5 Métricas Para Consultórios: quais as principais e como analisá-las?

O sucesso de um negócio, independentemente de seu porte ou área de atuação, está diretamente relacionado à eficiência de sua gestão.

Por essa razão, as métricas para consultórios médicos são fundamentais e devem ser devidamente utilizadas.

Com essas métricas para consultório, os sócios do consultório podem observar, por exemplo, fatores para melhorar o desempenho do negócio e compreender melhor todos os custos e retornos relacionados a ele.

Considerando esse fato, preparamos este conteúdo com informações a respeito de algumas das principais métricas para consultórios e muitas delas podem ser obtidas com o uso de CRM no WhatsApp.

Leia o artigo e tenha acesso a esse conhecimento!

1.Taxa de retorno

Embora a medicina seja uma profissão que lida diretamente com pessoas, de modo que deve ser exercida por amor, o médico também é um profissional e precisa ser devidamente remunerado por seus esforços.

Além disso, como todos os indivíduos, ele deve lidar com uma série de gastos e compromissos.

Por esse motivo, é necessário que seu consultório, de fato, entregue retornos financeiros em vez de prejuízos.

A questão é: como verificar essa métrica?

Nesse contexto, o cálculo do retorno sobre investimento surge como uma solução eficiente.

Basicamente, esse cálculo considera o capital investido pelos donos do consultório e os rendimentos entregues por ele para demonstrar, de modo percentual, sua taxa de retorno.

À primeira vista, esse cálculo pode aparentar ser muito complexo.

Contudo, para executá-lo, os sócios do consultório precisam apenas fazer uso da seguinte fórmula:

  • (ganho obtido) – (capital investido) / capital investido x 100 =

Nesse caso, quanto mais alto o valor percentual apurado, mais alta a taxa de retorno do consultório.

Se o valor apurado for muito baixo, ou negativo, é importante que os donos identifiquem custos que possam ser cortados e elaborem estratégias para atrair e reter mais pacientes.

2.Duração média de consultas

Quando pensamos em métricas para consultórios, outro ponto muito importante é a duração média das consultas.

Isso ocorre porque esse fator influencia diretamente o tempo que o médico tem disponível.

É fácil chegar à conclusão de que quanto mais longa a consulta melhor para os pacientes.

Contudo, essa informação não está correta.

Afinal, uma vez que o tempo de uma pessoa é um recurso limitado, se o médico dedicar demais esse recurso a um paciente, outros indivíduos deixarão de ser atendidos.

O ideal é que a consulta tenha o tempo necessário para que o médico possa verificar, de forma adequada, a condição de seu paciente e dar a ele a atenção de que precisa.

Tudo isso sem prejudicar o atendimento dos demais pacientes.

Para garantir esse resultado, é importante que os donos do consultório monitorem o tempo dos atendimentos.

Caso eles identifiquem que os atendimentos têm sido demasiadamente longos, é interessante que implementem soluções para que eles se tornem mais ágeis e dinâmicos. Isso sem comprometer os cuidados com os pacientes, é claro.

5 Métricas Para Consultórios: quais as principais e como analisá-las?

3.Custo de aquisição por paciente

Um consultório bem-sucedido precisa ser capaz de receber um número de pacientes que garanta um bom retorno para os seus sócios.

Nesse contexto, é válido ressaltar que para o paciente chegar ao consultório, primeiro, ele precisa descobri-lo e ter certeza da qualidade de seu atendimento, o que costuma demandar investimentos.

A grande questão é que, se o custo para a aquisição de um novo paciente for muito alto, o investimento realizado pode não valer a pena.

Nesse caso, os donos do consultório precisam pensar em meios mais efetivos de chegar aos seus clientes em potencial.

Felizmente, assim como ocorre com a taxa de retorno, a apuração dessa métrica é bem simples.

Tudo o que os sócios do consultório precisam fazer é dividir o capital aplicado na captação de pacientes pelo número total de novos pacientes adquiridos.

Quanto menor o valor apurado por meio do cálculo, mais eficiente é a estratégia aplicada. Se o valor identificado for muito alto, cabe aos sócios elaborar estratégias mais eficientes para que o negócio se torne mais conhecido.

Técnicas e conceitos, como o marketing de conteúdo, costumam ser muito úteis nesse momento.

4.Taxa de cancelamento e ausência de consultas

Sempre que um paciente cancela uma consulta ou simplesmente falta, o consultório deixa de receber esse recurso.

Além disso, outro paciente que poderia ser atendido acaba por não receber a atenção que merecia.

Considerando esses fatos, é fácil chegar à conclusão de que o número de cancelamentos e de faltas precisa ser devidamente computado e analisado.

Se essa métrica para consultórios indicar índices muito elevados de faltas e cancelamentos, os sócios devem identificar a causa desse problema e implementar soluções para resolvê-los.

Muitas vezes, ajustes simples na política de confirmação de consultas podem gerar grandes resultados.

Para que tais ajustes sejam feitos, porém, é necessário que o problema seja identificado.

5.Tempo na sala de espera

Não é exatamente uma novidade que a maioria das pessoas não gosta de esperar.

Quando elas estão doentes e ansiosas para serem atendidas por um médico, essa afirmação tende a ser ainda mais verdadeira.

Justamente por esse motivo, os donos de consultórios devem verificar constantemente o tempo gasto por seus pacientes na sala de espera e pensar em soluções para que ele seja sempre o menor possível.

Nesse contexto, é importante ressaltar que as estratégias para reduzir o tempo de espera em nada devem diminuir a qualidade do atendimento médico prestado.

Mesmo que as atividades-fim estejam atreladas ao bem-estar e à saúde das pessoas, os profissionais precisam ser devidamente remunerados para manter sua qualidade e padrão de vida.

Considerando esse fato, é fácil perceber que os detalhes administrativos e comerciais do negócio não devem ser deixados de lado.

Por esse motivo, é de suma importância que os donos de um consultório entendam as métricas relacionadas aos serviços prestados e saibam como usá-las adequadamente ao seu favor.

Embora as métricas para consultórios sejam extremamente úteis, é necessário que os sócios adquiram conhecimentos a respeito de gestão e de finanças, para que, de fato, sejam capazes de implementá-las.

Conhecimentos esses que podem ser auferidos por meio de aulas e cursos como os disponibilizados pela Manada Rica.

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