Conheça os prós e contras de atender por convênios médicos

Quando o assunto é os convênios médicos, é natural que até mesmo os profissionais mais experientes, com uma ampla vivência na medicina, tenham dúvidas se realmente vale a pena fechar contrato com eles. Isso ocorre porque, como tudo nessa vida, os convênios têm lados positivos e negativos.

Uma questão importante é que nenhum profissional é obrigado a trabalhar para um convênio. Os que o fazem, devem conhecer os prós e os contra deste tipo de trabalho para ser capaz de decidir de forma adequada se assinar um contrato com um convênio é uma opção interessante e, assim, julgar se de fato compensa contar com o serviço.

A grande questão é, quais são os prós e contras dos convênios médicos? Leia o artigo e descubra a resposta para essa pergunta!

Vantagens

Os convênios médicos têm uma longa história no Brasil e podem oferecer muitos benefícios. Dentre eles, podemos citar os seguintes:

Aumento de visibilidade

Às vezes, é difícil para o médico, principalmente para o profissional que está começando sua carreira, atrair novos pacientes. Isso ocorre pelo simples fato de que a maioria das pessoas ainda não tem conhecimento a respeito de seu consultório. O convênio médico, por sua vez, registra todos os profissionais credenciados a ele em uma lista, o que aumenta a visibilidade.

Maior número de pacientes

A visibilidade, auferida pelo plano de saúde, abre espaço para que o médico atenda a um número maior de pacientes. Isso permite melhorar a vida das pessoas que o procuram em busca de ajuda. Além disso, com um número maior de pacientes, o médico tende a ganhar mais, o que permite organizar sua vida financeira com mais facilidade.

Fidelização de pacientes

Outro ponto a ser ressaltado é que, ao atender os pacientes provenientes do convênio médico, o profissional pode mostrar a eles que seu atendimento é de alta qualidade e fideliza-lo. Desse modo, mesmo que o médico deixe o convênio, ele tende a manter os pacientes graças ao nível de seu atendimento.

Desvantagens

Agora que vimos algumas das vantagens dos convênios, vamos conhecer um pouco mais a respeito de suas desvantagens. Continue a leitura e saiba mais!

Valor baixo da consulta

Embora o número mais elevado de pacientes possa aumentar a renda do médico, principalmente se ele não costumava atender a muitas pessoas antes do convênio, o valor pago pelas consultas é baixo, o que pode frustrar o profissional.

Excesso de burocracia

Outro problema dos convênios médicos é a burocracia exigida por eles para custear alguns tratamentos. Em determinados casos, a empresa chega a exigir a realização de perícia, uma situação que prejudica o médico, que só recebe seu pagamento quando o tratamento é aprovado, o que pode levar dias.

Desgaste do profissional

A combinação de baixos pagamentos com toda a burocracia exigida pelos convênios médicos tende a desgastar o profissional, o que pode afetar diversas áreas de sua vida, causando problemas de saúde e ainda reduzir o seu rendimento.

Quanto à opção ideal entre contar ou não com um convênio médico, não existe uma resposta única para todos os médicos. Cada profissional precisa avaliar a situação em que se encontra e, assim, pesar os prós e os contras para decidir se realmente vale a pena fechar contrato com um convênio.

Que tal continuar a receber conteúdos de qualidade como este? Assine nossa newsletter e se mantenha informado a respeito dos temas mais relevantes!

[sc name=”guia-pratico-garantir-um-futuro-mais-tranquilo”]

Leave a Comment