Blog
  • Blog
  • Saiba o que é e por que investir em LCI

Saiba o que é e por que investir em LCI

Saiba o que é e por que investir em LCI

Cada vez mais pessoas têm optado por investir em LCI. Afinal, essa é uma aplicação que conta com vantagens muito interessantes para quem quer garantir retornos financeiros satisfatórios, sem correr muito risco.

Por isso, neste post, vamos abordar as principais questões sobre a LCI. Explicaremos como funciona esse tipo de investimento, no que ele se difere da LCA e por que você deve considerar esse papel para aportar seus recursos.

O que é LCI?

A Letra de Crédito Imobiliário é um título enquadrado na categoria de renda fixa. Sua função é possibilitar os empréstimos dirigidos ao mercado imobiliário brasileiro.

Isso significa que, quando você investe o seu dinheiro em LCI, você está emprestando seu capital para o banco emissor do papel. Esse capital será utilizado por eles para financiar modalidades de crédito imobiliário.

A garantia de quem investe em LCI é justamente o imóvel físico que está sendo financiado.

Qual é a diferença entre LCI e LCA?

A LCI e LCA são muito parecidas, porém existem algumas diferenças entre elas.

Enquanto a LCI atua no mercado imobiliário, a Letra de Crédito do Agronegócio tem como objetivo financiar a cadeia produtiva agrícola ou pecuária brasileira.

Portanto, a LCI e a LCA são responsáveis pelo financiamento de dois setores fundamentais para o desenvolvimento da economia do Brasil.

Existem algumas outras pequenas diferenças entre essas duas aplicações, como a acessibilidade. Normalmente, para investir em LCA, é preciso disponibilizar um aporte inicial mais alto do que o da LCI.

Como o mercado imobiliário está retomando seu crescimento, o valor mínimo para comprar uma LCI fica mais acessível, de modo a facilitar a entrada de recursos.

Seja um parceiro

Quais as vantagens de investir em LCI?

Agora, você saberá as razões pelas quais as Letras de Crédito Imobiliário têm sido muito procuradas por diversos tipos de investidores. Conheça as vantagens de aplicar seu dinheiro em LCI!

Isenção de imposto de renda

Esse é considerado o maior benefício da LCI: isenção de imposto de renda para pessoas físicas. Diante disso, a LCI pode ser uma opção interessante de investimento em Renda Fixa. Afinal, outros papéis dessa categoria, como o CDB e os Títulos Públicos, sofrem incidência de IR.

A alíquota começa em 22,5%, para aplicações de até 180 dias, e reduz até o mínimo de 5%, para aplicações com prazo superior a 720 dias.

Baixo risco

Todo investidor deve avaliar o risco antes de fazer qualquer tipo de investimento. A vantagem da LCI é ter um risco considerado relativamente baixo.

Caso aconteça qualquer coisa com a garantia da LCI, você deve procurar a instituição bancária emissora do papel para reaver o seu dinheiro. Mas, caso ela esteja impossibilitada de lhe pagar, você estará protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Essa proteção garante que você seja ressarcido em até R$ 250.000,00. Sendo assim, podemos afirmar que o risco da LCI é baixo, parecido com o do CDB.

Diversificação

Quando você aplica seus recursos em LCI, já é considerado um investidor que saiu do rol de investimentos triviais. A LCI é muito indicada para quem busca a diversificação do portfólio de investimentos, apostando em um novo setor.

Logo, já deu para perceber que investir em LCI não só lhe ajuda a ganhar dinheiro, como também auxilia o desenvolvimento de mercados estratégicos para o nosso país.

E você, tem preferência por qual investimento de renda fixa? Deixe seu comentário aqui no post!

Deixe um comentário

Um conjunto de ferramentas para ajudá-lo a enriquecer com saúde

Feito por médicos para médicos