Como fazer o dinheiro trabalhar por você, como um workaholic

Investir é multiplicar a riqueza por meio de juros compostos, ou seja, juros sobre juros. Portanto, para ter sucesso nessa empreitada, precisamos de três coisas: recursos, juros compostos e tempo. Esses são os ingredientes para enriquecer.

Antes de falar melhor da mágica dos juros compostos, é preciso mostrar o significado do ganho real de um investimento. Ele representa o acréscimo ao seu patrimônio. Para calcular o ganho real, é preciso saber o ganho bruto e descontar todos os custos, como inflação, taxa de administração (quando houver), e outros tributos.

Exemplo: um investimento oferece um ganho bruto de 15% ao ano. Com uma inflação de 8,75% ao ano e IR de 15% sobre o lucro, o ganho real será de 5%. Isso porque, do ganho bruto, terão que ser descontados 15% de IR (o equivalente a 2,25%) e 8,75% da inflação (já que o poder de compra, após um ano, será 8,75% menor), totalizando 11%. O ganho real é o que realmente representa o ganho do investidor, uma vez que o restante será usado para cobrir gastos ou mesmo os efeitos da inflação.

A multiplicação da riqueza

Vamos supor que uma pessoa invista 50 mil reais e deixe o dinheiro rendendo, por 20 anos, com juros de 10% ao ano.

  • A juros simples, a riqueza acumulada seria de 150 mil reais. Isso porque os juros simples atuam apenas sobre o valor investido e não sobre o ganho obtido. Neste caso, o montante final triplicaria neste período.
  • A juros compostos, a riqueza acumulada seria calculada em juros sobre juros mensais, totalizando ao término dos 20 anos 350 mil reais. Ou seja, o valor investido seria multiplicado em sete vezes no mesmo período.

Agora, se nesse mesmo cenário de juros compostos, fossem acrescidos aportes mensais de 3 mil reais, ao final de 20 anos, o patrimônio acumulado seria de aproximadamente 2,6 milhões.

Deste patrimônio, 770 mil reais teriam vindo de aportes e, o restante (cerca de 1,8 milhão), dos juros compostos. Uma turbinada e tanto, não?

Leia outros artigos que te ajudarão a fazer o seu dinheiro trabalhar para ti:
– Aprenda como investir dinheiro no exterior agora mesmo!
– 3 formas de pagar menos impostos

Dr. Francinaldo Gomes

Francinaldo Gomes é médico neurocirurgião e especialista em investimento e finanças pessoais.

 

Leave a Comment