Conheça agora mesmo 3 ótimos investimentos para jovens

As aplicações financeiras são importantes na construção de um futuro tranquilo. Elas proporcionam acúmulo de capital, evitam que você perca poder de compra e apresentam bons resultados em longo prazo, devido ao efeito dos juros compostos. Diante da diversidade de opções no mercado financeiro, há várias alternativas de investimento para jovens.

Eles apresentam condições de risco, liquidez e rentabilidades diferentes. Por isso, é fundamental estudar as características de cada ativo. Isso pode parecer sacrificante no início, no entanto, você será recompensado com ótimos retornos e poderá desfrutar da liberdade financeira.

O jovem possui o maior ativo de todos a seu favor: O TEMPO! Isto faz com que o jovem não necessite de muito dinheiro para enriquecer. Se todos os jovens brasileiros passarem a usar o tempo a seu favor e montarem um carteira eficiente de ativos enquanto ainda forem jovens, teremos uma geração de adultos ricos e com saúde e, certamente, um Brasil melhor.

Está interessado em saber mais sobre o tema? Neste post, explicaremos os principais ativos indicados aos jovens e destacaremos a importância de realizar investimentos com a intenção de educar os filhos sobre o tema. Boa leitura!

Quais são os melhores investimentos para jovens?

1. Títulos públicos

Nessa aplicação financeira, o investidor empresta capital ao Governo Federal e, no final do investimento, ele devolve a quantia acrescida dos juros contratados. A rentabilidade varia de acordo com o tempo de investimento e do ativo contratado. Esse investimento apresenta a vantagem de ser acessível e seguro. Com apenas R$ 30,00 é possível realizar aplicações no Tesouro Direto. A segurança, por sua vez, se deve ao fato dos títulos públicos serem garantidos pelo Tesouro Nacional.

Agora, você deve estar se perguntando: por que a rentabilidade varia conforme o ativo contratado? Isso acontece pelo fato de existirem três tipos de títulos no mercado, são eles:

  • Tesouro Prefixado: a rentabilidade é definida por meio de uma taxa percentual;
  • Tesouro Selic: esse ativo é pós-fixado, ou seja, o investidor só conhecerá os seus ganhos assim que resgatar o ativo. Os ganhos dessa aplicação variam de acordo com a Selic, a taxa básica de juros da economia;
  • Tesouro IPCA: ele também é pós-fixado e a rentabilidade desse papel oscila de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O índice é considerado a inflação oficial do Brasil.

2. CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um ativo de renda fixa, e também é considerado um investimento seguro. Nessa aplicação, o investidor empresta dinheiro a uma instituição financeira. Em troca, o banco oferece uma rentabilidade que é, geralmente, expressa em percentuais do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Os riscos são baixos e a única maneira de perder capital é se a instituição bancária quebrar.

3. Fundos de investimentos

Trata-se de um investimento para jovens, pois eles possibilitam a vantagem de diversificar os investimentos mesmo com pouco dinheiro. Os fundos são administrados por um gestor, que selecionará vários ativos. A rentabilidade varia de acordo com a composição da carteira. Geralmente, os fundos que contam com ativos de renda variável (ações, commodities, entre outros) apresentam maiores ganhos.

[sc name=”Seja um parceiro”]

Qual a importância de realizar investimentos para educar os filhos?

As aplicações financeiras são fundamentais para ensinar os filhos a administrarem melhor o dinheiro e entender sobre o mercado financeiro. Eles têm o tempo ao seu favor, ou seja, quanto mais cedo começarem, melhores serão os resultados.

As aplicações financeiras são uma ótima aliada na concretização de objetivos e realização de sonhos. Isso porque elas permitem a acumulação de um capital que será utilizado para concretizar as metas — que podem ser, por exemplo, iniciar um curso superior, comprar uma casa própria, adquirir um carro, fazer um intercâmbio etc. Além disso, os ativos permitem a construção de um futuro tranquilo.

Gostou das dicas sobre investimento para jovens? Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e permita que outras pessoas fiquem por dentro do tema!

Leave a Comment