se perguntar por que eles não pensaram aquilo antes

Em geral, na área da saúde, muitos hospitais, consultórios, clínicas, laboratórios e mesmo os próprios profissionais são indistinguíveis. Tanto faz para o cliente ser atendido no consultório A ou B, ou marcar consulta com o Dr. Fulano ou Beltrano. Se isso acontece com você ou com seu consultório, tenha certeza que não está criando valor, e menos ainda inovação de valor. Você não está escolhendo, mas sim sendo escolhido. E, agindo assim, não há como se diferenciar da concorrência.

Para que isso não aconteça, é fundamental criar sua própria identidade, traduzida em cultura organizacional. A partir deste ponto, cada organização poderá utilizar ferramentas de pesquisa, análise e monitoramento para construir, de fato, uma estratégia inovadora e que crie valor, tornando a concorrência absolutamente irrelevante.

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