Ação preferencial e ordinária: quais as diferenças?

Conhecer as diferenças entre ação preferencial e ordinária é crucial na hora de tomar decisões sobre qual modalidade investir na hora de comprar ações. Dependendo do perfil do investidor, dúvidas sobre em qual empresa compensa arriscar ou se vai explorar o mercado fracionário também podem surgir nesses momentos.

Existem vários detalhes em questão e nem sempre é simples entender a linguagem de mercado e tomar uma decisão acertada. Tendo isso em vista, vamos explicar o que é ação preferencial e como ela se diferencia da ação ordinária.

Saiba também a importância de buscar conhecimento financeiro e orientações com especialistas no ramo. Boa leitura!

Entenda melhor os conceitos:

Primeiramente, vamos discorrer sobre alguns termos importantes para a compreensão deste tema. Veja quais são!

Mercado de ações

Em síntese, pode-se afirmar que o mercado de ações é o ambiente onde as empresas de capital aberto podem negociar partes fracionadas de seu patrimônio. Às vezes, essas operações de compra e venda de ações podem acontecer em mercados de balcão, mas comumente ocorrem em uma Bolsa de Valores.

Ação preferencial (PN)

A ação preferencial é assim chamada porque o investidor tem preferência em determinadas situações na empresa. A principal delas são os dividendos, que são frações do lucro da empresa que é dividida entre os acionistas. Assim, todos que investem em ações de determinada empresa têm direito em um percentual dos lucros obtidos por ela em um certo período.

Ação ordinária (ON)

Resumidamente, a ação ordinária é uma modalidade que permite ao investidor votar nas assembleias da empresa. Esse direito também garante a participação do acionista nas tomadas de decisão. Logo, enquanto na ação preferencial o acionista tem preferência nos dividendos, na ordinária, ele pode tem voz no controle da empresa.

Confira as principais diferenças entre ação preferencial e ordinária

Listamos as diferenças mais significativas entre as ações PN e ON. Veja quais são!

Ação ordinária dá direito a voto

Como vimos, a principal diferença entre as modalidades de ações é o direito pleno de voto e o poder de influenciar os rumos da empresa. Cada ação ordinária dá direito a um voto. Portanto, quanto mais ações o investidor possuir, maior será sua participação e peso nas decisões.

Quem tem ações ON também são chamados de “ordinaristas” e tem a garantia da participação das assembleias periódicas que ocorrem na empresa. Vale frisar, entretanto, que os pequenos acionistas não conseguem ter influência nas decisões, já que a quantidade de ações é determinante na hora da votação.

Os “preferencialistas”, assim chamados por terem ações PN também podem votar em caráter de exceção. Em situações específicas como no registro de prejuízos frequentes nos relatórios da empresa ou na falta de distribuição dos dividendos por três anos consecutivos, por exemplo, a legislação garante aos acionistas PN o direito de votar nas assembleias.

Ação preferencial permite receber dividendo maior

Acionistas PN têm prioridade na distribuição dos dividendos, os lucros da empresa. Normalmente, os “preferencialistas” têm direito ao recebimento de 10% a mais dos dividendos que os “ordinaristas”. No entanto, essa regra pode influenciar os preços das ações, já que as ações PN costumam ter valores maiores que as da ON.

Ação preferencial tem maior liquidez

Ainda que não seja regra geral, a ação preferencial apresenta maior liquidez que a ordinária. Isto é, esse tipo de ação é mais fácil de ser negociada. Evidentemente, há outros fatores que influenciam a liquidez, principalmente o status da empresa ou a valoração de suas ações.

Um exemplo típico são as ações da Petrobras: tanto a modalidade ON como a PN tem boa liquidez e são vendidas facilmente na Bolsa. Por essa razão, é preciso ter conhecimento sobre o comportamento do mercado de ações, pois há sempre o risco de investir em ações com baixa liquidez e, futuramente, não conseguir negociá-las.

Ação ordinária tem vantagem se empresa mudar de dono

Existe uma situação muito comum e que influencia na diferença entre os preços das ações: a expectativa de que uma empresa pode ser vendida faz o valor da ação ON ultrapassar o da PN. Nessas condições, basta o novo dono adquirir o chamado bloco de controle que, na prática, significa a aquisição de 50% das ações mais uma.

O bloco de controle é composto por ações mais valiosas porque dá direito a maior parte dos votos nas assembleias. Além disso, tais ações também superam a valoração das demais ações ON. Geralmente, essas ações são negociadas em conjunto para assegurar ao novo dono o direito de controlar a empresa.

Mas na venda do bloco de controle, a legislação favorece aos acionistas ON minoritários: por lei, eles têm direito no recebimento de 80% do valor recebido pela empresa na venda das ações do bloco.

Saiba como escolher a melhor opção para investir

Tomar decisões assim nem sempre é fácil, já que uma falha qualquer pode colocar em risco um patrimônio ou, no caso de investidores iniciantes, anos de economia. Por essa razão, convém analisar alguns fatores que podem reduzir as chances de erro e, de certa forma, proteger o seu dinheiro.

Geralmente, os “preferencialistas” optam por esse tipo de ação porque buscam apenas a lucratividade. Nem sempre se preocupam com status ou com os planos futuros da empresa. Já os investidores em ações ordinárias apostam nesse tipo de investimento para garantir o direito de voto nas assembleias.

Em tese, o mercado brasileiro apresenta um volume mais expressivo de ações PN. Para os investidores principiantes, essa liquidez pode ser mais atraente, mesmo que não represente segurança devido à possibilidade de oscilação do mercado. Todavia, para quem não tem muita pressa em receber os dividendos, as mais indicadas são as ações ON.

Veja como a Saúde + Ação pode ajudar

A Saúde + Ação é uma empresa criada por profissionais da saúde com o intuito de auxiliar os demais profissionais do ramo a cuidarem adequadamente de suas finanças pessoais e de seus respectivos patrimônios. Assim, oferecemos cursos específicos e consultoria focada em planejamento e controle das finanças da clínica ou consultório.

Vale destacar, por fim, que nossos profissionais têm a expertise necessária para auxiliar na decisão entre investir em ações preferenciais e ordinárias. Mais do que isso: a Saúde + Ação disponibiliza cursos online para apoiar os pequenos investidores e ajudá-los a adquirir o conhecimento que os levarão à independência financeira.

E você, precisa de mais orientações nesse sentido? É simples: entre em contato e conte conosco para o que precisar!

Leave a Comment