A hora de agir corretamente

Independência financeira é algo de que muito se fala, mas muitas pessoas na verdade não sabem direito o que isso significa. O conceito é simples: ser independente financeiramente é ter um patrimônio que gere renda passiva suficiente para pagar as contas, sem depender do trabalho. Com isso, você ganha tempo para fazer o que quiser.

Soa como coisa de milionário, mas não se trata de uma ala VIP inatingível onde pessoas “normais” não conseguem entrar. Ter uma boa renda é só uma parte da história. O que faz a diferença é a organização e a disciplina com que cuidamos do dinheiro que ganhamos.

Ter o patrimônio em si e saber como geri-lo para que o mesmo se mantenha e cresça, é a última etapa do processo. O caminho começa bem antes e requer paciência, disciplina e persistência diante da pressão para permanecer na zona de conforto. O resultado é recompensado por uma vida financeira saudável, saúde, ganho de tempo e liberdade para fazer as próprias escolhas.

É este o pensamento que faz a Saúde + Ação existir. Nós queremos te ajudar na construção e no cuidado da sua independência financeira, mostrando e ensinando o passo a passo para você chegar lá em tempo hábil e de forma tranquila, saudável e sem privações. O cerne da nossa filosofia é como obter ganho e se proteger de perdas. Queremos, também, te acompanhar neste caminho, mostrando a você que a trajetória tem alguns passos definidos e não é nenhum bicho de sete cabeças. Conheça:

  1. Planejamento financeiro
    É o começo de tudo. Sem ele, não há riqueza que vire patrimônio. É se planejando que você deixa de se endividar, ajusta seus gastos aos seus ganhos e começa a conseguir uma sobra ao fim do mês para guardar. E não é preciso levar uma vida celibatária para isso. Na maior parte das vezes, nossos desperdícios estão em coisas inúteis ou em mera desorganização. Planejar-se é não se perder nisso. Dentro da filosofia da Saúde + Ação, a forma de ter um planejamento financeiro viável e sem privações é encontrar a forma mais barata de levar uma vida rica. O planejamento financeiro deve ser focado na redução da carga tributária como pessoa física, no uso correto do sistema bancário e do cartão de crédito e nas vantagens tributárias dos investimentos.
  2. Reserva de segurança
    O consenso é que todas as pessoas devem ter guardado o equivalente ao valor de seis e 12 meses de seus gastos pela possibilidade de eventos inesperados. E não, isso ainda não é seu patrimônio. É só um colchão de segurança. Ele serve para te deixar coberto para o caso de imprevistos – perder o emprego, doença, acidente, mudança de cidade…-, e é essencial, porque é o que vai impedir que você precise se endividar caso qualquer evento destes aconteça. Dentro da filosofia da Saúde + Ação, a reserva de segurança deve estar em produtos de renda fixa com alta liquidez, pois o dinheiro pode ser usado a qualquer momento.
  3. Blindagem patrimonial
    Tão importante quanto ter um patrimônio, ou mesmo antes de ter um patrimônio, é ter a certeza de que ele está protegido. Nós já fazemos isso quando adquirimos um seguro para a casa ou o automóvel, por exemplo. Partindo da premissa que você é o gerador de renda, é preciso também que você esteja protegido. Dentro da filosofia da Saúde + Ação, o seguro de vida resgatável é o produto ideal para esta finalidade. Ele permite que parte do valor pago ao longo dos anos seja resgatado em vida ao fim do seguro. Além disso, existem as coberturas opcionais que garantem remuneração no caso de sinistro. E você não espera quitar a casa antes para protege-la depois, certo? Com qualquer patrimônio é a mesma coisa; a segurança deve vir junto desde o primeiro dia.
  4. Construção e multiplicação do patrimônio
    Tendo passado pelas outras paradas, quando chegar aqui você terá uma situação confortável, tranquila e segura para, aí sim, explorar as diversas formas de investir, reinvestir e, claro, aproveitar aquilo tudo que você trabalhou tanto para ter. Feito desta forma, o investimento trará tranquilidade, pois ele estará alicerçado em um sólido tripé, imune as ocorrências inesperadas. O patrimônio poderá crescer continuamente, sem ser interrompido ou dilapidado, pronto para ser a fonte de renda.

Estas etapas formam o eixo do que entendemos ser a construção de um patrimônio e a busca pela independência financeira. Uma sozinha sem as outras, ou todas sem alguma, não faz sentido. O resultado será bambo e incompleto. São elas que pautam todo o nosso trabalho, na espinha dorsal de nossos cursos e todos os dias em nossos conteúdos, que você pode acompanhar em nosso blog. Temos certeza que vocês gostarão e desejamos muito sucesso e uma vida financeira saudável a todos!

Leave a Comment