Blog
  • Blog
  • Como usar cartão de crédito sem cair em armadilhas?

Como usar cartão de crédito sem cair em armadilhas?

Como usar cartão de crédito sem cair em armadilhas?

Você sabe como usar cartão de crédito sem cair em armadilhas? Trata-se de uma pergunta extremamente pertinente, pois o cartão é uma das principais causas do endividamento das famílias. Isso acontece devido aos juros compostos que são cobrados nas transações quando utiliza-se essa forma de pagamento. Dessa maneira, a dívida cresce rapidamente e depois fica difícil de pagá-la.

Está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste post, explicaremos detalhadamente quais são as melhores práticas para usar esse modelo de pagamento sem entrar em dívidas. Acompanhe a seguir!

Como usar o cartão de crédito sem cair em armadilhas?

Realmente o cartão de crédito é bastante útil, pois ele proporciona que façamos compras a prazo sem precisar ter dinheiro em espécie. Isso é mais comum nas ocasiões em que não temos valor suficiente para comprar um produto ou um serviço à vista, ou seja, na maioria das vezes, trata-se de um item de alto valor ou de uma situação emergencial.

No entanto, esse benefício pode ter um preço, que algumas vezes sai bem caro! Pensando nisso, na sequência do artigo, falaremos detalhadamente sobre quais são as melhores práticas para não cair em armadilhas ao usar o cartão de crédito.

Calcule os riscos

Isso vale para diferentes áreas das nossas vidas, indo além do aspecto financeiro. É muito importante calcular os riscos e tentar prever as consequências antes de fazer as compras, especialmente pelo cartão de crédito.

Pode parecer um pensamento pessimista, mas a cautela é fundamental devido aos juros compostos e às altas taxas cobradas na operação. Com isso, a dívida cresce rapidamente e, se a pessoa não ficar atenta em relação a isso, pode ser difícil pagar a despesa no futuro.

Evite ter outros cartões de crédito

Outra dica que o ajudará a usar o crédito de forma equilibrada é evitar ter mais de um cartão. Isso porque, quando isso acontece, fica difícil ter o controle das despesas. Além disso, o simples fato de ter mais de um cartão gera uma despesa extra: as anuidades.

Vale destacar ainda que concentrar as compras em apenas um cartão de crédito favorecerá a acumulação de pontos. Com isso, pode ser mais fácil alcançar os seus objetivos (pode ser uma viagem internacional, um intercâmbio, entre outros).

Estabeleça um limite por fatura

Também é muito importante estabelecer um limite por fatura. Nesse momento, surge a seguinte dúvida: como saber qual é esse limite? A melhor maneira de descobrir isso é por meio da definição de um orçamento. Seguindo essa medida, você saberá o quanto poderá gastar sem se comprometer financeiramente e sem se enrolar.

Como vimos, o cartão de crédito é uma ferramenta muito importante, que ajuda as pessoas na realização de compras a prazo. No entanto, esse tipo de pagamento deve ser feito com moderação, pois o exagero pode levar ao endividamento devido às altas taxas de juros. Assim, você pode cair em armadilhas. Fique atento!

Gostou deste post sobre como usar cartão de crédito? Então, compartilhe este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham acesso a essas dicas!

 Inteligência financeira para enriquecer com saúde

Deixe um comentário

Um conjunto de ferramentas para ajudá-lo a enriquecer com saúde

Feito por médicos para médicos