Quem começa a se aventurar e a compreender como funciona o mercado de ações, logo vê que é importante estar sempre atualizado com o que acontece nele. Ações são um investimento que oscila muito e são altamente sensível ao que acontece no mercado – resultados da empresa, anúncio de novos investimentos, condições da economia e desdobramentos políticos são eventos que, de um minuto para o outro, podem mudar completamente o preço do papel. Por isso é importante estar sempre ligado ao que acontece.

Muitos de nós têm outras ocupações e não conseguimos ficar conectados aos altos e baixos da B3 o dia todo. A boa notícia é que, com a mobilidade, cada vez mais portais, bancos e corretoras lançam aplicativos que permitem acompanhar e negociar ativos no mercado pelo celular, em tempo real, a qualquer hora e em qualquer lugar.

A Saúde + Ação Educação e Planejamento Financeiro levantou os principais aplicativos disponíveis hoje que permitem acompanhar as cotações e outros tipos de informações ligadas ao mercado de ações. Conheça quais são, o que fazem e como estão avaliados entre os usuários. Todos são gratuitos.

As avaliações e total de downloads dizem respeito aos dados da Play Store.

1. Investing.com
Nota: 4.6
Downloads: 1.000.000 – 5.000.000
Baixe: Android | iOS

investing-app

 

O aplicativo móvel do site internacional de finanças é o mais bem avaliado do gênero na Play Store, com nota 4,6 (na escala de 0 a 5) dada por seus milhões de usuários. O app oferece acompanhamento em tempo real de dezenas de bolsas e ações do mundo inteiro, incluindo a B3. Além disso, também é possível seguir o comportamento de vários outros índices e ativos, como títulos públicos, commodities, futuros, opções, taxas de câmbio e taxa juros de diversos países. Inclui ainda feed de notícias, análises e um calendário econômico, com a agenda das divulgações dos principais dados mundo afora. Está disponível em 28 línguas, Português incluso.

2. MSN Dinheiro
Nota: 4.5
Downloads: 1.000.000 – 5.000.000
Baixe: Android

msn-dinheiro-app

 

Também muito bem avaliado pelos usuários, o app do MSN, site de notícias da Microsoft, oferece diversas utilidades. O Ibovespa e as empresas listadas na bolsa brasileira estão entre as dezenas de mercados de todo o mundo que podem ser acompanhados. Preços internacionais das commodities e taxas de câmbio, incluindo o preço do Real frente a diversas moedas (dólar, euro, libra, peso argentino etc.), são outros índices disponíveis em tempo real. O usuário pode ainda montar sua “watchlist”, com empresas e ativos que deseja acompanhar, e também tem acesso a notícias das principais publicações de negócios do mundo, incluindo Reuters, Bloomberg, Wall Street Journal e outras.

3. Bloomberg
Nota: 4.2
Downloads: 5.000.000 – 10.000.000
Baixe: Android | iOS

bloomberg-app

 

A Bloomberg é um dos principais e mais completos portais de finanças e investimentos do mundo. Pelo aplicativo, é possível ter acesso a todo seu conteúdo na palma da mão. Índices das bolsas globais, ações, mercado futuro, títulos, commodities e moedas são indicadores que podem ser acompanhados e customizados para a região de seu interesse. As empresas também têm breves perfis disponíveis com seus principais resultados, investimentos e evolução. Um grande diferencial está nas notícias. O usuário que baixa o aplicativo tem acesso às principais notícias da Bloomberg, que cobre mercados e negócios do mundo todo, além de também poder assistir à TV Bloomberg, gratuitamente, com notícias, comentários e análises da equipe de especialistas do canal.

4. B3 Cotações / BM&FBovespa
Nota: 3.8
Downloads: 100.000 – 500.000
Baixe: Android | iOS

b3-app

 

Tratam-se dos aplicativos oficiais da B3, a nova empresa que surgiu a partir da fusão da BM&FBovespa e da Cetip. Por eles, é possível consultar, comparar e ver a evolução histórica das ações de todas as empresas listadas, derivativos e os principais índices da Bovespa, que, além do Ibovespa, incluem uma dezena de outros como os setoriais, os de governança, o SMLL (de small caps), o ISE (com as empresas mais sustentáveis) e outros. Também é possível montar seu portfólio (que é sincronizado entre as diferentes mídias) e criar uma lista de favoritos com os títulos e índices que quer acompanhar.