Bom, pessoal, sabemos que a maior parte dos profissionais da área de saúde tem o desejo de abrir o negócio próprio. Mas antes de se lançar no mercado e montar um consultório ou clínica, é preciso avaliar se o investimento é viável e, o mais importante: rentável. Para isso, é fundamental elaborar um plano de negócio. Tomar como base colegas, professores, ou mesmo os pais, ou subestimar a importância desse planejamento quando o negócio já está em funcionamento, são grandes erros.
O plano de negócio é um documento que descreve os objetivos de um negócio e o caminho para alcançá-los. Por meio dele, é possível identificar os pontos fortes e fracos e corrigir falhas antes mesmo de elas ocorrerem. Ele também ajuda a definir se o melhor caminho é ampliar um mercado existente ou partir rumo ao novo e inexplorado.
Não é incomum, por exemplo, ocorrerem mudanças profundas no projeto ou até mesmo o abandono da ideia inicial durante essa reflexão. E é justamente aí que está o seu valor: é muito mais fácil mudar ou abandonar um negócio quando ele ainda está no papel.
Para ser assertivo nessa tarefa, o seu plano de negócio deve ajudá-lo a responder algumas questões. Eis, aqui, algumas delas. (Outras, claro, podem ser adicionadas à lista conforme a necessidade e a criatividade de cada profissional):
- O que é o meu negócio (missão)?
- Quais problemas dos clientes o meu negócio resolverá (valores)?
- De que forma o meu negócio resolverá estes problemas?
- Quais produtos pretendo oferecer?
- Que atributos (dos produtos já existentes) podem ser reduzidos?
- Que atributos (dos produtos já existentes) podem ser retirados?
- Que atributos (dos produtos já existentes) podem ser reforçados, melhorados ou ampliados?
- Que atributos (dos produtos já existentes) podem ser criados?
- Qual o tamanho do meu mercado (número de clientes potenciais)?
- Qual a fronteira do mercado no qual irei atuar?
- Qual o meu público alvo?
- Quem são meus principais concorrentes?
- Como os concorrentes conduzem seus negócios?
- Como me diferencio deles?
- Que oportunidades estou procurando?
- Quais são as ameaças para o sucesso do meu negócio?
- Qual é o meu time?
- Meu time é qualificado?
- Meu time é suficiente?
- Quais são as minhas estratégias de marketing e vendas?
- Qual é o valor inicial que terei que investir?
- Como financiarei o investimento inicial?
- Como financiarei os gastos?
- Qual minha estrutura de custos?
- Qual o custo médio ponderado do capital?
- Qual o limite de custos para atrair clientes?
- Qual a minha previsão de faturamento?
- Quais os fluxos de caixa esperados nos próximos cinco anos?
- Como avaliarei o desempenho do negócio?
- Com que periodicidade farei esta avaliação?
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Na hora de elaborar o plano de negócio, algumas recomendações devem ser seguidas:
- O modelo não deve ser seguido à risca, tal qual uma receita de bolo, mas deve ser flexível e adaptado às condições do mercado e às necessidades específicas de cada um
- Conforme o tamanho e a complexidade do consultório ou clínica, o plano de negócio pode exigir a ajuda de um especialista
- Se o seu plano de negócio será usado também para levantar recursos, buscar sócios, investidores ou mesmo parcerias, é aconselhável que você capriche na apresentação e lance mão de dados que justifiquem o seu projeto. Seja conservador em suas análises e, principalmente, em suas estimativas financeiras. Isso dará credibilidade ao seu plano
- Quanto melhor sua aparência e quanto mais claras as ideias, melhores serão os resultados. Além disso, procure fazê-lo bem feito e organizado. Assim, você irá tornar mais fácil sua utilização e sua consulta
- Por fim, não se assuste se, mesmo tendo pesquisado e planejado exaustivamente, você tiver que alterar parcialmente seu projeto depois de lançado o negócio. Isso é absolutamente normal.
Vocês devem ter percebido que elaborar um plano de negócios é uma tarefa demorada e exige tempo, empenho e paciência. Quanto mais extenso e abrangente for seu plano, maiores as chances de sucesso. Garanto que será recompensador!