Descubra aqui 7 livros sobre investimentos que você deve conhecer

Ter conhecimento acerca de aplicações financeiras e de práticas bem-sucedidas no mercado é fundamental para que você seja capaz de tomar decisões mais acertadas. Assim, fica mais fácil buscar boas rentabilidades, de modo a conquistar sua liberdade e independência financeira. Uma ótima maneira de buscar informações sobre o assunto é lendo livros sobre investimentos.

Vamos te ajudar nessa tarefa. Aqui, apresentamos os principais livros sobre investimentos e finanças. Afinal, não basta apenas saber quais são as características técnicas dos papéis que você pretende comprar no mercado de capitais. Ter o mesmo mindset das pessoas ricas é fundamental para o êxito das finanças pessoais.

Continua a leitura e veja nossas dicas!

1. Pai Rico, Pai Pobre

Esse é um dos grandes best-sellers para finanças pessoais e educação financeira. Esse livro tem uma leitura bastante atrativa por conta da clareza e simplicidade com que Robert Kiyosaki e Sharon Lechter transmitem conceitos muito relevantes a respeito de dinheiro.

A história é uma narração sobre ambos os pais que um bilionário teve em sua vida. O pai biológico era o “pai pobre” e o pai do seu melhor amigo era o “pai rico”. Com essa história, ele ensina valores interessantes e significativos. A ideia principal do livro é mostrar que quem é rico não trabalha por dinheiro.

Esse clássico da educação financeira descreve de que maneira a compreensão de algumas noções básicas sobre economia e finanças podem auxiliar a produzir riqueza e alcançar a tão sonhada independência financeira.

O papel do “pai pobre” é muito importante no livro, pois ele ensina lições extremamente oportunas e úteis do que não fazer com o seu dinheiro. Esse livro proporciona uma leitura que engloba leveza e aprendizados que podem mudar o jeito com o qual você se relaciona com seus recursos financeiros, fazendo com que a qualidade dos seus investimentos melhore.

2. O Investidor Inteligente

Um dos investidores de maior sucesso dos últimos tempos, Warren Buffett, disse que esse livro é, de longe, a melhor leitura que já viu quando o assunto é investimento. Ele afirmou que, caso você tenha que escolher apenas um livro para ler na vida, essa deveria ser a sua opção.

O autor, Benjamin Graham, aborda o conceito de “value investing”, que trata do desenvolvimento de estratégias para investir no longo prazo que são capazes de evitar erros básicos na tarefa de analisar as companhias.

Sobre a especulação do mundo dos investimentos, Graham diz que não importa se dá certo ou errado, o instinto de apostar é intrínseco à natureza do ser humano, então de nada adianta tentar eliminar esse ímpeto. Contudo, o que pode ser feito é limitá-lo e restringi-lo. Esse é o melhor jeito de assegurar que não acontecerão desenganos e confusões entre o conceito de especular e de investir.

“O Investidor Inteligente” é considerado a Bíblia dos investimentos e mercado de ações. Essa leitura é indicada para todos os investidores, dos iniciantes aos mais experientes.

3. Sonho Grande

Mesmo os investidores de nível intermediário e avançado têm muito o que aprender a respeito de investimentos com quem já percorreu esse caminho. É justamente esse o objetivo do livro “Sonho Grande”.

Essa obra permaneceu por muito tempo no ranking dos mais vendidos aqui no Brasil. Ele aborda o trajeto trilhado por empresários altamente bem-sucedidos, Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Beto Sicupira. Isso é feito para mostrar de que maneira eles causaram uma revolução no capitalismo brasileiro, deixando suas marcas na economia do país.

Esses homens de negócios, dentro de um período de cinco anos, fizeram a aquisição de grandes marcas, como Budweiser e Heinz. No livro, a autora Cristiane Correa expõe qual metodologia eles utilizaram para gerenciarem suas empresas.

Basicamente, eles acreditam na meritocracia e simplicidade. O foco dos empresários é sempre buscar a redução de despesas, conceito bem fácil de ser colocado em prática nos seus investimentos.

4. Os Segredos da Mente Milionária

A expressão “mente milionária” é realmente um mindset importante para todo investidor. Esse jeito de pensar, característico de pessoas ricas, é o que diferencia o trajeto de sucesso ou fracasso de um investidor. Nesse livro, T. Harv Eker consegue explicar tudo isso com maestria.

Essa obra resume como um milionário se diferencia de uma pessoa mediana ao lidar com a sua própria vida, no que concerne seu trabalho, seus costumes, seus relacionamentos e a sua conexão com o dinheiro.

Esse não é um livro que fala diretamente sobre investimentos financeiros. Mas, com certeza, a leitura desse sucesso em vendas te ajudará a repensar alguns conceitos que afetam diretamente os resultados da sua carteira de aplicações. Ele também reforçará suas crenças positivas caso você já esteja colocando em prática a programação mental que o autor propõe.

[sc name=”CTA Post no blog”]

5. Como Organizar Sua Vida Financeira

Gustavo Cerbasi faz uso de uma linguagem fácil nesse livro ao abordar as melhores formas de gerir o seu dinheiro. Ele acredita que conhecer a si mesmo e saber administrar o orçamento doméstico com sabedoria é fundamental para ter uma vida financeira organizada.

Para isso, o autor fornece dicas práticas de como o leitor pode controlar e cuidar dos seus gastos. “Como organizar a sua vida financeira” também faz um paralelo entre a organização das finanças e a qualidade de vida.

Se você ainda não sabe como planejar o seu orçamento doméstico adequadamente ou como lidar com o seu Imposto de Renda e com as suas dívidas, por exemplo, essa é a leitura ideal.

6. Independência Financeira

Vamos finalizar as nossas dicas de livros sobre investimentos com o mesmo autor da primeira indicação. Kiyosaki também escreveu “Independência financeira”, onde aponta os cinco maiores impedimentos à riqueza:

  • medo;
  • ceticismo;
  • preguiça;
  • maus hábitos;
  • arrogância.

A obra também faz ponderações interessantes em relação à atitude que adotamos no tocante ao nosso próprio dinheiro todos os dias. Esse livro te ensinará algumas formas de lidar com seus pontos fracos e como aproveitar seus pontos fortes.

7. Enriquecer Faz Bem à Saúde

Enquanto boa parte dos livros listados anteriormente ensina a ganhar dinheiro ou mesmo a lidar com o dinheiro, no livro Enriquecer Faz Bem à Saúde o Dr. Francinaldo Gomes ensina como enriquecer sem abrir mãos da sua profissão. Na obra, ele explica, com clareza e objetividade, a estratégia de investimentos que permitiu que ele atingisse a independência financeira aos 42 anos. Para a maior parte dos médicos, essa idade ainda é um momento de buscar reconhecimento no mercado. O livro é um story telling onde o autor educa os leitores através do seu exemplo, mostrando como as dificuldades decorrentes do fato de não saber lidar com o dinheiro, podem ser superadas. Além disso, várias figuras do livro contam com QR code, permitindo que as operações feitas no homebroker sejam visualizadas na forma de vídeos no youtube.

Ele esclarece que o conceito de enriquecimento é muito mais amplo do que somente ganhar dinheiro, englobando questões relacionadas ao tempo para fazer o que gostamos, para cuidar de quem amamos e para obter mais dinheiro. E ser independente financeiramente não é abandonar sua profissão, mas sim exercer sua carreira por opção e não porque precisa.

Essas foram as nossas indicações dos melhores livros sobre investimentos. Temos certeza que cada um deles, de uma maneira diferente, te ensinará conceitos importantes sobre como administrar melhor as suas finanças.

Agora é a sua vez. Deixe um comentário aqui no post, contando para nós qual o seu livro preferido sobre investimentos!

Leave a Comment