Google sala de aula: o app que vai revolucionar o modo de aprender!

O avanço das tecnologias, principalmente direcionadas ao mundo virtual, trouxeram um mundo de possibilidades. Hoje em dia, é possível acessar diferentes tipos de conteúdos e conhecer uma infinidade de assuntos. É claro que, no quesito ensino, os aparatos tecnológicos não poderiam ser mais bem-vindos, inclusive, com a existência de uma plataforma exclusiva para o ensino: o google sala de aula ou classroom.

Um local desenvolvido para que aulas sejam lecionadas diretamente do computador, facilitando a comunicação entre professores e alunos. Quer conhecer mais sobre essa tecnologia? Então continue a leitura!

O que é Google Clasroom?

Com o objetivo de ser uma plataforma de extensão para o trabalho do professor, o Google Classroom foi desenvolvido para criar salas de aula virtuais. Sendo assim, o usuário tem todas as ferramentas para o ensino-aprendizagem e pode não só criar sua própria sala, como disponibilizar aulas on-line, adicionar alunos e elaborar tarefas.

Como funciona o Google Sala de Aula?

Por ser uma plataforma do Google, é necessário ter uma conta para acessá-lo. O funcionamento do Classroom é bem simples e traz bastantes funções para os usuários, tanto professores como alunos.

Dito isso, o administrador pode criar sua turma, gerenciar conteúdos, criar documentos, avaliações e distribuí-los. Os alunos, para terem acesso à plataforma, devem estar cadastrados pelo administrador. Eles definem um login e recebem uma senha gerada pelo professor/administrador.

O Google Classroom é encontrado no formato on-line para computador e também como app para dispositivo mobile (Android e IOS). Em caso de o professor trabalhar em alguma escola, é interessante associar a sala ao perfil da escola pelo G suite for Education.

Quais as principais funcionalidades?

Existem muitas funcionalidades para tornar a experiência bem interativa entre os usuários. Por exemplo, é possível anexar links e arquivos com a alternativa de estipular prazos para entrega dos trabalhos. Os alunos conseguem ver os conteúdos e anexar os seus trabalhos, assim como enviar os arquivos para o professor. Além disso, a sala virtual tem algumas funções como mural, alunos e sobre. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir.

Função mural

Funciona como uma linha do tempo em que se pode ver os principais trabalhos elaborados pela turma. É uma funcionalidade bem parecida com o que encontramos em redes sociais, como a página de inicial de um perfil do Facebook, onde vemos tudo o que a pessoa postou/compartilhou durante um período.

Alunos

Nessa área se consegue fazer uma lista com todos os estudantes do curso. Uma função essencial, pois é nela que os convites para os alunos são feitos.

Seção “sobre”

É onde estão as configurações de alguns detalhes da plataforma, como o tipo de turma, agenda e a conta do Google Drive. Além de definir uma sala de aula presencial para passar o conteúdo da ferramenta, caso exista essa possibilidade.

Como criar uma conta no aplicativo?

Primeiramente, ao entrar na tela do Google Classroom, será necessário que o usuário tenha uma conta no Google Apps for Education. A página ainda está em inglês, porém, não é complicado entender o que se pede.

O usuário precisa informar seu nome completo, informações sobre a instituição a qual pertence (tipo, site da escola ou universidade, e-mail, número de alunos, endereço etc). Preenchidos esses dados e criado o seu login e senha, ele já pode entrar no Google Sala de Aula.

Como configurar?

Ao cadastrar, apesar da facilidade em colocar o endereço e outras informações, o usuário/administrador pode encontrar um empecilho em relação ao e-mail e site da escola. Caso ele seja um professor independente, apenas com o intuito de disponibilizar material para os seus alunos, ele pode encontrar dificuldades na hora do cadastro. É preciso ter um domínio para confirmar a admissão.

Feito todo o procedimento de cadastro, o utilizador já pode entrar no Google Classroom com o login do Apps for Education e ter acesso a todos os benefícios que essa plataforma proporciona.

[sc name=”Seja um parceiro”]

Quais são os principais benefícios do aplicativo?

O Google realmente criou essa plataforma com o intuito de melhorar as interações entre professores e alunos e proporcionar tudo o que é possível fazer em uma sala de aula em um ambiente virtual. Assim, vamos conhecer alguns dos principais benefícios.

Comunicados

É possível escrever comunicados e publicá-los para que todos os cadastrados vejam, como uma espécie de mural — e ainda dá para adicionar links, vídeos e até documentos.

Enviar avaliações

Na página direcionada a turma, o administrador consegue enviar avaliações ou trabalhos colocando prazos para a entrega, inclusive, anexando documentos ou links. Assim como, é possível mandar a mesma tarefa para turmas diferentes.

Mensagens

A plataforma possibilita a criação de mensagens específicas para grupos de alunos. Também permite feedbacks das avaliações diretamente ao aluno autor. Do mesmo modo, conversas em tempo real com a turma.

O que posso aprender com o caso FMUSP?

A Faculdade de Medicina da USP – FMUSP é um bom exemplo de como a tecnologia pode ser de grande auxílio para melhorar o alcance das aulas. A FMUSP é mais uma utilizadora dos benefícios da plataforma do Google Sala de Aula, chegando a ter 80% das suas disciplinas cadastradas na ferramenta.

Com isso, ela conseguiu melhorar muito a distribuição de seus documentos, disponibilizando materiais on-line e unificando as turmas. Antes da plataforma, a faculdade tinha sérios problemas com vários domínios de e-mails em diferentes departamentos. Isso acabava prejudicando o acesso dos alunos, que ficavam confusos.

Com o Google Classroom não só foi possível unificar o acesso, mas também ter bons resultados em áreas como a Residência Médica e nos cursos de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Os próximos passo serão desenvolver videoaulas exclusivas para a plataforma.

Qual a importância da tecnologia para o ensino-aprendizagem?

Iniciativas como o Google Classroom representam muitas possibilidades, mas principalmente, indicam como o ato de lecionar não precisa estar preso apenas a uma sala de aula. O ambiente virtual pode ser utilizado para disponibilizar a acesso ao conhecimento de uma maneira prática e fácil. Mostrando que não há barreiras entre os professores e seus alunos.

Hoje, mais do que nunca, é preciso estar atento para o que tecnologias, como a proporcionada pelo Google, podem oferecer ao ensino-aprendizagem e entender que essas ferramentas estão aí para complementar a relação entre todos os membros da sala de aula, assim como melhorar o alcance das instituições de ensino.

Temos certeza que esse texto foi bem útil para esclarecer as funcionalidades do Google Sala de aula ou Classroom. Quer acompanhar mais desse tipo de conteúdo? Então assine a nossa newsletter!

Leave a Comment