Educação 4.0: por que é necessário se atualizar como investidor?

No cenário de mudanças impostas pela crise gerada pela pandemia de Covid-19, a adaptação à novas metodologias de ensino tornou-se ainda mais relevante. Diante das infinitas possibilidades que o digital pode somar, a aprendizagem mediada pelas ferramentas tecnológicas ganhou ainda mais destaque e fez surgir o conceito de educação 4.0.

Nessa perspectiva, vamos falar sobre a importância de acompanhar a transformação do setor de educação pela pandemia e explicar por que é essencial se atualizar como empreendedor e como investidor. Veja, então, o que está atrelado ao termo educação 4.0 e de que forma é possível se adequar a essas mudanças e tornar a instituição mais competitiva.

Afinal, o que é educação 4.0?

O investimento em educação é um dos principais requisitos para que um país esteja alinhado às exigências da chamada indústria 4.0. Esse termo está associado a diferentes contextos em relação à forma como a atividade econômica se funde com o universo digital e promove a interação entre os ambientes virtuais e físicos.

Devido aos impactos gerados pela pandemia, os gestores de escolas e universidades precisam tomar decisões rápidas, adotar novas estratégias e apostar em metodologias de ensino que ajudem os estudantes a interagir melhor com essa nova realidade. O processo de ensino e aprendizagem deve se tornar cada vez mais dinâmico, fluido e alinhado às exigências desse novo conceito.

O modelo tradicional de ensino, com salas de aula com carteiras enfileiradas e o professor ditando conteúdos à frente de uma lousa vai, aos poucos, ficando para trás. Esse método não favorece a integração necessária para a dinâmica imposta pela Educação 4.0. Será necessário adaptar os espaços, promover a colaboração entre alunos e professores e fazer um bom planejamento financeiro, pedagógico e estrutural.

Porém, essas transformações não se limitam apenas ao uso de equipamentos tecnológicos e às mudanças na infraestrutura. Contextualmente, a maior mudança deve ser centrada na abordagem do ensino. Isso torna o papel do educador fundamental, já que é preciso instigar o protagonismo e a autonomia dos educandos.

Qual a importância de se atualizar como empreendedor neste campo?

As transformações impostas por esse novo modelo de educação exige a adaptação a essa nova realidade resultante do avanço da indústria 4.0. As formas tradicionais de trabalho sofrerão sensíveis mudanças devido ao uso crescente da automação, da robótica, das inovações da inteligência artificial e de tantas outras tecnologias ainda em fase de experimentação.

Com a necessidade de suspensão das aulas presenciais na pandemia, professores e alunos logo se familiarizaram com as ferramentas digitais necessárias à transmissão de aulas e à manutenção das atividades propostas no plano pedagógico. O lado bom disso é que, para algumas escolas, pode-se dizer que o futuro chegou mais rápido, e bem mais cedo.

Nessa perspectiva, os administradores de instituições de ensino que já estavam investindo no uso das ferramentas digitais saíram na frente e somaram pontos. Os gestores com visão mais ampla — e empreendedora — apostaram logo na formação de cidadãos capacitados para as metodologias de ensino mediadas pelas possibilidades tecnológicas.

Portanto, a adaptação à educação 4.0 precisa ser mantida e exige mais investimentos, já que a tendência é que o ensino seja cada vez mais atrelado aos meios digitais. Tais transformações garantirão ao aluno mais autonomia e flexibilidade para acessar os materiais de qualquer lugar e a qualquer momento. Todavia, a função do professor continuará essencial para os encontros presenciais.

Como se adequar às exigências da educação 4.0?

Elencamos algumas formas de adequação às transformações exigidas por esse fenômeno. Veja quais são!

Desenvolvimento de novas habilidades

As rápidas mudanças impostas pela pandemia alterou as formas de trabalho em diferentes setores no mercado. Porém, quem atua no universo educacional sentiu na pele a necessidade de adaptação bem mais rápida que os demais nichos. No cenário atual, a revolução 4.0 se antecipou pelas transformações e desafios gerados pela instabilidade política e econômica.

Logo, as alterações nas rotinas em função do isolamento social deixou claro a relevância de desenvolver a capacidade de aprender novas habilidades. Na verdade, ninguém estava preparado para as mudanças exigidas pela pandemia. Gestores escolares, professores e alunos tiveram que se adaptar rapidamente e antecipar metodologias que estavam previstas para o futuro.

Mudanças na gestão

Não há dúvidas de que o gestor escolar seja peça chave na adoção de estratégias e ações favoráveis à transformação da educação. Como decisor, ele desempenham um importante papel no direcionamento de condutas atreladas à implementação de mudanças rumo à Educação 4.0.

Desde os investimentos das ferramentas tecnológicas mais apropriadas à realidade da instituição — como a escolha de softwares de gestão específicos — até os processos de matrícula e rematrícula online, a palavra final cabe ao gestor. As formas de avaliação e de promoção da interação entre a comunidade escolar também precisam ser redefinidas.

Autonomia

O modelo de educação 4.0 demanda novas formas de abordagem do ensino. Nesta metodologia, o aluno passa a ter mais autonomia ao se tornar o protagonista no processo de ensino. Isso por que ele passa a conduzir o próprio aprendizado da maneira que for mais conveniente e efetiva para ele.

Desse modo, os docentes deixarão de ser apenas os responsáveis por repassar conteúdos e assumirão o papel de moderador. Serão, ainda, orientadores e incentivadores para dinamizar o processo e estimular as descobertas de cada aluno. Incentivar habilidades autônomas é de extrema relevância para adequar os estudantes às rápidas inovações exigidas no mercado de trabalho.

Uso da tecnologia

Independentemente do nicho de mercado, saber lidar com as mudanças tecnológicas e investir em novos recursos é crucial à sustentabilidade dos negócios. O emprego da tecnologia é essencial ao hibridismo exigido pela metodologia de ensino 4.0. Afinal, só é possível mesclar aulas virtuais com atividades presenciais com o uso de recursos digitais.

Por fim, vale ressaltar que a busca de novos conhecimentos para investir e empreender de forma mais eficiente é um diferencial importante nos tempos atuais. A adequação ao modelo de educação 4.0 exige um bom planejamento para que a escola caminhe segura rumo ao futuro e permita que os avanços agreguem ainda mais valor ao conhecimento e à experiência de educadores e educandos.

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