Blog
  • Home
  • Blog
  • A importância de ter propósito e metas

A importância de ter propósito e metas

A importância de ter propósito e metas

“Se você não é capaz de descrever o que você faz com um processo, você não sabe o que está fazendo”. Essa frase, do palestrante e consultor norte-americano William Edwards Deming, nos leva a uma reflexão. Afinal, sabemos o que estamos fazendo e aonde queremos chegar?
Muitas pessoas passam a vida encarando o trabalho como uma busca interminável, e deixam de lado uma coisa importantíssima: o propósito. É o que chamamos de “corrida dos ratos”. O termo, popularizado com o livro “Pai Pobre, Pai Rico”, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, faz uma analogia entre ratos de laboratório, que fazem um exercício sem fim tentando escapar de uma roda, e pessoas que correm aleatoriamente, sem atingir nenhum objetivo.
Sem uma meta definida gastamos tempo, energia e recebemos, em troca, pouca recompensa. Se você quer fazer uma boa gestão do seu tempo, que tal começar pensando na forma como ele é gasto?
Outra dica é anotar os seus objetivos. Isso mesmo. Parece uma coisa boba, mas colocar nossas metas em um papel faz toda a diferença. E não esqueça de deixar esse papel em um lugar visível, para que você sempre lembre deles!
Um estudo da Universidade de Toronto, na Califórnia, mostra que escrever nossos objetivos nos ajuda a alcançá-los. A instituição avaliou dois grupos de estudantes. Os pedidos, em geral, eram terminar a faculdade e tirar boas notas. Ao final de dois anos, aqueles que escreveram suas metas foram os que tiveram o melhor desempenho. E você, qual seu propósito? Já listou os seus objetivos?

Como definir metas?

Uma pessoa sem metas é como um barco sem bússola. Por isso, é importante tê-las para ser bem sucedido. Elas dão uma direção do caminho que você quer seguir. Para colocar as metas em prática, você pode usar uma metodologia que funciona muito bem: SMART. São 5 iniciais de palavras em inglês, que ao traduzirmos seriam:
Especifica: Quanto mais detalhes, melhor
Mensurável: Qual o resultado a ser alcançado ou planejado ao atingir?
Atingível: Possível de ser atingida
Relevante: Impactante na sua vida
Temporizável: Metas sem prazo, não tem data para serem concluídas

smart

E como descobrir o seu propósito?

O propósito é o combustível diário que você precisa para atingir suas metas. Não existe uma fórmula de como encontrá-lo. É uma questão muito pessoal e subjetiva, com a qual cada um tem seu próprio jeito de lidar e conseguir enxergá-lo.
Às vezes o propósito pode ser encontrado por eliminação: após nos envolvermos em uma série de atividades, em algum momento a gente o descobre. Ou às vezes já temos a certeza desde muito cedo, entendendo apenas como ativá-lo no decorrer da vida. Ou pode até surgir por inspiração de alguém que você admira.

Mas o propósito não é descoberto sem que façamos, em algum momento de nossa trajetória, algumas perguntas a nós mesmos, que teremos que responder: qual é o sentido de viver para trabalhar? Por que dedicar pelo menos um terço da sua vida a um trabalho sem entender o seu sentido? E a pior: você é feliz com o que você faz?

“O meu propósito é o dinheiro”. Porém, qual o propósito de ir em busca dele? Viagens? Educação de qualidade? Casa própria? E por que tudo isso, sem ter um sentido de acordar e repetir tudo de novo todos os dias?
Encontrar respostas para perguntas tão incômodas podem te ajudar a ter muito mais clareza, tanto na sua vida como no seu trabalho cotidiano.

Quando seu propósito e suas metas são bem definidas, é muito provável que os do seu consultório ou os da sua empresa também sejam. Assim, fica muito mais fácil promover uma oferta de valor, além de transmitir confiança no que se é proposto, pois você acorda todos os dias com a vontade de fazer acontecer. Assim, a prosperidade financeira será mera consequência dos valores que você acredita.
Assim, a vida fica mais leve, e os desafios que ela impõe, mais fáceis de serem superados.

Boa sorte ao identificar seu propósito! Pois o nosso é cuidar da saúde financeira de quem cuida da saúde de todos. Por isso, não deixe de ler nossas dicas de como controlar melhor as finanças.

Posts relacionados

Tags:,

Trackback do seu site.

Comentários (2)

  • Avatar

    Dread

    |

    Adorei este site! Continuarei seguindo vocês!!!

    Reply

    • Avatar

      Alexandre Rosa

      |

      Olá Dread. Primeiramente obrigado pelos seus comentários. Conte conosco. Acesse também nosso canal no youtube: Saúde mais ação. Deixe seus comentários e sugestões que responderemos com vídeos. Abs. Dr. Francinaldo CEO da Saúde mais Ação.

      Reply

Deixe um comentário

Um conjunto de ferramentas para ajudá-lo a enriquecer com saúde

Feito por médicos, para médicos