Gestão fiscal para consultórios: entenda a importância

Até o final de outubro de 2020 o impostômetro (https://impostometro.com.br/) apontava para uma arrecadação de cerca de R$ 1,7 trilhões. Considerando que o Brasil ainda está sob efeito da mais grave crise vivenciada até o momento, estes valores são, no mínimo, alarmantes. Mais ainda, o Brasil é o pais que mais tributa empresas dentre os países membros da OCDE; cerca de 35% de tributação. E pior, o Brasil ocupa a 30a posição quando se avalia o retorno dos valores arrecadados na forma de melhorias para a sociedade. Conclusão: no Brasil paga-se tributos demais e tem-se retorno de menos!

Com isso fica claro que, embora existam diversos fatores com o potencial de impactar o sucesso de um consultório médico, a gestão fiscal é um dos (senão o) mais importantes. Afinal, se ela não for feita, ou mesmo se for realizada de um modo equivocado, os sócios do consultório podem sofrer uma série de prejuízos. Nesse contexto, é necessário considerar que uma gestão tributária ineficiente pode acarretar, até mesmo, problemas judiciais para os proprietários do consultório, que podem ser penalizados com multas.

Você gostaria de se precaver e evitar esse tipo de situação? Leia o artigo, descubra o que é a gestão fiscal e entenda os procedimentos requeridos para implementá-la em seu consultório médico!

Conceito de gestão fiscal

A gestão fiscal pode ser descrita como o conjunto de processos e procedimentos realizados com a intenção de otimizar o pagamento de tributos. Como exemplos desses tributos, podemos citar o ICMS, o ISS e o imposto de renda.

Basicamente, a finalidade dessa gestão é garantir que a prestação de contas, aos órgãos responsáveis pelo recebimento de tributos, será realizada do modo mais eficiente possível. O que se faz necessário para que erros sejam evitados e, também, para que o processo seja executado do modo mais simples e rápido.

Importância da gestão fiscal

O Brasil é conhecido como um dos países com a legislação tributária mais complexa. Isso vai muito além do preço dos tributos em si. A grande questão é que as regulamentações que regem cada imposto são tão complexas que grandes empresas costumam destacar departamentos inteiros apenas para lidar com elas.

No caso das empresas de menor porte, a realidade vivida pela maior parte dos consultórios médicos, esse tipo de investimento não é viável. O que acaba por exigir que os médicos se preparem para lidar com o assunto.

Sem esse cuidado, o profissional não será capaz de acompanhar de perto o trabalho de seu contador, o que é extremamente perigoso. Afinal, por mais confiável que seja o profissional de contabilidade, os sócios do consultório precisam ter certeza de que as atitudes tomadas por ele, de fato, são as melhores opções para o negócio.

Riscos de uma gestão fiscal ineficiente

Ao deixar de lado a gestão fiscal de seu consultório médico, os seus proprietários acabam por se expor a uma série de riscos. Dentre eles, o de preencher documentos de modo equivocado ou deixar de pagar os valores corretos de cada tributo.

Se um erro grave como esse ocorrer, o consultório pode ser notificado pela Receita Federal. O que exigiria que seus donos gastassem tempo e recursos para justificar o erro contábil. Dependendo da situação, a Receita poderia até mesmo impor multas ao negócio, prejudicando diretamente o fluxo de caixa.

Benefícios da gestão fiscal

Ao organizar melhor a gestão de tributos do consultório médico, seus proprietários podem evitar todos os problemas que foram citados. Isso gera para eles uma vantagem competitiva, principalmente em relação aos negócios que não tiveram o mesmo cuidado.

Outro ponto a ser ressaltado é que, muitas vezes, as empresas têm o direito de receber créditos devido ao pagamento de tributos em excesso. Uma gestão fiscal eficiente abre espaço para que os sócios do consultório identifiquem essas oportunidades com mais facilidade, o que os permite ter acesso a mais recursos.

A grande questão é que, para auferir os benefícios da gestão fiscal, os profissionais de saúde precisam contar com os serviços de um contador qualificado e de confiança. Além disso, eles precisam se inteirar a respeito da gestão de negócios e do modo como as questões fiscais a afetam. Conhecimentos que podem ser auferidos por meio de cursos prestados por organizações especializadas.

Você gostaria de aprender a gerir seu consultório e suas finanças pessoais de um modo otimizado, com especialistas que realmente entendem as demandas dos profissionais de saúde? Entre em contato conosco e descubra a solução da Saúde Mais Ação!  

Leave a Comment