Cuidado! Investir em imóveis pode ser arriscado

Já falamos aqui sobre as três formas de investir em produtos imobiliários. Isso pode se dar pelo investimento em Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs), pela compra e venda de imóveis físicos e, por fim, pela compra e aluguel de imóveis. O problema é que investir em imóveis exige recursos e dedicação e mais do que isso, envolve riscos.

Quais os principais riscos ao investir em imóveis?

  1. Valorização
    Não é garantido que o imóvel comprado terá valorização. Isto vai depender de uma série de fatores, como a situação econômica global e regional e os projetos de infraestrutura para a região.
  2. Preço
    O preço dos imóveis não está imune a crises, sejam elas setoriais ou sistêmicas. Prova disso foi a bolha americana, em 2008, que afetou o preço dos imóveis no mundo, além, claro, da atual crise econômica brasileira, que fez cair cerca de 30% do preço dos imóveis.
  3. Futuro é incerto
    Investir em imóveis em cidades menores ou nos arredores de grandes cidades, com o objetivo de lucrar com base no potencial de desenvolvimento da região, pode não ser um bom investimento, uma vez que esse progresso pode não vir ou demorar a chegar.
  4. Liquidez
    A liquidez (facilidade de converter o imóvel em caixa, isto é, em dinheiro disponível para uso) costuma ser baixa. Se precisar vender o imóvel com urgência, o investidor pode ter dificuldade ou ter que baixar o preço.
  5. Fracionamento
    Se o investidor precisar de um valor equivalente a um terço do valor do imóvel, não poderá se desfazer de um terço dele para conseguir o montante. Nessas situações, os fundos imobiliários ganham vantagem.
  6. O imóvel pode ficar vazio
    No caso de imóvel alugado, se o inquilino precisar deixá-lo, pode ser que o proprietário tenha que arcar com os custos de manutenção, condomínio e com os impostos até que o imóvel seja alugado novamente.

Conheça 3 maneiras de investir em produtos imobiliários.

O que fazer para minimizar os riscos ao investir em imóveis?

Para minimizar estes riscos, é preciso tomar alguns cuidados com relação à escolha do imóvel. Em primeiro lugar, fique atento à sua localização. Imóveis localizados próximos a viadutos, favelas, rios poluídos, locais com muito barulho ou regiões com poucas árvores, podem dar retorno baixo ou mesmo prejuízo. Quanto melhor a qualidade de vida na região, melhor será a valorização do imóvel.

Informar-se sobre as perspectivas de crescimento e os projetos governamentais para a região também é importante. Em terceiro lugar, antes de começar a investir em imóveis, procurem estudar o mercado. Informe-se sobre crescimento habitacional, urbanização, financiamentos, preço médio de locação, custo com materiais e mão-de-obra. Faça uma pesquisa antecipada sobre a região em que pretende investir para não ter surpresas desagradáveis. Por último, embora seja de grande valia contar com a ajuda de um corretor para ajudar na tomada de decisões, é preciso tomar cuidado com quem o está orientando, pois nem sempre o interesse deste profissional estará alinhado aos seus interesses.

Quer saber mais sobre como e onde investir seu dinheiro? Acompanhe o nosso blog.

1 thought on “Cuidado! Investir em imóveis pode ser arriscado”

  1. Todo tipo de investimento tem algum nível de risco, caso contrário não haveria retorno. Conhecer os riscos é fundamental para sabermos o que esperar do investimento em imóveis e como nos defender deles.

    Reply

Leave a Comment