Blog
  • Blog
  • Descubra qual o melhor investimento para aposentadoria!

Descubra qual o melhor investimento para aposentadoria!

Descubra qual o melhor investimento para aposentadoria!

Para estar bem preparado quando chegar a hora de parar de trabalhar, evitando ter medo e alguma surpresa desagradável nesse momento, é preciso estudar qual o melhor investimento para aposentadoria agora mesmo.

Afinal de contas, ter uma aposentadoria tranquila é sinônimo de independência financeira. Ou seja, quanto antes você conquistá-la, melhor. E por que a hora de pensar nisso é agora? É simples: quanto mais longo for o prazo que você terá para investir, mais fácil será de você alcançar sua meta.

Por isso, neste post vamos apresentar as principais opções de investimento para a aposentadoria. Confira!

LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) é um título enquadrado na categoria de renda fixa. Sua função é possibilitar os empréstimos dirigidos ao mercado imobiliário brasileiro.

Isso significa que, quando você investe o seu dinheiro em LCI, está emprestando seu capital para o banco emissor do papel. Esse capital será utilizado por eles para financiar modalidades de crédito imobiliário. A garantia de quem investe em LCI é justamente o imóvel físico que está sendo financiado.

A LCI e LCA são muito parecidas, porém existem algumas diferenças entre elas. Enquanto a primeira atua no mercado imobiliário, a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) tem como objetivo financiar a cadeia produtiva agrícola ou pecuária brasileira. Portanto, as duas são responsáveis pelo financiamento de dois setores fundamentais para o desenvolvimento da economia do Brasil.

Existem outras pequenas diferenças entre essas duas aplicações, como a acessibilidade. Normalmente, para investir em LCA é preciso disponibilizar um aporte inicial mais alto. Como o mercado imobiliário está retomando seu crescimento, o valor mínimo para comprar uma LCI fica mais acessível, de modo a facilitar a entrada de recursos.

A isenção do imposto de renda para pessoas físicas é considerado o maior benefício desses papéis. Em razão disso, eles podem ser uma opção interessante de investimento em renda fixa. Afinal, outros papéis dessa categoria, como o CDB e os Títulos Públicos, sofrem incidência de IR. A alíquota começa em 22,5% para aplicações de até 180 dias, diminuindo progressivamente até 15% para aplicações superiores a 720 dias.

Renda fixa privada

Apesar de os títulos em renda fixa privada apresentarem vencimentos em torno de 5 ou 6 anos, no máximo, eles ainda são uma boa opção de investimento para aposentadoria. Isso porque quase todos contam também com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos, além de oferecerem ótimas rentabilidades para seus investidores.

Para aplicar em renda fixa privada, procure criar um portfólio diversificado de investimentos. Conforme os títulos forem vencendo, você deve procurar outras alternativas para investir de novo. Dessa maneira, seus rendimentos serão sempre satisfatórios, sem que você dependa de um único papel.

Os títulos de renda fixa privada mais conhecidos são o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e as debêntures. No caso do CDB, você emprestará dinheiro para a instituição financeira emissora. Ao comprar debêntures, você é credor da empresa privada que emitiu o papel.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma parceria entre o Tesouro Nacional e a Bolsa de Valores para que investidores com diferentes capacidades de aplicação  possam ter acesso à compra de títulos públicos. Os tipos mais conhecidos são:

  • Tesouro Prefixado;
  • Tesouro Prefixado com Juros Semestrais;
  • Tesouro Selic;
  • Tesouro IPCA+;
  • Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais.

Já que o assunto é aposentadoria, vamos focar nas modalidades do Tesouro Direto que apresentam rentabilidades atrativas a médio e longo prazo. Pensando por esse lado, se você quer ter um bom rendimento todos os meses antes da sua aposentadoria chegar, as melhores opções são o Tesouro IPCA+ e o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais.

São títulos pós-fixados, atrelados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e somados a juros prefixados, definidos no dia da aquisição da aplicação. Se o seu foco fosse ter uma renda extra para usufruir agora, o ideal seria a compra de papéis com rentabilidade no curto prazo. Mas, para aumentar seu patrimônio e usufruir dele depois de se aposentar, o Tesouro IPCA+ é uma ótima opção.

Esse tipo de investimento sofre incidência de tributos com alíquotas decrescentes, conforme abaixo:

  • para aplicações com vencimentos em até 180 dias, a alíquota é de 22,5%;
  • acima de 180 dias até 360 dias, 20%;
  • acima de 360 dias até 720 dias, 17,5%;
  • acima de 720 dias, 15%.

Fundo de investimento

Os fundos de investimento são alternativas ideais para você que busca a diversificação da sua carteira de investimentos voltada à aposentadoria. É como se fosse um conjunto de prédios, onde cada habitante adquire um apartamento, que seria a cota do fundo, pagando um valor mensal por isso, o aluguel.

O responsável pela gestão do condomínio é o síndico. Nos fundos de investimento, esse cargo é dado a um administrador, incumbido de cuidar dos investimentos. Todos os fundos no Brasil são regulamentados pela ANBIMA e pela CVM, que são os órgãos fiscalizadores, responsáveis por classificarem todas as operações desse tipo de investimento.

O mercado financeiro possui uma gama de fundos ideais para quem busca garantir uma aposentadoria tranquila. Um fundo de investimento em imóveis, por exemplo, tem o valor mais baixo do que a aquisição de uma sala comercial ou um apartamento. Um fundo de ações possibilita que os investidores acessem opções mais avançadas de aplicações. Já os fundos multimercados ou cambiais apresentam diversificação ainda mais robusta.

Um ponto fundamental e que merece toda a sua atenção para conseguir bons rendimentos na sua aplicação em fundos é buscar taxas de administração que não ultrapassem 1%. Qualquer índice acima disso fará com que você corra o risco de tornar a operação cara demais.

Também atente-se aos fundos considerados agressivos. Como em qualquer investimento no mercado financeiro, a regra a ser seguida é investir de acordo com o seu perfil e tolerância a riscos. Busque sempre verificar as rentabilidades anteriores do fundo e escolha gestores com experiência no mercado.

Neste post, apresentamos as alternativas mais adequadas para aplicar seu dinheiro para obter resultados a longo prazo. Nossa última dica para você encontrar o melhor investimento para aposentadoria é jamais negligenciar a necessidade de aprender a investir de maneira inteligente. Afinal, saber cuidar adequadamente das suas finanças é a chave para um futuro tranquilo.

Se está interessado em dar o próximo passo em direção à conquista da sua independência financeira, entre em contato conosco. A Saúde + Ação está pronta para auxiliá-lo nessa missão!

Deixe um comentário

Um conjunto de ferramentas para ajudá-lo a enriquecer com saúde

Feito por médicos para médicos