Blog
  • Blog
  • Como mudar o mindset e desenvolver o pensamento a longo prazo?

Como mudar o mindset e desenvolver o pensamento a longo prazo?

Como mudar o mindset e desenvolver o pensamento a longo prazo?

A verdade é que, quando pensamos em investimentos, é difícil não querer resultados imediatos. Contudo, apesar de até existirem opções de curto prazo, são raríssimas as chances de que o resultado seja consistente ou, até mesmo, que garanta um valor satisfatório logo de cara.

Muitas vezes, é o pensamento a longo prazo nos investimentos que oferece realmente resultados palpáveis. Até porque existem uma série de fatores, como os juros compostos, que só podem ser apreciados nessas circunstâncias.

Neste texto, vamos mostrar para você o que é preciso para ter uma estratégia a longo prazo. Entenda!

Qual é a importância do pensamento a longo prazo?

Acredite, a consciência de pensar a longo prazo não é um padrão brasileiro. Isso, inclusive, foi comprovado pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) na pesquisa raio-X do Investidor Brasileiro. De acordo com o estudo, nós preferimos ativos que tenham liquidez diária, ou seja, que possam ser sacados rapidamente.

Claro que esse comportamento não veio do nada, as constantes crises e o medo da inflação fizeram com que o brasileiro tivesse um apelo maior ao curto prazo, justamente para se proteger. No entanto, é preciso pensar que, apesar de o imediato parecer mais seguro, pois, a qualquer sinal de risco pode-se sair, o longo prazo pode levar a outra noção em relação ao futuro.

Podemos dizer que é muito mais que fazer as coisas para o amanhã; é avaliar o que se tem hoje refletindo em como isso terá consequência daqui a alguns anos. Quanto maior o prazo para algo se concretizar, mais cuidado e avaliação na escolha será necessário, pois a ideia não é evitar riscos, mas que a opção valha tanto a pena que seja suportável os momentos de turbulência.

Na fórmula do juro composto, o tempo exerce efeito exponencial para o processo de enriquecimento. Daí a importância de fazer planejamentos para longo prazo ou mesmo de se começar o quanto antes.

Saiba que há diversos investimentos nos quais a estratégia de pensar a longo prazo é fundamental. Ações, por exemplo, são o tipo de ativo no qual uma das táticas mais eficazes é comprá-las não pensando no imediato e, sim, para que no futuro os seus valores sejam melhores. Afinal, são ativos que representam os resultados de uma empresa no mercado, se a companhia tem um bom desempenho, ele tende a se valorizar.

Por isso, o longo prazo é importante, porque você pensa na relevância que aquilo tem. É analisar e perceber que a sua escolha se tornará algo muito maior no futuro. Uma noção que o curto prazo, muitas vezes, não proporciona, já que é pautado no imediatismo. Se você errar, não há nem condições de tirar um aprendizado.

Como mudar o mindset para desenvolver o pensamento a longo prazo?

O pensamento a longo prazo exige que algumas atitudes sejam repensadas. Principalmente, quando falamos de investimentos, é importante esquecer a urgência de querer ver os resultados já. Também, é fundamental não se deixar levar por lucros momentâneos. Aqui, vamos apresentar alguns conceitos essenciais para desenvolver esse pensamento. Confira!

Evite privações no presente

Uma questão importante quando se fala de longo prazo é a crença limitante de que é preciso privar-se das coisas boas da vida no presente para poder ter um futuro tranquilo. Essa crença limitante leva muitas pessoas a desistirem no meio do caminho. Uma dica importante aqui é encontrar a forma mais barata de ter uma vida rica. Ou seja, fazer tudo aquilo que você gosta de fazer e que te gera satisfação, pagando menos. Há várias atitudes para baratear o custo de vida. Dentre elas, fazer compras em quantidade, usufruir de bens e serviços sem precisar ser dono, usar sistemas de cashbacks, viajar pagando menos, ter um planejamento tributário eficiente, são exemplos que os ricos costumam usar.

Ao pensar no longo prazo, sem privações no presente, fica mais fácil e prazeroso enriquecer.

Exercite a disciplina

Para obter resultados expressivos, a disciplina será fundamental. Não só para começar a criar uma conduta de poupar para investir, mas também para colocar em prática a sua estratégia de investimento. É necessário ter a consciência de que será preciso aplicar regularmente, principalmente quando falamos no longo prazo. A disciplina será a qualidade que ajudará nisso.

Para exercitar a disciplina é essencial estabelecer metas de enriquecimento. Metas plausíveis e reais levarão você a se manter em seu objetivo.

Tenha paciência

Dependendo da escolha do investimento, por exemplo, um ativo de renda variável, é preciso ter a consciência de que as oscilações do mercado têm uma grande influência nessa aplicação. Elas trazem mais retorno que a renda fixa, entretanto, estão sujeitas a mais riscos.

O investidor não pode se assustar se um dia houver uma queda brusca e ele perder o que investiu. Caso a escolha valha a pena, é importante que ele tenha paciência de esperar os resultados almejados. Lembre-se que o tempo é o seu maior aliado no processo de enriquecimento.

Escolha pela qualidade

Outra atitude fundamental para o pensamento a longo prazo é o foco na qualidade daquilo que se investe em vez de pensar em resultados imediatos. A estratégia é analisar as características principais de sua aplicação, avaliar os índices, comportamentos no mercado. No caso de ações, se os valores da empresa são compatíveis com os seus, se tem boa administração, dívidas sob controle, tem bom retorno etc.

Poupe pensando no futuro

Aqui, não é apenas guardar dinheiro para a sua reserva de emergência, é também poupar pensando nas oportunidades de investimento que poderão aparecer no futuro. Principalmente, quando falamos da bolsa, estar atento às oscilações que, muitas vezes, fazem papéis de boas empresas baixarem. É a melhor maneira de estar preparado para as chances do mercado.

Como funciona a estratégia de longo prazo de Warren Buffett?

Warren Buffett é um dos maiores investidores ainda atuante no mercado. Ele tem uma fortuna acumulada de quase U$$90 bilhões, sendo uma das pessoas mais ricas do mundo. Um guru, quando o assunto é ações da bolsa, já que boa parte da sua riqueza veio justamente da sua estratégia de investimentos em renda variável. Uma de suas mais famosas é a chamada Buy & Hold.

Ela tem como princípio comprar periodicamente ações de boas empresas que estão com baixo valor no momento. Em vez de ter uma estratégia de vendê-las quando estiverem em alta, guardá-las pelo tempo em que elas valerem a pena. Claro que os papéis escolhidos não são qualquer um, lembra de que nos tópicos anteriores falamos sobre escolher pela qualidade? Pois é, isso faz parte dessa tática.

É importante analisar bem as empresas e acompanhar os seus resultados para que você possa aproveitar outra vantagem do longo prazo: os juros compostos. A ideia é que o efeito proporcionado pelos juros sobre juros garanta uma potencialização daquilo que foi investido.

Deu para perceber como o pensamento a longo prazo nos investimentos é uma escolha bem interessante para atingir resultados, não é? Afinal, é uma oportunidade de aplicar com mais segurança, já que se sabe bem onde se quer chegar e no que se investe. Além de ser um grande aprendizado sobre ter paciência e disciplina.

Como funciona a estratégia de longo prazo Enriquecer Faz Bem à Saúde?

A estratégia Enriquecer Faz Bem à Saúde foi desenvolvida pelo Dr. Francinaldo Gomes com o objetivo de proporcionar aos profissionais liberais a possibilidade de investirem de forma simples e segura, sem precisar abrir mão da profissão. Ela é baseada na metodologia chamada Árvore da Riqueza na qual a raiz da árvore é o planejamento financeiro; o caule é formado pela reserva de emergência e pela proteção financeira patrimonial e os galhos e frutos são representados pela carteira eficiente de ativos sendo remunerada pelas estratégias com opções. A base da estratégia é o Buy & Hold inteligente. Trata-se de uma estratégia simples, segura e rentável que já ajudou mais de 3000 profissionais em todo o Brasil a revolucionarem suas finanças.

Avalie seu mindset

Quer avaliar como está seu mindset relacionado ao processo de enriquecimento? Acesse o site www.saudeinvestimentos.com.br, faça seu cadastro e clique na aba Inteligência Financeira. Ao terminar de responder, clique em salvar e você verá como está sua inteligência financeira e também saberá o que fazer para melhorar.

Gostou do nosso texto? Quer saber mais sobre investimentos e como melhorar a sua vida financeira? Então, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este!

Guia prático para garantir um futuro mais tranquilo
Avatar

Alexandre Rosa

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Especialista em doenças da retina e vítreo pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará.

Deixe um comentário

 

Um conjunto de ferramentas para ajudá-lo a enriquecer com saúde

Feito por médicos para médicos