É seguro investir em tempos de crise? Entenda agora mesmo!

Ninguém estava preparado para a crise econômica e social instaurada pela pandemia do novo coronavírus. Economistas suspeitam que essa pode até ser a mais grave dos últimos tempos. O que leva à reflexão sobre a importância de um bom planejamento financeiro e de saber investir em tempos de crise. 

No atual cenário, essa crise global não se restringe apenas aos setores macroeconômicos, mas gera instabilidade e insegurança em um contexto mais amplo. Nesse sentido, vamos explicar quais são as vantagens de fazer investimentos, os riscos de investir em tempos de crise e os cuidados essenciais com as finanças no momento.

Aproveite a leitura!

Como o atual contexto de pandemia influencia os negócios?

Como ocorre em todos os momentos de crise, o mercado financeiro percebe os humores da sociedade, assim como a insegurança global gerada pelos últimos acontecimentos mundo afora. Por essa razão, o mercado se posiciona negativamente, corta investimentos e provoca a retração da economia.

Contudo, a prioridade do momento é buscar formas de superar a crise, a começar pela economia doméstica e controle das finanças pessoais. Para encontrar um meio de cobrir as despesas, sem acumular mais dívidas, o jeito é se manter bem organizado e primar pelo consumo mais consciente.

Ainda que o mercado global influencie os negócios locais, a adoção de uma postura equilibrada perante as tentações de consumo é essencial à melhoria da gestão financeira. Logo, o ideal é repensar a gestão de custos, economizar dinheiro e fazer uma reserva para investir em tempos de crise.

Quais são as vantagens de investir em tempos de crise?

Como resultado da crise e da necessidade de cumprir protocolos sanitários, como o isolamento social, a maioria dos trabalhadores — registrados ou autônomos — foram impactados profundamente em seus orçamentos. Até mesmo os pequenos negócios sentiram, rapidamente, os efeitos da instabilidade resultante da pandemia. 

Entretanto, mesmo que o cenário continue crítico e incerto, é necessário se reorganizar financeiramente e, assim, conseguir se adaptar, aos poucos, ao “novo normal”. Isso exige um melhor controle de receita doméstica e de gastos pessoais para possibilitar uma economia que permita fazer algum investimento rentável.

Contextualmente, em tempos de crise, as atitudes individuais impactam a coletividade. De certa forma, os hábitos de consumo influenciam as decisões do mercado, sobretudo em relação à inflação e ao cálculo das taxas de juros. Portanto, essa não é uma ocasião para gastar, mas para investir dinheiro em opções mais rentáveis.

Tendo isso em vista, listamos as maiores vantagens de investir em tempos de crise. Confira:

  • evitar dívidas e problemas financeiros desnecessários;
  • controlar o orçamento e ter uma vida mais equilibrada e saudável;
  • manter imprevistos sob controle e alcançar maior tranquilidade em momentos de crise;
  • garantir um montante mensal que possibilite a construção de um fundo de emergência;
  • deixar as finanças equilibradas para manter vivos os sonhos e principais objetivos pessoais e profissionais. 

Quais são os riscos de investir em tempos de crise?

Nesse cenário, é preciso compreender os riscos, mas também as melhores formas de investir em tempos de crise e proteger seu dinheiro. Tecnicamente, esse processo é conhecido como gestão de riscos. Por meio dela, você consegue avaliar os investimentos, escolher como protegê-los e manter uma administração financeira mais estável e organizada.

Sob o aspecto desse modelo de gestão, há alguns riscos que precisam ser considerados. Veja quais são!

Risco de mercado

Independentemente do perfil de investidor, é necessário considerar que todas as formas de investimento são sujeitas às flutuações típicas do mercado. Então, é necessário analisar o ritmo dessas flutuações para que você possa administrar melhor esses riscos. A atenção a esses fatores ajuda a reduzir os prejuízos.

Risco do ativo

Uma das melhores alternativas para lidar melhor com esses riscos é procurar diversificar seus investimentos. Evite, pois, depender exclusivamente de um único tipo de ativo. Alterne seus investimentos e tenha mais chances de alcançar resultados mais promissores.

Risco de liquidez

Esse aspecto é interessante, pois o risco de liquidez considera uma premissa generalizada e muito real no mercado financeiro: quanto mais alto o valor do ativo, mais difícil será transformá-lo em dinheiro. Principalmente no mercado volátil, essa realidade precisa ser considerada.

Quais são os cuidados essenciais com as finanças no momento?

Nesse momento de crise, é necessário ter em mente alguns cuidados com a gestão financeira. Na verdade, vivenciamos um cenário diferente e com características que geram insegurança e uma série de incertezas. A possibilidade de investir em bons ativos pode representar soluções interessantes. Contudo, é necessário tomar alguns cuidados para não perder dinheiro e complicar ainda mais a situação.

Nesse contexto, enumeramos alguns cuidados com as finanças que merecem atenção especial. Confira:

  • avalie as condições e as alternativas do mercado;
  • policie-se para não gastar mais do que ganha;
  • tenha cuidado com o cheque especial;
  • busque orientação de empresas que prestem consultoria em gestão financeira;
  • evite as armadilhas do cartão do crédito;
  • conscientize as crianças sobre seu plano de economia doméstica.

Quais são as melhores opções de investimento na crise?

Destacamos as melhores opções de investimento durante a crise. Confira!

 Poupança

Será mesmo a poupança uma das melhores alternativas para um momento tão instável? Depende, pois pode ser que sim, mas há riscos também. Por um lado, a poupança é um investimento considerado sólido e seguro. Entretanto, como as flutuações são imprevisíveis, você pode se prejudicar pelas menores taxas de juros e pela previsibilidade de inflação.

Investimentos em renda fixa

A primeira das alternativas desse nicho é o tesouro direto que, por sinal, possibilita taxas de rendimentos um pouco maior que a poupança, mas com uma vantagem: a solidez e a segurança são semelhantes às proporcionadas por ela. Entre essas opções destacam-se os fundos de renda fixa mais populares, como LCA LCI e CDB.

Ouro

Mesmo que o preço do grama de ouro permaneça vinculado às variações de mercado, quem pretende investir em tempos de crise deve considerar essa possibilidade. O investimento em ouro é vantajoso porque, além de sofrer interferência menor do Governo, no mercado, ele sempre garante alta liquidez.

Como você pôde notar, há riscos e benefícios em investir em tempos de crise. Contudo, essa ainda é uma excelente opção para equilibrar as finanças e conquistar sua independência financeira. Mas a forma mais segura de investir e obter bons rendimentos é contar com uma empresa que possa auxiliar a tomar as melhores decisões na área financeira.

Você precisa de mais orientações sobre o tema? É simples: entre em contato com a Saúde + Ação e conheça nossas soluções em gestão financeira!

Leave a Comment