Blog
  • Blog
  • Proteção financeira: entenda mais sobre o assunto

Proteção financeira: entenda mais sobre o assunto

Proteção financeira: entenda mais sobre o assunto

Proteção financeira são diversas medidas que tem como objetivo reduzir os riscos de perda do patrimônio empresarial e/ou familiar. Essas ações, com validade legal, asseguram que o patrimônio não seja atingido ou que sofra o menor impacto possível, em um possível momento de dificuldade. A proteção financeira é feita por meio de seguros, sendo os mais importantes o Seguro de Vida Resgatável, a Diária de Incapacidade Temporária e o Seguro de Responsabilidade Civil.

Vale a pena ressaltar que a proteção financeira não é indicada somente para empresas de grande porte ou para pessoas físicas que tenham muitos bens. Afinal, não importa qual o tamanho do seu patrimônio, você quer mantê-lo preservado, certo? E, mais ainda, mesmo que você ainda não tenha um patrimônio construído, a proteção já poderá ajudá-lo num momento de dificuldade.

Por isso, esse tipo de proteção é indicado para todos, incluindo médios e pequenos empreendedores, engenheiros, médicos, entre outros.

Conheça 4 riscos de um patrimônio empresarial sem proteção financeira

Entenda, abaixo, quais são os principais riscos que envolvem o seu patrimônio, caso você não o proteja adequadamente.

Problemas trabalhistas

As leis trabalhistas do nosso país são bastante rigorosas. Quem tem empresa aberta, sabe que pode ser alvo de um processo a qualquer momento. Apesar das mudanças recentes, ainda assim, existe muita insegurança jurídica em torno das leis que regulam as relações de trabalho no Brasil.

Riscos tributários e fiscais

As normas que dizem respeito aos impostos e tributos no Brasil estão entre as mais complicadas do mundo. A legislação tributária é complexa e a sua instabilidade traz muita dificuldade de entendimento, fazendo com que não seja nada fácil cumprir exatamente o que se pede. Vale ressaltar que a Receita Federal tem o direito de atacar os bens ligados aos sócios da empresa.

Conheça os riscos de um patrimônio pessoal sem proteção financeira

Doenças graves

Como profissional liberal, você é o grande provedor. Em caso de doença grave sua capacidade de produzir renda ficará gravemente comprometida e por longo período de tempo.

Incapacidade temporária

Situações que geram incapacidade (fraturas, imobilização de membro, luxação…) podem comprometer temporariamente sua capacidade de produzir renda.

Processo ético profissional

Profissionais como médicos, dentistas, engenheiros estão sujeitos a processos ético profissionais, mesmo exercendo suas profissões com todo o zelo possível. Nesta situação, todo (ou parte) o patrimônio acumulado pode ser consumido com gastos no processo ou mesmo para pagar indenização.

Como a proteção financeira entra no processo de enriquecimento?

Dentro da estratégia Enriquecer Faz Bem à Saúde, a proteção financeira é o terceiro passo a ser dado rumo ao enriquecimento com saúde. Para aqueles que ainda não tem uma reserva de emergência, a proteção deve ser feita o mais rápido possível pois, caso algo inesperado ocorra, você já estará protegido. Assim, a proteção é crucial para todos os profissionais liberais, como médicos. Afinal, existem vários riscos que devem ser minimizados para garantir que seu patrimônio estará preservado, assegurando a sua independência financeira.

Hoje em dia, você trabalha e tem a sua renda ativa todo mês entrando na sua conta corrente. Mas, é preciso planejar o futuro. Por isso, tão fundamental quanto ter uma receita financeira atual, é investir na proteção do que você já conquistou.

Com as informações dessa leitura, você conseguiu compreender a importância da proteção financeira para salvaguardar o seu patrimônio, preservando seus bens para um futuro tranquilo. Portanto, se você ainda não tomou nenhuma atitude em relação a esse tipo de proteção, faça isso agora mesmo!

Quer ler mais conteúdos sobre educação financeira e ficar sempre bem preparado para enfrentar os desafios que um profissional autônomo tem em seu dia a dia? Então, assine a nossa newsletter e receba informações relevantes diretamente na sua caixa de entrada!

Deixe um comentário

Um conjunto de ferramentas para ajudá-lo a enriquecer com saúde

Feito por médicos para médicos