Blog
  • Blog
  • Entenda como a instabilidade política pode afeta os investimentos

Entenda como a instabilidade política pode afeta os investimentos

Entenda como a instabilidade política pode afeta os investimentos

Existem vários fatores que afetam os investimentos no Brasil e no mundo todo, sendo a instabilidade política o principal deles. E não é somente no período de eleições que o mercado de ações sente as mudanças no bolso, pelo contrário.

A desvalorização da moeda, o aumento de taxas e momentos de crise acontecem em diversas situações que incluem decisões do governo no país e no exterior. Para o investidor, algumas mudanças podem comprometer os rendimentos. Para os profissionais de mercado, ficar atento às movimentações políticas ajuda a antever riscos e entender as próximas oscilações do mercado financeiro.

Entretanto, para as pessoas comuns, que não podem ficar o tempo todo ligados nos acontecimentos, existem investimentos seguros que ajudam a driblar a instabilidade política. Para isto, selecionamos algumas respostas que podem ajudar você a encontrar a solução para manter os lucros a salvo! Confira!

Diversifique a carteira de investimentos

Optar pela alternância de ativos é uma excelente estratégia para quem está investindo no mercado de ações, em qualquer situação. No entanto, quando o cenário político não está bem, torna-se obrigatória essa decisão.

A diversificação ajuda a minimizar os riscos e obter retorno nas aplicações. É indicado não concentrar todo o investimento em apenas uma categoria. Utilize a regra dos 100 para alocar corretamente seus recursos em ativos de renda fixa e renda variável.

Além de inteligente, esse método ajuda a lidar com as oscilações políticas. Então, analise os investimentos mais compatíveis ao seu perfil, como LC, Fundos de Renda Fixa, CDB, LCA ou LCI, Fundos DI, entre outras opções que podem trazer vantagens mesmo em momentos de crise.

Prepare adequadamente o terreno antes de investir

Antes de investir é preciso ter um planejamento financeiro (e também um planejamento tributário) para fazer sobrar dinheiro todos os meses. Em seguida, é preciso ter uma reserva de emergência para as situações inesperadas como doenças, atrasos no pagamento, mudança de cidade, ajuda a um ente querido; por fim é preciso proteger financeiramente seu patrimônio por meio de seguros tais como o seguro de vida resgatável, a diária de incapacidade temporária e o seguro de responsabilidade civil dentre outros.

Fazendo desta forma, a sua carteira de investimentos estará protegida em situações de instabilidade político-econômicas.

Seja um parceiro

Faça um gerenciamento de riscos eficiente

A gestão de riscos é uma habilidade que precisa ser ativada, principalmente, em momentos de instabilidade política. A diversificação, por si só, já é uma forma de gerenciar risco.

Outra forma inclui o controle emocional em momentos de instabilidade. O controle emocional é importante pois evitará que você tome decisões importantes com base na emoção, o que pode levar você a tomar dNo geral, todo investimento oferece algum tipo de risco, mas as consequências podem ser maiores em algumas situações mais agravantes, por exemplo.

Para fazer o gerenciamento da melhor maneira, analise os cenários extremos. Outra técnica recomendada refere-se a estimar o valor máximo de perda em um investimento dentro de um período. Ter em mente esse cálculo ajuda e eliminar surpresas e controlar melhor os prejuízos.

Por fim, proteja sua carteira de ativos utilizando estratégias com derivativos, principalmente no mercado de opções (uma espécie de seguros sobre ações que podem ser negociados no mercado financeiro).

Conte com a ajuda de especialistas

Solicitar apoio de consultores financeiros e investidores experientes também é uma boa estratégia para lidar com assuntos que envolvem questões políticas e as mudanças no mercado financeiro. Ninguém melhor do que eles para prever as consequências e identificar o tamanho do problema.  Entretanto, é muito importante que você aprenda a cuidar dos seus investimentos já que só você sabe o passou para ganhar o seu suado dinheiro.

Instabilidade política é um assunto sério, por isso acompanhar as nossas dicas faz toda a diferença para investir bem e obter lucros, mesmo diante de crise política no país e no mundo. Uma vez que não temos como saber quando haverá uma instabilidade, devemos sempre estar protegidos. Essa é a regra!

Gostou do nosso artigo? Então acompanhe as nossas próximas postagens! Assine nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro dos melhores assuntos!

Deixe um comentário

Um conjunto de ferramentas para ajudá-lo a enriquecer com saúde

Feito por médicos para médicos