O sucesso de um negócio, independentemente de seu porte ou área de atuação, está diretamente relacionado à eficiência de sua gestão.
Por essa razão, as métricas para consultórios médicos são fundamentais e devem ser devidamente utilizadas.
Com essas métricas para consultório, os sócios do consultório podem observar, por exemplo, fatores para melhorar o desempenho do negócio e compreender melhor todos os custos e retornos relacionados a ele.
Considerando esse fato, preparamos este conteúdo com informações a respeito de algumas das principais métricas para consultórios e muitas delas podem ser obtidas com o uso de CRM no WhatsApp.
Leia o artigo e tenha acesso a esse conhecimento!
1.Taxa de retorno
Embora a medicina seja uma profissão que lida diretamente com pessoas, de modo que deve ser exercida por amor, o médico também é um profissional e precisa ser devidamente remunerado por seus esforços.
Além disso, como todos os indivíduos, ele deve lidar com uma série de gastos e compromissos.
Por esse motivo, é necessário que seu consultório, de fato, entregue retornos financeiros em vez de prejuízos.
A questão é: como verificar essa métrica?
Nesse contexto, o cálculo do retorno sobre investimento surge como uma solução eficiente.
Basicamente, esse cálculo considera o capital investido pelos donos do consultório e os rendimentos entregues por ele para demonstrar, de modo percentual, sua taxa de retorno.
À primeira vista, esse cálculo pode aparentar ser muito complexo.
Contudo, para executá-lo, os sócios do consultório precisam apenas fazer uso da seguinte fórmula:
- (ganho obtido) – (capital investido) / capital investido x 100 =
Nesse caso, quanto mais alto o valor percentual apurado, mais alta a taxa de retorno do consultório.
Se o valor apurado for muito baixo, ou negativo, é importante que os donos identifiquem custos que possam ser cortados e elaborem estratégias para atrair e reter mais pacientes.
2.Duração média de consultas
Quando pensamos em métricas para consultórios, outro ponto muito importante é a duração média das consultas.
Isso ocorre porque esse fator influencia diretamente o tempo que o médico tem disponível.
É fácil chegar à conclusão de que quanto mais longa a consulta melhor para os pacientes.
Contudo, essa informação não está correta.
Afinal, uma vez que o tempo de uma pessoa é um recurso limitado, se o médico dedicar demais esse recurso a um paciente, outros indivíduos deixarão de ser atendidos.
O ideal é que a consulta tenha o tempo necessário para que o médico possa verificar, de forma adequada, a condição de seu paciente e dar a ele a atenção de que precisa.
Tudo isso sem prejudicar o atendimento dos demais pacientes.
Para garantir esse resultado, é importante que os donos do consultório monitorem o tempo dos atendimentos.
Caso eles identifiquem que os atendimentos têm sido demasiadamente longos, é interessante que implementem soluções para que eles se tornem mais ágeis e dinâmicos. Isso sem comprometer os cuidados com os pacientes, é claro.
3.Custo de aquisição por paciente
Um consultório bem-sucedido precisa ser capaz de receber um número de pacientes que garanta um bom retorno para os seus sócios.
Nesse contexto, é válido ressaltar que para o paciente chegar ao consultório, primeiro, ele precisa descobri-lo e ter certeza da qualidade de seu atendimento, o que costuma demandar investimentos.
A grande questão é que, se o custo para a aquisição de um novo paciente for muito alto, o investimento realizado pode não valer a pena.
Nesse caso, os donos do consultório precisam pensar em meios mais efetivos de chegar aos seus clientes em potencial.
Felizmente, assim como ocorre com a taxa de retorno, a apuração dessa métrica é bem simples.
Tudo o que os sócios do consultório precisam fazer é dividir o capital aplicado na captação de pacientes pelo número total de novos pacientes adquiridos.
Quanto menor o valor apurado por meio do cálculo, mais eficiente é a estratégia aplicada. Se o valor identificado for muito alto, cabe aos sócios elaborar estratégias mais eficientes para que o negócio se torne mais conhecido.
Técnicas e conceitos, como o marketing de conteúdo, costumam ser muito úteis nesse momento.
4.Taxa de cancelamento e ausência de consultas
Sempre que um paciente cancela uma consulta ou simplesmente falta, o consultório deixa de receber esse recurso.
Além disso, outro paciente que poderia ser atendido acaba por não receber a atenção que merecia.
Considerando esses fatos, é fácil chegar à conclusão de que o número de cancelamentos e de faltas precisa ser devidamente computado e analisado.
Se essa métrica para consultórios indicar índices muito elevados de faltas e cancelamentos, os sócios devem identificar a causa desse problema e implementar soluções para resolvê-los.
Muitas vezes, ajustes simples na política de confirmação de consultas podem gerar grandes resultados.
Para que tais ajustes sejam feitos, porém, é necessário que o problema seja identificado.
5.Tempo na sala de espera
Não é exatamente uma novidade que a maioria das pessoas não gosta de esperar.
Quando elas estão doentes e ansiosas para serem atendidas por um médico, essa afirmação tende a ser ainda mais verdadeira.
Justamente por esse motivo, os donos de consultórios devem verificar constantemente o tempo gasto por seus pacientes na sala de espera e pensar em soluções para que ele seja sempre o menor possível.
Nesse contexto, é importante ressaltar que as estratégias para reduzir o tempo de espera em nada devem diminuir a qualidade do atendimento médico prestado.
Mesmo que as atividades-fim estejam atreladas ao bem-estar e à saúde das pessoas, os profissionais precisam ser devidamente remunerados para manter sua qualidade e padrão de vida.
Considerando esse fato, é fácil perceber que os detalhes administrativos e comerciais do negócio não devem ser deixados de lado.
Por esse motivo, é de suma importância que os donos de um consultório entendam as métricas relacionadas aos serviços prestados e saibam como usá-las adequadamente ao seu favor.
Embora as métricas para consultórios sejam extremamente úteis, é necessário que os sócios adquiram conhecimentos a respeito de gestão e de finanças, para que, de fato, sejam capazes de implementá-las.
Conhecimentos esses que podem ser auferidos por meio de aulas e cursos como os disponibilizados pela Manada Rica.
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