Você conhece a história do fundador do Saúde + Ação?

Francinaldo Gomes é neurocirurgião e vive em Belém do Pará, mas quando era menino em Abaetetuba, cidade ribeirinha do interior do Pará onde nasceu, pouca gente acreditava que ele chegaria lá. “Ninguém na minha família tinha estudado, por isso achavam que a ideia era inatingível e que eu precisava trabalhar, não estudar”, contou o médico em entrevista para o portal Infomoney.

A reportagem foi publicada pelo site em março deste ano e se tornou a postagem mais curtida na nossa página do Facebook nos últimos seis meses – e olha que ela é novinha; o perfil da Saúde + Mais Ação no Facebook ainda vai completar um ano de vida, em agosto deste ano.

Desde a adolescência, Francinaldo dizia aos parentes que queria ser neurocirurgião – era órfão de mãe e desde os oito anos trabalhava como vendedor de salgados, doces e pipoca nas feiras de Abaetetuba. O dinheiro era curto, mas com 17 anos mudou-se para a capital Belém, conseguiu uma bolsa parcial para completar o ensino médio em uma escola particular e ficou morando na casa de um tio, a quem retribuía ajudando na venda de caldo de cana das 4 à 8h da manhã. Das 8 às 12h Francinaldo vendia sacolé na feira do açaí em Belém para conseguir dinheiro e poder pagar o remanescente das mensalidades do colégio, já que a bolsa era parcial. À tarde, frequentava as aulas.

O esforço rendeu uma vaga em 1993 – em primeiro lugar! – no curso de medicina da Universidade Federal do Pará. Daí a terminar de realizar seu sonho não foi fácil, mas com o auxílio de uma bolsa de iniciação científica e também de ganhos vindos da tradução de textos e de plantões supervisionados, Francinaldo conseguir formar-se médico em 1998. O problema? Mesmo depois de começar a trabalhar e ganhar um pouco mais de dinheiro, Francinaldo estava sempre endividado, chegando a ficar dinheiro para as compras de supermercado. Foi por isso que começou a se interessar por finanças. De começar a entender como funcionam as primeiras aplicações foi se familiarizando com o assunto, fez um MBA na área e se tornou referência na gestão de finanças aplicada para médicos e consultórios.

É autor de dois livros sobre o assunto – “Bolsa de Valores para Médicos” e “Finanças no consultório: Como maximizar os resultados”, escritor da coluna Investimentos das revistas DOC e SBN Hoje e membro da comissão de Qualificação e Apoio à Gestão Empresarial da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, além de ter criado, juntamente com o Dr. Romeu Fadul Jr. a Saúde + Ação Educação e Planejamento Financeiro onde reúne cursos, eventos e notícias de investimentos e gestão. Posteriormente, após a entrada do Dr. Alexandre Rosa, a Saúde + Ação tornou-se referência em produtividade pessoal e consultório paperless.

Veja a reportagem completa sobre Francinaldo na Infomoney aqui.

Gostou? Acompanhe esta e outras notícias no nosso blog: www.saudemaisacao.com.br/blog

Leave a Comment