Faça as coisas acontecerem!

Você sabe o que é GTD? A sigla para Getting Things Done diz respeito a um método de gerenciamento do tempo que dá nome ao livro do guru em produtividade David Allen.

No Brasil, a obra, que já foi traduzida para 28 idiomas, foi lançada em 2001 com o título “Produtividade Pessoal – A arte da produtividade sem stress” e, em 2005, relançada com o título “A Arte de Fazer Acontecer – Uma Fórmula Anti-stress para Estabelecer Prioridades e Entregar Soluções no Prazo”.

O método se baseia na ideia de que para deixar a nossa mente livre para nos concentrarmos na execução das tarefas, precisamos registrar todas elas em algum lugar. “Your mind is for having ideas not for holding them” (“Sua mente serve para ter ideias, não para armazená-las”) é o mantra de Allen.

Confira, a seguir, os cinco passos para não deixar com que o caos tome conta de você:

  1. CAPTURE
    Use um bloco de anotações, um gravador de voz ou um aplicativo para registrar tudo o que exige sua atenção. Sejas elas coisas grandes, pequenas, profissionais ou pessoais. Toda sua lista de afazeres (“to do'”) em execução ou que precisam ser feitos devem ser anotados.
  2. PROCESSE
    Pegue tudo o que você capturou e pergunte: isso é mesmo necessário? Se não for, jogue no lixo ou guarde como referência para o futuro. Se sim, decida qual será a próxima ação. Se a tarefa exigir até dois minutos para ser executada, faça-a imediatamente. Caso contrário, delegue se você puder ou coloque em uma lista de afazeres
  3. ORGANIZE
    Coloque lembretes nas listas certas. Por exemplo: crie listas por categoria, como ligações para fazer, e-mails para enviar, trabalhos para entregar… e por aí vai
  4. REFLITA
    Olhe para as suas listas com frequência para verificar a próxima coisa a ser feita. Faça uma revisão semanal para enxugar essa lista, atualize-a e clareie sua mente.
  5. EMPENHE-SE
    Adote um sistema que permita com você execute as tarefas de forma mais apropriada e confiante

Allen também dá algumas dicas para lidar melhor com o estresse. São elas:

  • Entenda primeiro que você na verdade está em estresse
  • Determine o que o está causando
  • Avalie o que você gostaria de ter nessa situação. Qual o resultado desejado? Como você gostaria de se sentir?
  • Decida se há alguma ação que possa ser tomada para ter algum progresso
  • Concentre-se em algumas atividades capazes de melhorar essa situação

Gostamos do GTD porque ele é um sistema que ajuda os indivíduos e as empresas a trazer ordem em meio ao caos. Ele permite melhorar a performance e a capacidade de inovação. E, sobretudo, aliviar a sensação de sobrecarga, trazendo foco, clareza e confiança para o dia a dia.

Para conhecer melhor o método, acompanhe o site http://gettingthingsdone.com. Além de conteúdos bacanas, com dicas para aplicar no dia a dia, você pode testar seus pontos fortes e oportunidades de melhoria nesse link aqui: http://gettingthingsdone.com/gtd-q/. Não bloqueie sua mente! Libere-a para a execução e a criatividade!

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