Blog
  • Blog
  • Descubra 5 dicas para economizar no consultório

Descubra 5 dicas para economizar no consultório

Descubra 5 dicas para economizar no consultório

Aumentar o fluxo de pacientes na clínica é importante para o sucesso do negócio, assim como reduzir os custos no consultório a fim de controlar as finanças. Simples hábitos como imprimir papéis, manter o estoque desorganizado ou não economizar energia elétrica são práticas que podem comprometer o orçamento pouco a pouco.

Isso mostra que avaliar os desperdícios e encontrar métodos para reduzir as despesas é indispensável para manter a saúde financeira da empresa. E para te ajudar com esse assunto, selecionamos 5 dicas para aprender a economizar no consultório.

Quer descobrir quais são? Então confira cada uma delas e comece a reduzir custos e melhorar o seu planejamento financeiro!

1. Conheça os gastos do consultório

Para economizar no consultório é importante saber quais são as entradas e saídas do seu fluxo de caixa. Por meio desse gesto você pode identificar as principais despesas, se os pagamentos estão sendo realizados ou recebidos com atrasos, assim como pensar em estratégias para eliminar custos desnecessários, propondo melhorias na área financeira.

2. Verifique o estoque com frequência

Um estoque desorganizado pode oferecer muitos gastos quando não é monitorado corretamente. Para reverter essa situação é necessário analisar quais são os equipamentos mais utilizados e aqueles que estão armazenados sem uso.

Dessa forma, você evita compras desnecessárias e até mesmo pode realizar negociações com seus fornecedores para reduzir valores, de acordo com o número de pedidos realizados. Outra dica é analisar a data de validade dos produtos como remédios, descartáveis, entre outros equipamentos médicos.

3. Use um software de gestão

Você sabia que a tecnologia é uma aliada importante para quem deseja economizar no consultório? Além de reduzir o tempo gasto com processos manuais, como agendamento de consultas, pedido de fornecedores, entre outras questões, você pode realizar lançamento de entradas e saídas e obter maior controle no fluxo do caixa.

A economia com papel e telefone também são outros fatores que são eliminados quando a clínica tem um software de gerenciamento.

Seja um parceiro

4.Controle os gastos com energia elétrica

As lâmpadas são grandes vilãs no combate ao desperdício de energia elétrica. Embora sejam fundamentais para a qualidade dos serviços oferecidos, optar por lâmpadas de LED e substituir aparelhos que exigem menor gasto de energia e possuem durabilidade maior são os primeiros passos para economizar dinheiro no final do mês em seu consultório.

5. Fique de olho na tributação

Os impostos são pagamentos obrigatórios para qualquer negócio. No entanto, saber escolher o sistema tributário é primordial para não pagar taxas maiores sem necessidade.

Na dúvida, procure sempre o seu contador financeiro e verifique se os tributos pagos estão compatíveis ao regime, de acordo com o faturamento, custos e previsão de lucro do seu negócio.

Como mostramos neste artigo, existem várias formas de economizar no consultório, basta seguir as práticas certas e se comprometer com a redução de custos, mobilizando toda a equipe. Anotou todas as nossas dicas? Então leia agora o nosso próximo artigo sobre o que são ações que pagam dividendos e descubra mais a respeito desse assunto!

Deixe um comentário

Um conjunto de ferramentas para ajudá-lo a enriquecer com saúde

Feito por médicos para médicos