Blog
  • Blog
  • Reserva de segurança: Tranquilidade em tempos difíceis.

Reserva de segurança: Tranquilidade em tempos difíceis.

Reserva de segurança: Tranquilidade em tempos difíceis.

Caros leitores. Esperamos que todos estejam sentindo os benefícios de ter um orçamento mensal no verde. Sabemos que todos vocês já estão ansiosos para investir o dinheiro da forma correta e para ficarem cada vez mais próximos do primeiro milhão. Entretanto, de nada adianta investir o dinheiro se, numa situação inesperada, vocês consumirem todo o investimento! Assim, o patrimônio não conseguirá crescer a ponto de lhes fornecer renda futura.

Sabemos que a vida reserva surpresas e que nem sempre tais surpresas são agradáveis. Para que vocês possam ter tranquilidade nos momentos difíceis, é preciso dispor de uma reserva de segurança, também chamada de colchão financeiro. Não dispor desta reserva de segurança é um erro muito comum de investidores principiantes e, muitas vezes, responsável por prejuízos e decepção com os investimentos. Nós mesmos já presenciamos alguns colegas terem que assumir prejuízos e afastarem-se do investimento simplesmente por não terem construído uma reserva de segurança. Mas temos certeza que vocês, leitores, não cometerão este erro.

Agora que vocês já dispõem de um orçamento mensal no verde, isto é, passou a sobrar dinheiro todos os meses, ainda não é a hora de investir. É preciso construir a reserva de segurança. A reserva de segurança visa garantir a tranquilidade financeira, isto é, dinheiro disponível para pagar as contas, por um determinado período de tempo (seis meses a um ano, pelo menos) caso algum fato inesperado ocorra. Esta reserva representa paz e tranquilidade em tempos de tormenta. O dinheiro para construir a reserva de segurança virá como resultado do  planejamento financeiro.

É bem simples. Suponham que vocês necessitem de R$ 6.000,0 mensais para pagar todas as suas contas. Então, a reserva de segurança deverá ser de R$ 36.000,0 a 72.000,0. Esta reserva dará tranquilidade para vocês durante cerca de um ano, caso fiquem impedidos de trabalhar. Sabemos que em uma situação qualquer em que haja impossibilidade temporária para o trabalho, a renda de muitas pessoas pode, simplesmente, zerar. Se vocês tem uma reserva de segurança, não precisarão recorrer a empréstimo bancário, ao cheque especial ou a operadora de cartão de crédito. Portanto, vocês não terão que pagar juros! A reserva de segurança deverá estar aplicada em um fundo de renda fixa, por exemplo, que tenha resgate automático e sem perda da rentabilidade. Assim, o dinheiro poderá ser usado a qualquer momento, sem que haja perdas.

Além de evitar o pagamento de juros, a reserva de segurança dará flexibilidade para que vocês possam fazer as melhores escolhas e aproveitarem as oportunidades de trabalho que surgirem. Imaginem que vocês tem emprego fixo mas não tem nenhuma reserva de segurança. Se surgir outra oportunidade de trabalho, oferecendo um salário maior, vocês hesitarão em trocar o certo pelo duvidoso, pois se não der certo, poderão ficar desempregados a ainda assim, terão que pagar as contas. Isto acontece com muitos colegas médicos que trabalham em locais com baixa remuneração e condições de trabalho ruins, mas que continuam trabalhando porque tem que pagar suas contas todos os meses. Se vocês tiverem uma reserva de segurança de um ano, por exemplo, poderão aceitar o novo emprego com mais tranquilidade porque, se não der certo, haverá tempo para vocês conseguirem se reestruturar financeiramente. Se der certo, vocês passarão a ganhar mais e trabalharão em condições melhores.

Outra vantagem de se ter uma reserva de segurança é que ela funciona como proteção para o investimento enquanto ele cresce. Isso mesmo! Sabemos que todo investimento, principalmente os mais arrojados, passam por períodos de alta e baixa. Se vocês precisarem de dinheiro em um período em que o investimento esteja em baixa e não tiverem uma reserva de segurança, terão que usar o investimento. Como ele está em baixa, terão que amargar o prejuízo. Se tiverem uma reserva de segurança, poderão usá-la até que o cenário melhore e o investimento recupere.

Portanto, com a reserva de segurança, vocês terão mais tempo e mais liberdade para aproveitar as oportunidades; pagarão menos juros, pois não precisarão recorrer a empréstimos, cartão de crédito e cheque especial; além disso, vocês protegerão seus investimentos enquanto ele cresce.

Abraços a todos e até nossa próxima post.

Continuem conosco!

Posts relacionados

Tags:, , ,

Trackback do seu site.

Deixe um comentário

Um conjunto de ferramentas para ajudá-lo a enriquecer com saúde

Feito por médicos, para médicos