Letra de Câmbio: entenda esse tipo de investimento

A Letra de Câmbio é uma das aplicações que podem gerar boa rentabilidade neste período de recessão econômica resultante da pandemia de COVID-19. Por essa razão, quem busca por investimentos — mais rentáveis e seguros — aposta nesse tipo de título de renda fixa para controlar as finanças e impulsionar os negócios.

Nessa perspectiva, vamos explicar o conceito de Letra de Câmbio, apresentar as principais modalidades e as aplicações mais utilizadas. Também, veja as vantagens e os riscos desse investimento e conheça as melhores opções para valorizar seu dinheiro a longo prazo. Aproveite a leitura!

Afinal, o que é uma Letra de Câmbio?

A Letra de Câmbio tem um nome diferente, mas atrativo, e sugere algo interessante em meio às dúvidas de qual estratégia utilizar para fazer o dinheiro render mais. Esse e alguns outros motivos tornam a Letra de Câmbio um título de renda fixa de grande destaque no mercado financeiro. 

Primeiramente, convém salientar que ela pertence ao mesmo grupo do Certificado de Depósito Bancário (CDB), das Letras de Crédito Imobiliário (LCA) e das Letras de Crédito Agronegócio (LCI). A Letra de Câmbio ganha notoriedade por ser, em algumas situações, uma opção segura em relação às demais.

Semelhantemente ao CDB, a Letra de Câmbio é uma forma de investimento exclusiva das instituições financeiras. As sociedades de crédito, de investimento e de financiamento se utilizam dessa alternativa para aumentar a captação de recursos e, com isso, obter maiores lucros ao emprestar aos clientes.

Ainda que a diferença pareça ser insignificante, isso garante substanciais benefícios para quem investe nessa aplicação. Se comparada aos bancos, as instituições financeiras podem representar um risco maior na captação de recursos. Por isso, elas oferecem vantagens mais atrativas, o que torna a Letra de Câmbio um bom negócio.

O que garante a segurança da Letra de Câmbio?

Com a oferta de taxas de rendimento mais altas, a Letra de Câmbio torna-se uma interessante oportunidade para quem procura opções para diversificar os investimentos, mas não quer arriscar muito. Ainda que todo investimento represente um certo risco, é preciso avaliar bem o mercado e escolher a alternativa mais segura.

Muitos questionam a segurança desse tipo de investimento, já que as financeiras não têm o mesmo suporte financeiro que os bancos. No entanto, diferentemente do que acontecia há algumas décadas, na atualidade, as Letras de Câmbio apresentam riscos bem menores para os investidores.

Assim como acontece com o CDB e os demais investimentos de renda fixa, hoje, quem opta pelo investimento em Letra de Câmbio também conta com a garantia necessária à tranquilidade e à segurança da aplicação. Esses títulos têm cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), instituição privada responsável pela gestão dos mecanismos que protegem os investidores.

Quais são os tipos de Letra de Câmbio?

Há três subtipos de Letras de Câmbio. Veja quais são!

Pós-fixada

A Letra de Câmbio pós-fixada segue as mesmas características dos CDBs, além de ser o modelo de mais popularidade entre as demais formas de aplicação. Nessa modalidade de investimento, a rentabilidade ficará vinculada ao Certificado de Depósito Interbancário, o CDI. 

Esse tipo de Letra de Câmbio está atrelado às seguintes normas:

  • a taxa apresenta valores próximos à SELIC, instituição que determina, junto ao Banco Central, a taxa básica de juros no país;
  • após o contrato, o prazo da aplicação não pode ser alterado;
  • ao fim do período de contratação, o capital será acrescido pelo percentual sobre a taxa da SELIC.

Prefixada

Também tem um modelo parecido com os CDBs prefixados, nos quais a rentabilidade pode ser conhecida no instante em que se formula o contrato. Entre as demais modalidades, nesta, o investidor fica sabendo, imediatamente, qual será o lucro da aplicação.

As principais características da Letra de Câmbio prefixada são:

  • é possível ter atenção e cuidado ao avaliar a previsibilidade de retorno na hora da aplicação;
  • é necessário analisar as projeções do mercado, pois as taxas SELIC e a inflação podem influenciar nos lucros;
  • há possibilidade de optar por taxas superiores ou iguais às da Selic, para que o seu investimento se valorize mesmo que a inflação caia.

Híbrida

Como o próprio nome sugere, a Letra de Câmbio híbrida é caracterizada pela fusão das duas modalidades de aplicação anteriormente descritas. Na verdade, essa hibridização possibilita uma combinação entre o modelo de remuneração fixo com outro que seja variável.

Observe as características:

  • normalmente, esse modelo está vinculado à variação dos índices de controle de preços mais utilizados na economia brasileira;
  • essa combinação é vantajosa porque garante rentabilidade acima da inflação, principalmente para investimentos a longo prazo.

Quais são os benefícios e os riscos de investir em Letras de Câmbio? 

Como toda aplicação financeira, a Letra de Câmbio também apresenta prós e contras. Por isso, antes de fazer esses investimentos, o ideal é buscar conhecimento por meio de cursos para finanças pessoais e fazer um bom planejamento financeiro.

Nessas considerações, listamos algumas vantagens e desvantagens em investir nessa modalidade de negócio.

Primeiramente, observe os benefícios:

  • diversificação do investimento: diversificar as aplicações pode reduzir os riscos e tornar o dinheiro mais rentável;
  • rendimento: apresenta remuneração mais interessante quando comparada a outras modalidades de aplicação, como CDB, CDI e poupança;
  • previsibilidade: a Letra de Câmbio prefixada permite que o cliente saiba, de imediato, o rendimento que terá;
  • garantia: tem cobertura do FGC, fundo privado que cobre créditos de até R$250 mil por CPF.

Quanto aos riscos, convém ficar atento aos seguintes fatores:

  • prazo: mesmo que seja permitido investimentos em prazos menores, a rentabilidade da Letra de Câmbio é maior para períodos acima de 1 ano;
  • cobrança de impostos: exige-se o pagamento de Imposto de Renda (IR) e de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
  • liquidez: a Letra de Câmbio não possibilita liquidez diária. Em caso de resgate antecipado, o investidor pode perder dinheiro.

Como você notou, a Letra de Câmbio é um dos melhores investimentos para quem busca um retorno seguro e com liquidez a longo prazo. Ainda que o país enfrente um cenário de instabilidade econômica, é possível encontrar alternativas que simbolizam chances reais de independência financeira.

Essas informações foram úteis para você? Então, ajude a disseminar o conhecimento: compartilhe este post nas redes sociais de seus contatos!

Leave a Comment