Ao contrário do que possa parecer, para avaliar corretamente uma empresa, não é preciso ser um expert em matemática ou em contabilidade, apenas as ferramentas de análise corretas. Se fosse necessário ser expert, os contadores e matemáticos seriam os profissionais mais ricos do mercado. Por sorte existem alguns critérios simples que permitem, a qualquer investidor, saber se uma empresa é ou não adequada para ser sócio.
Leia mais sobre Investir em ações:
–Investimento inicial: 7 melhores dicas para você começar
–Investimentos de longo prazo: guia prático para garantir um futuro mais tranquilo
As ferramentas de análise
As ferramentas de análise são as demonstrações financeiras publicadas semestralmente ou anualmente pelas empresas, seguindo normas técnicas pré-estabelecidas. Elas podem ser acessadas no site das empresas, no site da BM&F Bovespa ou mesmo em sites de finanças. Em geral, as informações são compiladas para facilitar a visualização e a análise. No entanto, é importante saber a origem dos dados e também o significado deles para tomar a melhor decisão. São três as demonstrações financeiras que devem constar nos relatórios:
- Balanço patrimonial (BP)
Representa uma espécie de fotografia do patrimônio da empresa em um período de tempo (normalmente um ano). O BP informa quanto a empresa tem de ativo, quanto tem de passivo e qual o patrimônio líquido, ou seja, quanto ela vale.- O significado dos ativos
Ativo circulante: os valores a serem recebidos em até 12 meses
Ativo não circulante: os valores a serem recebidos em mais de 12 meses
Ativo imobilizado: a estrutura física e o maquinário necessário para as atividades operacionais
Ativo intangível: marca, patente, capacidade de inovação, investimentos em
pesquisa e desenvolvimento, modelo de negócios. Ou seja, ativos que não são palpáveis, mas que agregam valor à empresa - O significado dos passivos
Passivo circulante: dívidas a serem pagas em até 12 meses
Passivo não circulante: dívidas a serem pagas em mais de 12 meses
- O significado dos ativos
- Demonstração do Resultado no Exercício (DRE)
A DRE mostra a capacidade que a empresa tem de gerar receita a partir dos serviços prestados ou dos produtos vendidos e o quanto gastou para prestar os serviços, incluindo tributos. Por fim, ela mostra se o resultado foi positivo ou negativo. Da mesma forma que o BP, a DRE deve conter sempre os dados do ano anterior para fins de comparação. - Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)
Partindo do lucro líquido, mostra a movimentação do dinheiro dentro do caixa da empresa, ou seja, a quantia em dinheiro que sobra após serem pagas todas as contas.
Como acessar ferramentas de análise para investimentos?
As ferramentas de análise para investimentos podem ser acessadas no site das empresas, no site da BM&F Bovespa ou mesmo em sites de finanças. Em geral, as informações são compiladas para facilitar a visualização e a análise.
Leia mais sobre Investir em ações:
–Investimento inicial: 7 melhores dicas para você começar
–Investimentos de longo prazo: guia prático para garantir um futuro mais tranquilo
Quer saber mais sobre o mercado de ações e sobre como conquistar a tão sonhada independência financeira? Acompanhe o nosso blog: https://saudemaisacao.com.br/blog .