Como evitar os ladrões do tempo.

Vira e mexe, temos a sensação de que o dia não “rendeu” e de que não temos tempo para nada. Mas ao mesmo tempo, olhamos a nossa volta e percebemos que algumas pessoas conseguem ser mais produtivas.

Isso acontece porque alguns têm mais facilidade do que outros para estabelecer prioridades, calcular prazos e manter o foco. E esse controle do tempo é fundamental para que profissionais como os da área de saúde consigam conciliar a vida pessoal e a profissional, geralmente tomada por consultas, exames e cirurgias.

Para aqueles que querem ou precisam que o tempo renda ainda mais, ou seja, quase todos nós, muitas vezes temos que ter uma mudança significativa no nosso cotidiano.

Para começar, uma dica é fugir dos chamados “ladrões do tempo”. O cérebro faz de tudo para minimizar esforços e adiar as coisas. Isso fica claro quando nos deparamos com uma tarefa que seja
muito difícil, complicada, chata ou fácil demais, pois procuramos algo para se distrair: redes sociais, e-mails, internet e mensagens de celular, nossos grandes ladrões atuais, acabam tomando muito mais tempo do que imaginamos. Neste caso, estabelecer um horário e um tempo limite de acesso para eles é essencial.

As interrupções constantes são outro problema. Estudos indicam que levamos de 7 a 14 minutos para retomar a concentração quando mudamos de uma tarefa para outra. Se o profissional for interrompido 27 vezes em um dia, por exemplo, o que não é incomum, perderá 4h30 de trabalho.
Uma vez que esse tempo não está sendo usado para produzir, mas sim para “reaquecer” o cérebro, manter o foco é fundamental. Veja outras dicas:

  1. Aproveite a manhã
    Uma pesquisa feita pela universidade americana de Harvard mostra que o período da manhã é o mais produtivo. Use a melhor parte do seu dia para fazer as tarefas mais importantes.
  2. Controle o tempo de uso das redes sociais
    Só para reforçar: estabeleça horários para acessar emails, Whatsapp e redes sociais, como Facebook, Instagram e Linked In.
  3. Descanse
    Descansar é uma atitude saudável, já que o descanso tem um efeito calmante, melhora a circulação sanguínea, aumenta a concentração, potencializa visão e melhora o humor. No sinal de cansaço, lembre de descansar!
  4. Planeje seu dia
    Faça uma lista com as tarefas do dia seguinte e estabeleça o que é prioridade.
  5. Use aplicativos
    Use o seu smartphone também para gerir seu tempo, com o uso de apps como o Evernote (organizar e acompanhar a execução de tarefas) e o Wunderlist (ferramenta que permite delegar funções e acompanhar o andamento delas) que ajudam a organizar e controlar o seu dia-a- dia.

A gente sabe que não é nada fácil conseguir mudar o nosso cotidiano pois exige, antes de mais nada, força de vontade para querer transformar. Por isso, sempre daremos dicas e sugestões para você saber como gerir melhor o seu tempo.

Assim, você também consegue tempo para ler nossas dicas de como controlar melhor as suas finanças. Acompanhe o nosso blog.

[sc name=”Seja um parceiro”]

Leave a Comment