O que é Circuit Breaker e de que forma impacta o mercado financeiro?

Ao longo dos anos, o investimento em ações de boas empresas tende a ser altamente rentável. Contudo, em determinados períodos, o mercado pode ser afetado por situações adversas e sofrer quedas inesperadas. O Circuit Breaker surgiu para reduzir os danos causados por eventos como esses!

Quando a ferramenta é acionada, os investidores e traders recebem um tempo extra para pensar. O que os permite encarar os preços e as características dos ativos de um modo mais frio, evitando que eles tomem decisões ruins ao agir por impulso. Dada à volatilidade do mercado, e o período de incertezas que ainda vivemos, entender esse dispositivo da bolsa é de suma importância para os investidores. Principalmente para aqueles que fazem seus primeiros aportes.

Continue a leitura e entenda o que é Circuit Breaker e conheça suas principais características!

O conceito de Circuit Breaker

Por melhor que esteja a economia de um país, sempre existe a possibilidade de que um evento drástico, e bastante inesperado, ocorra e derrube os preços dos ativos negociados na bolsa de valores. Uma vez que esse tipo de evento não costuma comprometer de forma permanente a operação de negócios bem geridos, e posicionados em áreas promissoras, os seus efeitos negativos tendem a desaparecer no médio e no longo prazo.

O problema é que, ao ver todos os preços caindo de um modo incomum, os investidores podem ficar desesperados e vender seus ativos por um preço muito baixo. Uma atitude que obviamente causaria prejuízo. Contudo, quando o Circuit Breaker é acionado todas as negociações na bolsa são paralisadas por um período previamente estipulado. Nesse espaço de tempo, os traders e investidores podem analisar a situação com calma, o que abre espaço para que eles evitem tomar decisões ruins.

É válido ressaltar que a ferramenta pode ser acionada em 3 estágios diferentes. Continue a leitura e confira cada um deles!

1° estágio

O primeiro estágio do Circuit Breaker acontece em momentos nos quais o Índice Ibovespa cai 10%, isso em relação às cotações no fechamento do último pregão. Nesse estágio, as negociações na B3 são interrompidas por 30 minutos.

2° estágio

Depois que o período de 30 minutos termina, a negociação de ativos é liberada. Contudo, se o ritmo da queda continuar e chegar aos 15%, o segundo estágio do Circuit Breaker é acionado. Essa fase exige que todas as negociações na B3 sejam paralisadas por 1 hora.

3° estágio

Após o fim do segundo estágio, se a tendência de queda continuar e o Índice bater uma desvalorização de 20%, em relação ao fechamento anterior, o 3° estágio do Circuit Breaker é acionado. Aqui, cabe à própria B3 definir o tempo de paralisação. Via de regra, ela costuma ser encerrada por um dia.

A importância desse mecanismo

Mesmo os investidores mais experientes, quando colocados em uma situação na qual os preços dos ativos caem de um modo exagerado, tendem a se deixar levar pelo lado emocional. O que obviamente pode acarretar graves prejuízos.

Esse risco é ainda mais alto para o investidor iniciante, que não tem informações e conhecimentos suficientes para compreender que as quedas não estão diretamente relacionadas ao valor real dos ativos e que suas cotações tendem a se recuperar no médio prazo.

O Circuit Breaker, por sua vez, cria um espaço de tempo para que o investidor analise o mercado de uma maneira mais racional. De modo que, além de evitar prejuízos, a ferramenta ainda pode ajudá-lo a identificar boas oportunidades.

A relação entre Circuit Breaker e Leilão de Ações

Diferentemente do Circuit Breaker, o Leilão de Ações ocorre quando os preços individuais de um determinado ativo, negociado na bolsa, enfrentam uma queda anormal. Quando esse evento ocorre, a negociação não é paralisada, mas a compra e a venda do ativo só é efetivada se a oferta e a demanda forem equivalentes. Ou seja, quando o preço de venda for igual à proposta de compra.

Esse mecanismo é útil, pois impede que o emocional dos investidores leve a uma desvalorização irracional de ativos. É válido ressaltar que o Leilão de Ações deve durar 5 minutos, mas pode ser prorrogado por mais 5 minutos. Além disso, o evento só ocorre nos seguintes casos:

  • quando, no pré-mercado, a cotação da ação cai 10% em relação ao valor do fechamento anterior;
  • quando, no decorrer do pregão, ocorre uma queda — ou mesmo uma alta — maior que 10% da cotação do ativo em relação ao seu preço de abertura;
  • quando, em qualquer período do pregão, a cotação de um ativo varia entre 10% e 19,99%, isso em relação à última cotação do ativo antes de entrar em Leilão.

Por fim, é importante ressaltar que, embora o Circuit Breaker seja um dispositivo muito útil, sua eficiência está diretamente relacionada à capacidade do investidor de verificar o mercado e, com base em informações verdadeiras, tomar decisões. Capacidade essa que, obviamente, exige estudos e conhecimentos. Considerando esse fato, é fácil chegar à conclusão de que o investidor precisa se capacitar e contar com o apoio de profissionais qualificados, para sempre alocar seus recursos de um modo inteligente.

Agora que você sabe o que é Circuit Breaker, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a entender a importância dessa ferramenta!  

Leave a Comment