É natural que os profissionais da área de saúde tenham dificuldade em fidelizar seus paciente e mais difícil ainda é conseguir vender seus produtos e serviços.
Isso acontece, em parte, porque o mercado mudou e os clientes estão cada vez mais exigentes.
Hoje, não basta atender bem.
É preciso surpreendê-lo em todas as etapas do atendimento (do ambiente e do estacionamento à sala de espera).
E para encantar um cliente, é preciso ir além das suas expectativas.
Eis aqui algumas dicas para fechar mais atendimentos e cirurgias:
- Acesso
Prefira atender em um local com estacionamento e boas alternativas de transporte público - Recepção
A primeira impressão é a que fica. Cumprimente o cliente de forma adequada, com o entusiasmo e a simpatia que ele merece - Oferta
Investigue o quanto o cliente precisa dos seus serviços, mas tome cuidado para que ele não se sinta pressionado. Mostre quais serviços podem suprir suas necessidades e de que forma isto será feito - Proposta
Depois de entender as necessidades do cliente, explique como você irá resolver sua demanda. Quanto mais elaborada a proposta de solução, menor será o foco no preço - Na ponta da língua
O cliente tem várias preocupações. Esteja preparado para respondê-las e tirar todas as dúvidas - Decisão de compra
Mostre ao cliente que ele tem um problema e que você tem a solução. Se o cliente entender isso, as chances de fechar o negócio são enormes - Entrega
Esta é uma fase que gera ansiedade. Por isso, se comprometa com a qualidade da entrega - Pós-venda
Esta é a fase em que podemos mostrar ao cliente que ele fez a escolha certa. Mostre a ele que você está preparado para administrar problemas que porventura venham a aparecer - Relacionamento
Um dos grandes diferenciais no mudo dos negócios é o estabelecimento de um vínculo saudável entre o cliente e a empresa. Mantenha uma relação recíproca de confiança, transparência e credibilidade. Isso é muito importante para fidelizar o cliente e melhorar a sua reputação - Precificação
Determinar o custo dos serviços prestados (consulta, exames e procedimentos) é essencial para saber qual o preço de venda dos mesmos e, portanto, saber se o consultório está ou não dando lucro e quais convênios trazem retornos satisfatórios
Não importa o quão difícil seja a gestão do seu consultório. Seja persistente, inove e busque novos conhecimentos sempre.
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