Já ouviu falar na CETIP? Veja sua relação com o mercado financeiro

CETIP é a sigla para Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados. Ela é uma instituição privada encarregada de processar, registrar, guardar e quitar os títulos financeiros privados presentes no mercado. A CETIP disponibiliza tecnologia e infraestrutura primordiais para que o mercado funcione de forma eficaz.

Vários tipos de operações como financiamento de veículos, aplicações em ativos, créditos imobiliários, entre outras, também passam pela instituição. A sua função é assegurar que os títulos e ativos privados sejam negociados com eficiência e confiabilidade.

Neste post falaremos sobre a relação da CETIP com o mercado financeiro e como ela interfere nos investimentos. Acompanhe!

CDB

CDB ou Certificado de Depósito Bancário é um título que os bancos ou instituições financeiras usam para conseguir dinheiro para fazer suas operações. O fato é que quando você faz um investimento em um CDB, empresta verba para a instituição disponibilizar para outras empresas ou pessoas. Como recompensa, você ganha uma remuneração, que são os juros do investimento que fez.

A questão é que cada banco tem uma política diferente no processo de captação e de empréstimo. Por essa razão, a rentabilidade líquida do CDB muda de acordo com a instituição. Como ele é um título de renda fixa, sua remuneração é determinada com regras bem claras e isso possibilita antecipar o retorno da aplicação. Por esse motivo que ele é uma das aplicações com mais segurança no mercado.

LCI

Essa é a sigla para Letra de Crédito Imobiliário. Ela financia empréstimos feitos por pessoas jurídicas e físicas para comprar imóveis, construir, reformar, incorporar ou outros objetivos que sejam ligados ao incentivo do mercado imobiliário.

Quando vai fazer a compra, o investidor decide entre títulos com rendimentos pré-fixados, que já apresentam um montante estipulado até a data do vencimento, ou pós-fixados, geralmente pagos baseados na rentabilidade do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Este acompanha a taxa básica Selic — a taxa de juros que os bancos exigem entre si para fazer operações financeiras. A isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas é uma das principais vantagens dessa letra de crédito.

Debêntures

Esses são títulos de dívida, de médio e longo prazo, expedidas por organizações com o objetivo de conseguir capital para financiar atividades. Nesse cenário, esses títulos disponibilizam direito de crédito aos seus investidores contra a instituição emissora.

Devido ao fato de serem lançados por empresas, esses títulos com renda fixa, geralmente, têm maior risco para seus investidores, se comparado a outros títulos de renda fixa. Por outro lado, as debêntures podem ser mais vantajosos devido a sua rentabilidade que, em geral, é maior nesse grupo de investimento.

Em março de 2017 foi aprovada a fusão da BM&FBovespa com a CETIP para formar a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a quinta maior bolsa do mundo em valor de mercado. Apesar da fusão, não houve mudança nos seus modos de operação, de tal forma que para os investidores, as funções de cada uma das instituições continuam ocorrendo como de costume.

Por fim, agora que você já sabe o que é CETIP, é essencial compreender sua ligação com a taxa CDI. Esse índice é utilizado pelas instituições financeiras como orientação para movimentações financeiras feitas entre eles. Isso se deve ao fato de que esses bancos são obrigados a finalizarem o dia com saldo positivo, devido a uma norma do Banco Central. Logo, eles fazem transferências de valores umas para as outras por meio do CDI, com o intuito de terem suas contas equilibradas.

Nosso post foi útil para você? Então, aproveite para ler também “Os 7 principais tipos de fundos de investimento que você deve conhecer” e saiba mais sobre o assunto!

Leave a Comment