Editorial

Editorial

Qual a melhor hora para investir?

Qual é a melhor hora para investir? Com o propósito de multiplicar riqueza, não importa a profissão, os objetivos, o montante que se ganha ou mesmo se você é patrão ou empregado. Investir significa multiplicar o patrimônio para melhorar o bem-estar, a qualidade de vida, realizar seus sonhos, proporcionar tranquilidade e, claro, dar uma boa qualidade de vida a seus entes queridos.

Continue lendo →
Pessoa usando a calculadora | 04

A carga tributária brasileira é uma das maiores do planeta. De acordo com uma estimativa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), este ano a população trabalhou até 1 de junho (ou seja, 153 dias), só para pagar tributos. Apesar disso, o brasileiro tem um dos menores retornos sobre o que paga. Portanto, para um planejamento financeiro adequado, é preciso ter um bom planejamento tributário. Ele consiste no uso de medidas lícitas que reduzem a carga tributária para pessoa física. Confira as três principais formas de se fazer isso:

Continue lendo →
10 termos que você precisa aprender sobre finanças do consultório

Grande parte dos profissionais de saúde deixa a gestão financeira de seus consultórios a cargo do contador, do administrador e, em alguns casos, da própria secretária. Claro que estes colaboradores são essenciais para o bom andamento das finanças, mas é o dono do negócio quem deve estar à frente das decisões financeiras do seu consultório. E, para isso, é interessante que ele se familiarize com o vocabulário usado nas áreas de finanças, gestão e contabilidade. Eis, aqui, os principais termos:

Continue lendo →
Pessoas vendo o resultado | 09

Um dos principais erros administrativos de um consultório é não saber calcular corretamente o custo da consulta. Sem conhecer o custo real de uma consulta não há como saber se o consultório está dando lucro ou prejuízo; não há como saber quais convênios vale a pana ou não manter e, mesmo, quais pacientes são mais lucrativos pro consultório, os particulares ou os de convênio. Para estabelecê-lo, é preciso conhecer o perfil do consultório, a receita, os custos, além de saber o tempo médio gasto com cada paciente. A primeira etapa, portanto, consiste em determinar o custo fixo por minuto, o custo fixo geral e o custo variável por consulta e, finalmente, o custo real.

Continue lendo →
Resultados em forma de gráfico

Tão importante quanto cuidar das finanças pessoais, é cuidar da saúde financeira do consultório. E por uma razão muito simples: é de lá que vem renda. Houve uma época em que o profissional da saúde preocupava-se apenas em exercer a sua função da melhor forma possível para ter sucesso profissional. Só que a concorrência aumentou e os lucros diminuíram. Surgiram as operadoras de saúde, o paciente particular praticamente desapareceu e o consumidor passou a ter seus direitos regulamentados.

Continue lendo →
Pai com seus filhos | 02

A proteção de patrimônio, como o próprio nome diz, significa assegurar os bens ainda em construção ou mesmo já construídos para o caso de uma situação inesperada. Nós, brasileiros, estamos acostumados a contratar seguro para o carro e seguro saúde, mas poucos se lembram de garantir o seguro do patrimônio. São os chamados seguros de vida resgatáveis.

Continue lendo →

Um conjunto de ferramentas para ajudá-lo a enriquecer com saúde

Feito por médicos, para médicos