Descubra se vale a pena investir em ações do setor elétrico

Todo investidor opta por investimentos mais seguros em momentos de crise econômica. Normalmente, os ativos mais procurados nesse cenário são o ouro e as ações do setor elétrico.

Essas aplicações são consideradas menos voláteis e mais resistentes aos cenários de crise. Por isso, neste post, vamos explicar porque vale a pena investir em ações desse setor.

Também daremos dicas de quais são as melhores opções das ações desse mercado na bolsa de valores. Confira!

Por que as ações do setor elétrico são um porto seguro para os investimentos?

Quando a situação econômica de um país, ou em escala global, não está muito favorável, os investidores têm por costume buscar aplicações que ofereçam mais segurança. Por isso, o ouro é bastante procurado.

A outra opção são as ações do setor elétrico, já que elas têm demonstrado grande força contra crises. Um bom exemplo foi durante a conjuntura econômica global de 2008, quando as ações das companhias desse setor apresentaram quase nenhuma oscilação — pagando bons dividendos aos seus acionistas.

Por isso, adquirir ações das companhias que atuam no ramo da eletricidade ainda é um ótimo negócio. Além disso, nosso país é uma nação que está se desenvolvendo, fazendo com que a energia elétrica seja cada vez mais usada e necessária.

Então, com mais investimento, as empresas têm mais clientes e aumentam seu lucro. Por essa razão, essas companhias apresentam crescimento, além de pagarem bons dividendos e aguentarem firme as crises.

Será que é possível que, em um determinado momento, as ações do setor elétrico parem de subir? Sim, pode ser que chegue a hora em que a rentabilidade dessas companhias fique estável dentro de muitos anos. Mas quando o Brasil atingir o patamar de desenvolvimento dos países de primeiro mundo, elas pagarão proventos ainda mais altos para seus acionistas.

A razão está no fato de inovações tecnológicas serem implantadas, fazendo com que a produção de energia seja ampliada e as despesas para produzi-la sejam diminuídas. Dessa forma, a margem de lucro fica maior, fazendo com que as ações sofram valorização na bolsa de valores.

[sc name=”Curso Internacional CTA no meio do post”]

Quais são as ações mais recomendadas desse setor?

Conheça, abaixo, algumas das ações que são consideradas boas opções de investimento no setor elétrico:

  • Taesa – TAEE11: essa empresa atua na transmissão de energia elétrica e é considerada uma das maiores do país, tendo remunerado seus acionistas com dividendos de 9% ao ano;
  • Engie – EGIE3: essa companhia trabalha com a geração de energia elétrica e possui ativos importantes de hidro energia. Os dividendos pagos por ela têm sido de 6% ao ano;
  • Coelce – COCE5: atuante no ramo de distribuição de energia elétrica, essa empresa é responsável por prestar o serviço no estado do Ceará. Seus dividendos têm girado em torno de 4% ao ano, mas como sua geração de caixa é forte, analistas acreditam que esse número tem tendência de alta;
  • AES Tietê – TIET11: essa empresa tem atuação no setor de geração de energia elétrica e paga cerca de 7% ao ano em dividendos aos seus acionistas. Por causa dos seus investimentos em projetos inovadores de geração, ela também apresenta tendência de alta.

Como vimos, as ações do setor elétrico são uma ótima opção de investimento para quem procura diversificar suas aplicações com ativos da bolsa de valores. Afinal, elas apresentam baixa volatilidade em cenários de crise econômica.

Para mais informações sobre educação financeira e investimentos, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada!

1 thought on “Descubra se vale a pena investir em ações do setor elétrico”

Leave a Comment