1password: entenda como funciona o aplicativo para senha

É impossível lidar com o meio tecnológico sem utilizar senhas. Elas estão em todo lugar: acesso à internet, redes sociais, aplicativos, lojas online, contas bancárias, aparelhos celulares e até mesmo na TV. Já parou para pensar em quantas senhas você tem? Para simplificar sua vida, foi criado o 1password, um aplicativo para senha que armazenará todas elas para você. E não para por aí.

Além do trabalho — muitas vezes penoso! — de decorar todas as senhas, estamos sujeitos a ter nossa privacidade comprometida ao abrirmos mão da segurança online escolhendo senhas de fácil dedução, como data de aniversário ou senhas repetidas para diferentes serviços. Sem contar que nem todos os sites permitem que utilizemos o padrão de senhas com o qual já estamos acostumados, podendo solicitar a adição de letras maiúsculas, numerais, caracteres especiais etc.

Mas será que devemos realmente confiar em um aplicativo para senha? Precisamos mesmo lançar mão desse tipo de ferramenta? Confira neste texto por que você deve utilizar o 1password e confiar nele para gerenciar tanto informações pessoais quanto as do consultório.

O que é o 1password?

O 1password é um aplicativo desenvolvido pela AgileBits que armazena suas informações confidenciais, facilitando o acesso a elas e proporcionando maior segurança para suas contas e dados online. Ele tem design bastante intuitivo, tornando fácil a percepção de suas funcionalidades. É possível ter uma boa noção de como utilizá-lo em poucos minutos.

A ferramenta pode ser usada em diversos aparelhos: smartphones, tablets (com Android e iOS) e computadores (com Mac e Windows).

Mas, afinal, o que de fato torna esse aplicativo para senha tão interessante? Continue conosco para entender como o 1password funciona.

[sc name=”Seja um parceiro”]

Como funciona o 1password?

Tendo adquirido o aplicativo para AndroidiOS ou a versão para navegadores, você precisa decidir qual será sua senha definitiva, que é a senha mestra. Aqui você pode escolher uma combinação de letras e números que seja fácil de decorar e que, preferencialmente, faça sentido para você de alguma forma. Pode ser o nome de alguém, alguma data especial ou uma mistura de várias referências.

Lembre-se que não deve optar por senhas óbvias, uma vez que todas as demais senhas gerenciadas pelo 1password estarão disponíveis caso alguém descubra sua senha mestra.

Para inserir novas senhas na memória do aplicativo, temos duas opções: sempre que fizer login em algum site, o 1password pergunta se você deseja gravar a senha em questão; ou você pode optar por fazer o mesmo clicando no símbolo “+” no próprio aplicativo. O 1password permite que você preencha informações como o nome do site, URL, login no site, senha e até mesmo insira uma imagem para associação.

Além disso, você deve utilizar tags corretamente e de maneira eficiente para facilitar a busca por senhas, o que se mostrará extremamente útil, principalmente quando o número de senhas gravadas no aplicativo já estiver grande. Uma boa dica aqui seria utilizar tags que possam englobar vários aplicativos, como “redes sociais” para Twitter e Facebook, por exemplo.

Para utilizar a senha gravada no 1password, basta clicar em “copy” e colar a informação no campo do aplicativo ou site correspondente. Caso deseje alterar as informações, clique em “edit” para inserir as modificações a serem feitas.

O 1password armazena suas informações em diferentes categorias, cada uma preparada para um tipo específico de informação: em “Accounts”, você encontrará o que estiver relacionado a contas de email, FTP ou iTunes; em “Identity”, você deve guardar dados dos seus documentos e cartões pessoais; em “Notes” você pode anotar as informações que deseja manter confidenciais, podendo armazenar até 1GB de documentos; em “Softwares”, você deve armazenar as senhas utilizadas nos softwares que possuir, bem como informações utilizadas pelo usuário no acesso de cada um deles; e em “Wallet”, devem ser guardadas informações ligadas às suas finanças, como contas de banco e cartões de crédito.

Além dessas informações, você pode utilizar as “Smart Folders” para separar as senhas no 1password de acordo com o ambiente em que se encontra. Assim, fica fácil de separar as informações pessoais das profissionais, por exemplo.

Outra funcionalidade interessante desse aplicativo para senha é a possibilidade de gerar senhas aleatórias, tornando suas informações ainda mais seguras.

Caso deseje, ainda é possível compartilhar determinadas senhas com a família ou colegas de trabalho. Dessa forma, tais dados não ficam restritos somente a você, o que é interessante para o acesso de contas que não são utilizadas apenas por uma pessoa, por exemplo.

Dentre as demais funcionalidades, ainda destacamos que a versão do 1password para navegadores conta com navegação por atalhos do teclado, busca inteligente, memória contextual e preenchimento automático de caixas de diálogo, logins, senhas e códigos de autenticação em dois fatores.

Tendo em vista tantas possibilidades, você pode estar se perguntando se deve confiar tantas informações sigilosas a um aplicativo para senha. Acredite: com o 1password você estará em boas mãos!

O 1password é realmente seguro?

A segurança de aplicativos utilizados para guardar senhas ainda é motivo de discussão no meio tecnológico. Atenção especial deve ser dada a tal fator, uma vez que os crimes digitais estão cada vez mais complexos. Contudo, com o 1password, você não tem motivos para se preocupar.

As informações armazenadas no aplicativo são criptografadas, não havendo, portanto, maneira de seus dados serem publicados ou distribuídos, uma vez que só você tem as chaves necessárias para desbloqueá-los.

Apenas aparelhos previamente autorizados por você podem acessar sua conta e os dados nela contidos. Além disso, o 1password é executado na Amazon Web Services, que é o maior e mais seguro provedor de infraestrutura existente.

Agora está claro que, se você tem interesse em organizar melhor suas informações pessoais e profissionais, o 1password é, de fato, uma boa alternativa. Você pode adquirir o plano que melhor o atenderá por um preço menor do que vale a sua segurança. São eles: 1password e 1password Families. Este último permite que você convide até cinco pessoas para compartilhamento ilimitado.

Gostou das nossas dicas para organizar suas informações em um aplicativo para senha? Temos muito mais conteúdos interessantes para oferecer. Siga a Saúde + Ação nas redes sociais e fique por dentro das novidades. Estamos presentes no Facebook e no LinkedIn.

Leave a Comment