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Entenda o que é e como calcular o Market Share do seu negócio

Entenda o que é e como calcular o Market Share do seu negócio

Embora a finalidade de um consultório médico seja melhorar o padrão de vida das pessoas por meio de um atendimento de qualidade, ele ainda é um negócio e precisa gerar retornos financeiros. Por essa razão, é necessário que os seus donos saibam como calcular o Market Share.

Ao fazer uso desse indicador, os sócios do consultório se tornam capazes de mensurar o seu nível de relevância no mercado. O que os permite implementar estratégias para captar um número maior de pacientes, otimizando o seu resultado.

Leia o artigo e descubra o que é Market Share e entenda como usá-lo a favor do seu consultório!

Conceito de Market Share

O termo Market Share pode ser traduzido como fatia, quota ou porção de mercado. Basicamente, ele foi desenvolvido para que empresas sejam capazes de avaliar o quão bem-sucedidas são no mercado que estão inseridas.

Para auferir esse resultado, o indicador pode considerar fatores como:

Importância do indicador

O Market Share aplicado à realidade de um consultório, ou de uma clínica médica, abre espaço para que seus gestores verifiquem o volume de mercado ocupado pelo negócio. O que permite conferir se suas estratégias de gestão e de marketing geram os resultados que eram esperados.

Considerando esse fato, podemos dizer que o indicador é importante para os profissionais de saúde porque possibilita avaliar seu desempenho. Assim, eles podem identificar erros e oportunidades de atuação com mais facilidade.

Como calcular o Market Share

Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que o Market Share não deve ser analisado de forma isolada. Sem informações e medidas de comparação, não é possível saber se atender 5% dos pacientes em uma determinada região é bom ou ruim. Nesse contexto, para um consultório aberto recentemente e ainda pouco conhecido, esse número poderia ser bom.

Entretanto, para um consultório mais antigo na região, esse valor indicaria que algo está errado em sua operação ou que a competição na área é muito alta. Por esse motivo, os dados apurados por meio do Market Share sempre devem ser comparados com a realidade do consultório e da região onde ele está inserido.

Cálculo do indicador

Embora o Market Share possa ser usado para verificar 3 fatores diferentes, que apontam a participação do negócio no mercado, o cálculo é basicamente o mesmo e é feito com base na regra de 3. Acompanhe!

Percentual de clientes atendidos

Nesse cálculo, o médico deve comparar o número de pacientes atendidos em consultórios na região onde atua com o número de atendimentos em seu consultório médico. Essa comparação deve ser feita por meio da regra de 3, acompanhe!

Digamos que em uma região onde os consultórios atendam, em média, 500 pacientes por mês, o seu consultório atenda 100 pessoas.

  • 500 = 100%
  • 100 = X
  • 500.X = 100.100
  • 500X = 10.000
  • X = 10.000/500
  • X = 20%

Nesse caso, o Market Share será de 20%

Percentual de clientes em potencial

Esse cálculo considera o número de pacientes em potencial e, por meio da regra de 3, o relaciona com o número de pessoas atendidas pelo consultório, ou clínica, em questão.

Por exemplo, se em uma região existem 4000 clientes em potencial e o seu consultório atende 1000 pessoas, o cálculo será feito do seguinte modo.

  • 4000 = 100
  • 1000 = X
  • 4000.X = 1000.100
  • 4000X = 100.000
  • X = 100.000/4000
  • X = 25

Portanto, o Market Share será de 25%.

Faturamento do consultório

Por fim, esse cálculo considera o faturamento do consultório em relação aos valores apurados por seus concorrentes diretos. Assim como nos cálculos anteriores, a regra de 3 deve ser usada.

Digamos, por exemplo, que em uma região há 5 consultórios, contando com o seu, e que o faturamento médio desses consultórios é de R$1.000.000. Nesse contexto, o seu consultório fatura, em média, R$100.000.

  • 1.000.000 = 100%
  • 100.000 = X
  • 1.000.000.X = 100.000.100
  • 1.000.000X = 10.000.000
  • X = 10.000.000/1.000.000
  • X = 10

Nessa situação, o Market Share de seu consultório seria de 10% do mercado.

Por fim, se o valor apurado ao calcular o Market Share for considerado baixo para o consultório, o profissional de saúde deve identificar os fatores que causam esse resultado e tomar medidas para eliminá-los. Ele pode, por exemplo, tornar o seu atendimento mais personalizado ou investir mais em estratégias de divulgação.

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Alexandre Rosa

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Especialista em doenças da retina e vítreo pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará.

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