4 erros que você não pode cometer ao comprar ações

Independentemente do perfil do investidor, seja iniciante ou experiente, é preciso conhecer os erros que a maioria comete na hora de comprar ações, pois esse investimento vale muito a pena. Contudo, ficar atento a alguns cuidados faz toda a diferença para a segurança de seu investimento, além de trazer um importante aprendizado. 

Nessa perspectiva, vamos explicar como investir em ações de forma mais segura e lucrativa. Para isso, apresentaremos os 4 erros mais comuns que você não pode cometer ao fazer esse investimento. Entenda, também, a importância de buscar sempre aprender sobre os investimentos em ações e como esse conhecimento ajuda a evitar certos erros. Aproveite a leitura!

1. Comprar ações sem entender do negócio

Quem pretende investir em ações deve estar sempre de olho nas novidades que surgem e sempre acompanhar as tendências do mercado. Primeiramente, é importante saber diferenciar investimento de especulação, para não tomar decisão precipitada e perder dinheiro.

Provavelmente, você ouvirá falar de diferentes opções de investimentos, o que pode gerar dúvidas sobre qual é a melhor opção. Nesse sentido, buscar conteúdos de valor e fazer cursos sobre gestão de finanças pessoais ajuda a adquirir familiaridade nesse ramo. Por isso, o primeiro erro a evitar é comprar ações sem entender do negócio.

2. Não diversificar os investimentos

Um dos conselhos dos economistas é sempre procurar diversificar os investimentos. Isso se justifica porque a carteira diversificada pode proteger o seu dinheiro: caso ocorra algum prejuízo em uma das modalidades de investimento, o outro pode compensar essa perda. 

Vale frisar que esse tipo de erro é mais comum do que se imagina e acontece até mesmo com investidores mais experientes. Logo, esteja atento a esse cuidado e evite a empolgação momentânea de apostar tudo em um único investimento, mesmo que isso pareça uma oportunidade promissora.

3. Investir somente na alta

Um dos fatores mais relevantes do mercado de ações é investir quando elas estiverem em baixa, ficar de olho nas cotações e esperar aumentar o preço para vendê-las. Em síntese, evite comprar ações na alta, pois isso pode colocar seu investimento em risco. Dificilmente as cotas aumentarão de valor o suficiente para garantir lucratividade a quem arrisca investir dessa forma.

4. Não avaliar os riscos do investimento

Por fim, é necessário destacar a importância de não tomar decisões baseadas em opiniões de terceiros sem conferir, de perto, a real condição do mercado. Avalie, pois, todos os fatores que influenciam o mercado de ações: as taxas de juros, a variação da inflação e, até mesmo, alguma ocorrência importante no mercado externo que impacta a variação na Bolsa de Valores.

Pode-se concluir, por fim, que comprar ações pode ter um retorno favorável mesmo nesse cenário de instabilidade econômica. Entretanto, é preciso ficar atento a essas dicas para evitar erros e atingir objetivos mais promissores. Além disso, priorize um bom planejamento, mantenha a disciplina de sempre analisar o contexto, pois investir exige cuidado e atualização do conhecimento financeiro.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca tempo: aproveite para ver também sobre ações que pagam dividendos!

Leave a Comment