A rotina de uma clínica é mesmo agitada. Ela vai desde o fluxo de pacientes até as marcações de consultas, e ainda é preciso cuidar da manutenção dos equipamentos! Contudo, por mais que as questões relacionadas à atividade médica sejam o foco principal, os gastos e rendimentos precisam ser bem gerenciados.
Infelizmente, o conhecimento financeiro da maioria dos brasileiros fica muito aquém do ideal. Grande parte da população não sabe como lidar com o dinheiro e desconhece conceitos fundamentais sobre finanças. Por que será que isso acontece aqui no país?
O hábito de gastar mais do que ganha é muito comum entre pessoas das mais diferentes profissões. Quem nunca falou, ou ouviu alguém dizer, que “sobra mês para o meu salário”? Ou então que o importante é ser feliz e, como a vida é uma só, não faz sentido guardar dinheiro.
Você sabe como usar cartão de crédito sem cair em armadilhas? Trata-se de uma pergunta extremamente pertinente, pois o cartão é uma das principais causas do endividamento das famílias. Isso acontece devido aos juros compostos que são cobrados nas transações quando utiliza-se essa forma de pagamento. Dessa maneira, a dívida cresce rapidamente e depois fica difícil de pagá-la.
Devido às características da nossa economia, o brasileiro ganha em Real mas gasta em Dollar. Por essa razão, fazer investimentos fora do Brasil proporciona diversos benefícios, como segurança, solidez, possibilidades de diversificação, proteção cambial entre outros. Para você ter uma ideia, o mercado de capitais dos Estados Unidos é quase 50 vezes maior que o nosso. Por essa razão, a liquidez é também maior. Mas, você sabe como investir no exterior?
O Fundo Garantidor de Crédito foi instituído com o objetivo de proteger e oferecer mais estabilidade para o Sistema Financeiro Nacional. Seu papel é garantir a segurança e a liquidez dos recursos financeiros depositados ou investidos, para evitar crises nas instituições bancárias.
Se você quer tomar decisões mais acertadas no que tange seus investimentos, é necessário conhecer as taxas e os tipos de aplicações disponíveis no mercado. Uma dúvida muito comum, principalmente entre quem está começando a investir, gera confusão entre o que é CDI e CDB. Na verdade, a primeira sigla é uma taxa relacionada à rentabilidade, enquanto a segunda é um tipo de investimento.
Ter conhecimento acerca de aplicações financeiras e de práticas bem-sucedidas no mercado é fundamental para que você seja capaz de tomar decisões mais acertadas. Assim, fica mais fácil buscar boas rentabilidades, de modo a conquistar sua liberdade e independência financeira. Uma ótima maneira de buscar informações sobre o assunto é lendo livros sobre investimentos.
Quem deseja compreender melhor como funciona o mercado de ações logo vê a importância de estar sempre atualizado com o que acontece nele. Isso é particularmente importante para os traders. Por isso, é fundamental buscar ferramentas para acompanhar o Ibovespa em tempo real.
Sejamos sinceros, é bem difícil raciocinar quando o assunto é dinheiro — ainda mais se o objetivo é controlar o orçamento. Infelizmente, os maus hábitos são mais atrativos por trazerem uma satisfação rápida, mesmo que a conta chegue depois.