Entenda o que é Copom e qual a sua relação com a taxa Selic

É indispensável que o investidor brasileiro saiba o que é Copom. Afinal, esse é o órgão responsável pela elaboração das políticas econômicas que serão adotadas no Brasil e pela definição da taxa Selic. Uma vez que esses fatores influenciam diretamente as aplicações disponíveis no Brasil, não é difícil perceber por que entender como ele funciona, e acompanhar de perto suas decisões, é tão importante.

Considerando esse fato, preparamos este conteúdo para explicar, de um modo mais claro, o que é Copom e suas principais características. Leia o artigo e tenha acesso a este conhecimento!

O que é Copom?

De um modo simples, podemos dizer que o Comitê de Política Monetária, Copom, é uma organização que monitora diversos fatores relacionados à economia brasileira e implementa soluções para garantir que ela se mantenha equilibrada. Entre suas atribuições, é provável que a mais conhecida seja a definição da taxa Selic, muito conhecida pelos investidores, principalmente os de perfil mais conservador.

O órgão, que foi criado ainda no ano de 1996, está vinculado ao Banco Central do Brasil. Aliás, o próprio presidente do Banco Central e seus diretores, junto com especialistas de outras organizações, fazem parte de seu conselho. Dadas as atribuições do Copom, as decisões tomadas por ele têm grande peso sobre o resultado das aplicações feitas no Brasil. Mais do que isso, essas decisões afetam toda a economia nacional, o que inclui os preços de alimentos e de insumos.

Como ele se relaciona com a taxa Selic?

Assim como foi citado no tópico anterior, cabe ao Copom se reunir, o que via de regra ocorre uma vez a cada 45 dias, e definir qual será a taxa Selic vigente no próximo período. Essa decisão sempre deve ser tomada com base em critérios técnicos, com o objetivo de controlar a inflação e estimular a economia brasileira.

A questão é que, quanto mais baixa a taxa Selic, mais barato será o crédito disponível no mercado, o que abre espaço para que empresas captem recursos com mais facilidade. Além disso, os consumidores também acabam com seu poder de compra otimizado pelo crédito disponível.

O problema é que, sob determinadas situações, essa redução na taxa Selic tende a aumentar a inflação e a desvalorizar o Real frente a moedas como o Dólar. O que leva o Copom a elevar novamente a taxa para conter essas distorções.

Como funciona uma reunião do Copom?

Agora que você sabe o que é Copom, e entende sua relação com a taxa Selic, é interessante aprender como o conselho toma suas decisões. Uma vez que os membros do Copom se reúnem, uma série de fatores relacionados à economia brasileira são apresentados para eles.

Dentre esses fatores, podemos citar os seguintes como exemplo:

  • informações a respeito do sistema bancário brasileiro;
  • indicadores relacionados ao câmbio nacional;
  • dados relacionados ao mercado monetário do Brasil.

Já no segundo dia de reunião, depois de avaliar as informações apontadas no dia anterior, os membros do Copom traçam suas estratégias de atuação para a política monetária. Por fim, depois que cada membro aponta suas opiniões, o conselho vota para decidir se a Selic será aumentada, reduzida ou se permanecerá a mesma.

Ao acompanhar as decisões tomadas pelo Copom, o investidor brasileiro é capaz de definir suas estratégias de investimento de modo mais efetivo. O que, obviamente, se reflete de forma positiva em seus resultados. Portanto, as decisões emitidas pelo órgão não devem ser deixadas de lado.

Agora que você já sabe o que é Copom, continue a receber informações úteis. Siga nossos perfis no Facebook, LinkedIn, Soundcloud, YouTube e fique por dentro de mais temas relevantes!  

Leave a Comment