Melhore o seu conhecimento financeiro! Entenda porque e como melhorar o seu conhecimento financeiro

Infelizmente, o conhecimento financeiro da maioria dos brasileiros fica muito aquém do ideal.

Grande parte da população não sabe como lidar com o dinheiro e desconhece conceitos fundamentais sobre finanças. Por que será que isso acontece aqui no país?

Um dos fatores é o histórico inflacionário de nossa economia.

A hiperinflação, principalmente nas décadas de 80 e 90, corroía o salário dos cidadãos, trocamos de moeda algumas vezes, sem falar nas incertezas que os planos econômicos geravam.

Em especial, podemos citar o confisco da poupança durante o governo de Collor. Ou seja, até mesmo um investimento de baixíssimo risco, naquela época, envolvia muitas incertezas.

A educação financeira propicia diversos benefícios para quem quer cuidar melhor da própria renda. Neste post, destacaremos os mais importantes. Confira!

Leia mais sobre os Primeiros Passos em Investimentos:
Como montar uma carteira de investimentos em 5 passos
Educação financeira para médicos: dos primeiros passos ao primeiro milhão.

Independência financeira

Quem quer alcançar a tão sonhada independência financeira dificilmente atingirá esse objetivo sem ter conhecimentos a respeito de como funciona o mundo dos investimentos.

Esse tipo de informação é fundamental para cuidar bem do patrimônio construído ao longo da vida e maximizar os rendimentos das aplicações feitas.

Com independência financeira você terá mais tempo para curtir a vida, ficar com a família, com os amigos, cuidar da saúde, para se aperfeiçoar e, inclusive, para ganhar ainda mais dinheiro.

Além disso, a independência financeira lhe trará liberdade para escolher quando, onde, como e por quanto trabalhar. Você será mais eficiente em suas tarefas pois trabalhará por gosto e não mais por necessidade.

Ao mudar sua relação com o trabalho, mesmo que venha a trabalhar mais, será muito mais prazeroso e recompensador para você, pois estará fazendo o que gosta e sendo bem remunerado por isso.

Por fim, a independência financeira fará com que você se torne um exemplo de sucesso a ser seguido por inúmeras pessoas; muitas das quais você nem irá conhecer. Estas pessoas irão se inspirar na sua trajetória, aprenderão com a usa experiência e propagarão o seu legado.

Qualidade de consumo

O conhecimento financeiro ajudará você a encontrar a forma mais barata de ter uma vida rica.

Isso não quer dizer que você deva se privar das coisas que te fazem feliz, mas sim encontrar formas baratas de usufruir de bens e serviços. Por exemplo, viajar pagando menos por meio de milhas e/ou clubes de viagens, usufruir de bens como carros e moradia sem precisar ser o dono, praticar a permuta de serviços ou mesmo fazer compras em atacadões e usar cupons de desconto.

Aqueles que buscam a educação financeira são capazes de controlar melhor o orçamento pessoal, o que ajuda a reduzir despesas desnecessárias e, como foi dito, a cuidar dos investimentos com mais inteligência. Desse modo, o dinheiro rende mais e as economias proporcionam mais recursos para serem investidos.

O consumo consciente também é uma atitude perfeita para conseguir esse tipo de combinação entre gastar com qualidade e poupar sempre que possível. Lembre-se de considerar não só o preço quando for tomar uma decisão de compra, mas também a relevância de cada produto ou serviço a ser adquirido. Os que supérfluos ou pouco significativos devem ser cortados do orçamento. Seja seletivo.

Entenda porque e como melhorar o seu conhecimento financeiro

Planejamento do futuro com conhecimento financeiro

Ao ter conhecimento financeiro você poderá fazer a sua força financeira ser proporcional a sua organização. Por isso, liste tudo o que você ganha e o que você gasta por mês. Feito isso, sinalize quais despesas são realmente indispensáveis. Depois, reduza os custos fúteis de modo a maximizar a economia ao longo do ano. Essa deve ser a base do seu orçamento pessoal.

Além disso, o conhecimento financeiro permitirá que você tenha um planejamento tributário eficiente. Dado que a carga tributária do brasileiro é cerca de 42% da renda (entre tributos direitos, indiretos e em cascata), implementar formas lícitas de reduzir a carga tributária (tais como PGBL, Livro Caixa, investimentos isentos de impostos, dentre outros) permitirá que você tenha mais dinheiro para usar no seu cotidiano e para investir.

Mais ainda, o conhecimento financeiro permitirá que você utilize adequadamente as instituições financeiras em seu favor, reduzindo taxas, evitando o pagamento excessivo de juros e adquirindo produtos financeiramente vantajosos para você e não somente para a instituição.

Essa forma de gerenciar as finanças possibilita que você faça uma reserva de recursos, além de mostrar exatamente como tem gastado seu dinheiro. E, o mais importante, o planejamento deixa claro se você gasta mais do que ganha ou não. Essa é uma questão fundamental para ter uma vida financeira saudável.

Tranquilidade

A sua tranquilidade financeira depende do seu conhecimento financeiro, principalmente sobre investimentos.

Digamos que você escolheu realizar aplicações de renda variável. É normal a Bolsa de Valores oscilar. Quem entende sobre o assunto, não se estressa quando as quedas ocorrem. Na verdade, é justamente o oposto. Esse tipo de investidor enxerga nesse momento uma oportunidade para comprar ações baratas.

Assim, quando elas valorizarem, ele as vende e fica com o lucro da operação.

No entanto, se você não buscou uma financeira e pensou que não valia a pena dedicar um pouco de seu tempo para estudar o mercado de ações, é provável que ficará desesperado quando souber que o valor de sua ação caiu bruscamente.

Então, o estresse tomará conta da situação ao surgir a seguinte dúvida: é melhor amargar o prejuízo e vender os papéis ou manter a posição e esperar?

É válido ressaltar que a situação é exatamente a mesma, apenas as reações mudaram. Quem fica menos estressado, vive com menos preocupações. Logo, essa pessoa terá mais saúde mental, emocional e física.

Aposentadoria segura

É intrínseco ao ser humano traçar metas, ter planos e sonhar.

Ao dar a devida importância para o conhecimento financeiro, você ficará muito mais motivado para buscar a concretização do seu planejamento. Com isso, seus sonhos pessoais estarão muito mais suscetíveis de serem realizados, visto que se trata de uma consequência natural de suas próprias atitudes.

Quando se coloca em prática tudo o que é lido, estudado e observado, as chances de alcançar o sucesso crescem significativamente.

Poupar e investir são verbos relacionados ao futuro. O economizador e o investidor de hoje serão os independentes financeiramente de amanhã. Nada mais necessário para ter uma aposentadoria segura e ser capaz de manter o seu padrão de vida quando chegar o momento de parar de trabalhar. Mesmo que isso pareça uma fase distante da vida, ela chegará e você precisa estar preparado.

Valorização de bens materiais

Tendo mais conhecimento financeiro não traz só um controle mais eficiente dos gastos e investimentos: com esse tipo de conhecimento, você fica preparado para compreender o real valor que o dinheiro tem.

Seus bens materiais serão úteis em sua vida e terão um propósito maior do que a compra compulsiva e desnecessária.

Além do mais, quem não precisa se preocupar com dívidas ou com recursos para cobrir despesas emergenciais fica mais disposto para aproveitar o que não tem preço, como passear com os filhos, conversar com os amigos, ter uma noite de sono tranquila, entre outras situações.

Felicidade

Curtir os momentos especiais que falamos acima, ou qualquer outra situação particular que toque seu coração, é a chave para a felicidade. Esse tipo de vivência é o que preenche nossa existência. E a inteligência financeira proporciona justamente essa sensação ao tirar de cena a angústia e a ansiedade de não saber se o dinheiro será suficiente para cobrir as contas do mês.

Como você pôde conferir neste post sobre conhecimento financeiro, a falta de informação a respeito de finanças, hoje em dia, é um grande problema. Não basta o salário entrar em sua conta e ficar por lá: é fundamental saber o que fazer para que seu dinheiro trabalhe a seu favor.

Em vista disso, saiba dividir seu tempo entre ser perseverante para conquistar uma boa renda e buscar informações a respeito de conceitos financeiros importantes.

Leia mais sobre os Primeiros Passos em Investimentos:
Como montar uma carteira de investimentos em 5 passos
Educação financeira para médicos: dos primeiros passos ao primeiro milhão.

Quem pode te ajudar a melhorar o seu conhecimento financeiro?

A Saúde + Ação é a parceira perfeita para ajudar na missão de aperfeiçoar o seu conhecimento financeiro. Temos muitos conteúdos relevantes e cursos para melhorar o seu conhecimento financeiro.

Desse modo, seus horizontes acerca das tendências do mercado serão ampliados e você também saberá como assumir riscos calculados. Acesse nosso site agora mesmo e saiba mais sobre o mundo das finanças.

APOSENTADORIA SEGURA

Leave a Comment