Blog
  • Blog
  • Gestão do tempo para médicos: 4 dicas para colocar em prática na sua rotina

Gestão do tempo para médicos: 4 dicas para colocar em prática na sua rotina

Gestão do tempo para médicos: 4 dicas para colocar em prática na sua rotina

Não é novidade que, via de regra, a vida de um médico costuma ser agitada. Afinal, o profissional lida diretamente com a saúde das pessoas, o que exige um nível de comprometimento que costuma ir muito além do exigido de profissionais de outras áreas. Além disso, grande parte dos médicos possui cerca de 3 a 4 empregos, o que lhes consome muito tempo. Apesar desse fato, o profissional precisa ser capaz de descansar e de se dedicar a outras tarefas importantes. Nesse contexto, a gestão do tempo é indispensável.

Por meio dela, o médico é capaz de cuidar de todas as tarefas relacionadas à sua profissão e ainda reservar momentos para cuidar da saúde e para interagir com seus familiares e amigos, o que tende a se refletir positivamente em sua qualidade de vida.

Como realizar essa gestão de tempo de uma maneira eficiente? Leia o artigo e descubra 4 dicas para ser bem-sucedido nessa tarefa!

Benefícios da gestão de tempo

O melhor jeito de aprender a respeito de um determinado assunto é entender seus benefícios. Isso ocorre porque, ao ver utilidade em um tema, dar a ele atenção passa a ser uma atividade mais intuitiva. Por esse motivo, antes de aprender como implementar a gestão de tempo, vamos nos aprofundar um pouco em alguns de seus benefícios. Continue a leitura!

Aumento de produtividade

Uma vez que o médico consegue usar seu tempo de maneira mais eficiente, eliminando atrasos e ações desnecessárias, ele é capaz de se dedicar ainda mais a atividades profissionais. Isso tanto para praticá-las quanto para estudá-las, melhorando seu desempenho e, por consequência, sua produtividade.

Ao se tornar mais produtivo, o médico passa a contar com um fluxo maior de recursos, o que permite dar melhores condições de vida para sua família, realizar investimentos e construir um patrimônio estável, garantindo o seu futuro e o de seus entes queridos. Por esse motivo, podemos dizer que o aumento de produtividade, auferido pela gestão de tempo, é um benefício que impacta a vida do profissional em diversas áreas.

Atendimento de qualidade

Ao lidar com o tempo de um modo mais eficiente, o médico ainda é capaz de dedicar mais tempo e atenção para seus pacientes, prestando um atendimento ainda mais humano e completo. É válido ressaltar que pessoas gostam de ser bem atendidas, principalmente por médicos, pois isso passa para elas uma sensação maior de segurança, o que eleva a credibilidade do profissional e fideliza o paciente. Com isso, o médico poderá construir uma boa reputação e aumentar as chances de ter sucesso na sua carreira.

Menos desgaste

Por fim, a gestão de tempo abre espaço para que, mesmo com sua agenda cheia, o profissional tenha horários determinados para descansar. Esse cuidado é fundamental, pois, caso o profissional fique desgastado, sua precisão tende a diminuir, o que, em casos mais graves, pode afetar até mesmo os seus diagnósticos. Além disso, se o profissional não tiver o descanso adequado, sua própria saúde pode ser prejudicada, um problema capaz de afastá-lo por períodos ainda mais longos de seu trabalho.

4 dicas para colocar a gestão de tempo em prática

Agora que você conhece alguns dos principais benefícios da gestão de tempo, é hora de aprender como implementá-la. Continue a leitura e descubra como organizar seus horários de um modo mais inteligente!

1. Faça um mapeamento de sua rotina

O primeiro passo que uma pessoa interessada em organizar seus horários deve dar é realizar um mapeamento de todos os seus compromissos fixos. Esse cuidado é fundamental, pois permite ao profissional entender, de um modo mais claro, como tem utilizado seu tempo.

Para que esse mapeamento seja de fato eficiente, ele precisa conter as tarefas executadas com frequência pelo profissional, acrescidas de informações que indiquem a quantidade de vezes que elas são realizadas na semana, o tempo necessário para realizá-las e o seu nível de complexidade.

2. Organize sua agenda de modo eficiente

Já com o mapeamento completo de sua rotina em mãos, o profissional é capaz de organizar sua agenda de um modo otimizado. Assim, garante tempo bastante para atender seus pacientes de forma adequada, sem pressa ou atraso.

É importante considerar, porém, que muitas vezes o médico pode se encontrar em uma situação em que precisa prestar um atendimento de emergência, que não estava registrado em sua agenda. Em um evento como esse, é fundamental que ele conte com o suporte de uma pessoa para informar os pacientes agendados a respeito da emergência e remarcar suas consultas.

3. Preze pela pontualidade

Outro ponto fundamental para um profissional que deseja implementar a gestão de tempo é prezar pela pontualidade. É válido ressaltar que o médico não deve cuidar apenas de sua pontualidade, mas também de seus pacientes. Afinal, quando uma pessoa falta a consulta ou chega atrasada, ela acaba tomando um tempo que poderia ser usado por outro paciente.

Mais uma vez, para que essa tarefa seja realizada, é interessante que o médico conte com o suporte de uma pessoa que entre em contato com os pacientes para confiar tanto sua presença quanto o horário da consulta.

4. Separe um tempo para vida pessoal

Por fim, ao organizar sua agenda, o profissional precisa estabelecer dias e horários para o seu lazer. Embora, à primeira vista, essa atitude aparente reduzir o tempo gasto com consultas, o que poderia se refletir negativamente nos rendimentos do médico, é necessário considerar que é justamente nos momentos de lazer que o profissional recupera suas forças.

Ao estabelecer na agenda datas específicas para descansar, o profissional é capaz de manter o seu ritmo de trabalho sem perder sua qualidade de vida, o que apenas melhora suas condições e o torna mais atento ao seu trabalho.

Tecnologia a favor do uso eficiente do tempo

O avanço da tecnologia viabilizou uma série de ferramentas capazes de tornar as atividades de um médico mais simples. Dentre essas atividades, podemos citar a gestão de tempo. Por meio de softwares específicos, por exemplo, o profissional é capaz de organizar sua agenda de um modo intuitivo em curtos períodos.

Além disso, tecnologias, como os aplicativos de mensagens, permitem que sua equipe de recepção tenha um contato mais direto com o paciente, o que torna atividades, como a marcação e a confirmação de consultas, muito mais simples.

Ao organizar seu tempo de uma maneira mais inteligente, o médico é capaz de se tornar mais produtivo e ainda elevar sua qualidade de vida, definindo momentos para o seu lazer e descanso. É válido ressaltar, porém, que a gestão do tempo também permite que o profissional dê mais atenção às suas fianças, organizando-as e realizando investimentos, por exemplo.

Agora que você sabe como realizar a gestão de tempo, gostaria de organizar melhor a sua vida financeira? Acesse nosso site e conheça as soluções da Saúde + Ação!

Guia prático para garantir um futuro mais tranquilo
Avatar

Alexandre Rosa

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Especialista em doenças da retina e vítreo pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará.

Deixe um comentário

 

Um conjunto de ferramentas para ajudá-lo a enriquecer com saúde

Feito por médicos para médicos