Aprenda a calcular o retorno sobre investimento (ROI) em 4 passos

A eficiência da gestão financeira da clínica é muito importante para que a mesma alcance o sucesso e torne-se sustentável. Existem muitas métricas que ajudam você a saber se a gestão está sendo eficiente e, principalmente, perceber se suas ações estão trazendo os resultados esperados. O retorno sobre investimento ou ROI é uma delas.

Porém, a falta de conhecimento em relação a esse tipo de ferramenta pode fazer com que você acabe perdendo oportunidades de melhorar o desempenho da sua clínica e aperfeiçoar suas estratégias.

Neste texto, com a intenção de trazer mais informações sobre essa ferramenta. Nós resolvemos explicar o que é o ROI e como calculá-lo. Entenda!

O que é ROI?

O ROI é a sigla para retorno sobre investimento, uma métrica capaz de mostrar se a clínica ganhou ou perdeu recursos ao investir em determinada atividade. Muito utilizada para mensurar campanhas de marketing, o ROI é uma ferramenta que também pode ser usada para outros tipos de ações que exigem algum investimento. Por exemplo, para saber se a compra de um equipamento para realização de um exame complementar trouxe mais ganhos do que a quantia que foi investida para fazer a compra.

Como calcular o Retorno sobre Investimento?

Ao contrário do que pode parecer, o cálculo do ROI não é algo complexo. A conta é bem simples. O único detalhe está na análise a ser feita com o seu resultado. Nós próximos tópicos, você vai entender um pouco melhor como é possível calculá-lo.

  1. Conhecendo a fórmula

A base do cálculo do ROI é feita da seguinte maneira: a receita menos o investimento inicial. O resultado é dividido pela aplicação inicial e depois multiplicado por 100.

  1. Entendendo o que são custos e receitas no ROI

O que são custos?

Os custos são todo o valor gasto para realizar o investimento. Isto é, se a sua clínica resolveu comprar novos computadores para melhorar o atendimento, esse valor utilizado é considerado um custo.

O que são receitas?

As receitas são tudo o que entra no caixa como resultado do que foi investido. Imagine que seu consultório investiu na contratação de uma nova campanha de marketing. Consequentemente, depois de alguns meses, novos clientes começaram a aparecer. O dinheiro que entrar nesse período é o que chamamos de receitas.

  1. Aplicando a fórmula

Em um exemplo prático, supomos que um consultório pagou R$ 400,00 para uma empresa de marketing fazer uma campanha na internet. Dois meses depois, novas consultas foram marcadas e aumentou o seu ganho em R$ 2.000,00. Sendo assim:

ROI = receita – investimento inicial = resultado / aplicação inicial x 100.

Logo:

2.000 – 400 = 1.600 ÷ (400 x 100) = 400%

Ou seja, o retorno foi 4 vezes ou 400% mais do que foi investido.

  1. Analisando os resultados do ROI

Apesar de ser uma fórmula bastante simples, é possível que exista uma dificuldade em analisar o ROI para mensurar os seus resultados. Primeiramente, é preciso compreender que, muitas vezes, o resultado mostrado no cálculo pode não ser imediato.

Como no caso de utilizar o ROI para fazer uma projeção, prevendo um valor para a receita. Em tal situação, o ganho ainda não está definido, é uma suposição. Assim sendo, pode ser que quando o valor exato aparecer, ele não seja exatamente o que você estipulou. É preciso entender que isso não é culpa do ROI, afinal, você supôs um resultado. Este fato costuma ocorrer quando se está fazendo o plano de negócios, no qual é feita uma projeção das receitas e gastos antes que a clínica exista de fato.

Nesse sentido, em caso de estratégias que ainda não mostraram os resultados, o ROI pode ser utilizado muito mais para determinar o que o valor deveria ser, do que mostrar um resultado exato. Sendo muito útil para fazer comparações entre a estimativa e a realidade.

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Como ele ajuda a garantir a rentabilidade de uma clínica?

O ROI é uma métrica muito adaptável, isto é, sua contribuição para a empresa vai depender de qual é a intenção do interessado. De forma que numa clínica, ela pode ajudar de diferentes maneiras a garantir a sua rentabilidade.

Por exemplo, para saber se o investimento em novos equipamentos trouxe mais ganhos para o consultório, ou se aplicar em uma nova campanha de marketing, garantiu mais retorno do que o que foi investido, etc. Portanto, podemos observar que ele é uma ótima medida para entender se há ou não a necessidade de reforçar as ações já realizadas ou se é melhor mudar a estratégia.

Quais são as vantagens do ROI para a sua clínica?

Separamos 5 benefícios que fazem o ROI ser uma boa alternativa para mensurar os seus investimentos. Entenda!

Possibilita menos custos

Em caso de ações individuais, o ROI será fundamental para entender se elas estão trazendo os resultados esperados. Nesse sentido, ficará muito mais visível se vale a pena continuar investindo naquela iniciativa de divulgar um novo procedimento, por exemplo. Logo, o consultório consegue economizar muito mais.

Aperfeiçoa seus investimentos

De fato, saber qual investimento traz ou não um retorno satisfatório será de grande ajuda para a sua clínica. Você poderá recolocar quantias para serem utilizadas em ações que realmente importam.

Isto é, o ROI ajuda a identificar quais atividades precisam ser reduzidas ou até cessadas. O montante que antes era utilizado para isso, pode ser reaproveitado para fortalecer outras medidas que realmente trazem resultados, otimizando os investimentos.

Potencializa as estratégias

No momento em que é possível entender o que está ou não dando resultado, será fácil desenvolver estratégias para outras ações. Uma das vantagens do ROI é justamente poder ajudar a determinar se você pode utilizar uma estratégia que já deu resultado em outros momentos. Facilitando a entender quais táticas poderão ser aplicadas para outras situações.

Auxilia a pensar a longo prazo

Você pode aplicar o ROI como uma métrica periódica para saber se os seus investimentos ainda estão funcionando. Um instrumento para sempre buscar resultados com suas estratégias, assim ele pode ser usado permanentemente para melhorar as táticas de crescimento da sua empresa.

Ajuda a alcançar as metas

É muito difícil administrar as metas de seu consultório sem mensurar os resultados das suas ações. Utilizar um cálculo como o ROI é uma maneira de obter precisão em suas atividades.

Assim é possível entender o resultado de seus investimentos e o que precisa ser mudado ou descontinuado para que a clínica alcance suas metas. Você quer que seus clientes sejam mais engajados em relação aos seus serviços? Com o ROI, você pode saber se a campanha que fez funcionou ou não.

Bem, acompanhamos neste texto as principais informações sobre ROI, inclusive, como calculá-lo e o que considerar na hora de fazer a sua análise. Ficou claro como ele pode ser uma métrica fundamental para consolidar a necessidade de fazer determinado investimento.

Gostou do nosso post sobre o retorno sobre investimento? Então, para continuar aprendendo mais, acesse o nosso texto para entender como vai a saúde financeira da sua clínica!

 

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