Investimento inicial: 7 melhores dicas para você começar

Mesmo neste cenário de crise que gerou tanta instabilidade financeira devido aos impactos da pandemia de Covid-19, os brasileiros estão apostando no conhecimento financeiro e enxergando as dificuldades momentâneas como uma boa oportunidade para fazer um investimento inicial e reverter a situação.

Nesse contexto, vamos apresentar 7 dicas para ajudar você a se planejar financeiramente, realizar o seu primeiro investimento e começar o quanto antes a lucrar. Veja quais são os fatores que mais influenciam essa decisão e saiba quais cuidados são necessários para iniciar a investir.

Aproveite a leitura!

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo para o seu investimento inicial é determinante: tenha objetivos claros e saiba onde quer chegar. Estude, pesquise, faça cursos e adquira conhecimentos que podem ajudar na tomada de decisão e, futuramente, ganhar dinheiro, fazer o seu negócio ganhar força e destaque no mercado.

Se o seu objetivo é abrir a própria clínica, construir um hospital ou comprar aquela casa na praia, isso precisa estar bem definido. Selecione seus objetivos e liste-os por prioridade. Independentemente do patamar em que se encontra, ter metas claras e uma boa organização são cruciais à conquista a independência financeira.

Recomendamos que você anote as metas seja no caderno ou em alguma plataformas de organização, como Trello Asana.

2. Faça um bom planejamento financeiro

Para fazer o seu investimento inicial, um passo importante é a organização das finanças. Por essa razão, o sucesso como investidor demanda também o investimento de tempo para a realização um bom planejamento financeiro. Procure ser claro, objetivo, eficiente e estratégico. Ter disciplina também é fundamental: de nada adianta planejar sem colocar as ações em prática.

Em tese, esse tipo de planejamento pode ser pensado e estruturado por meio de ações simples: inicialmente, identifique os seus gastos básicos e, depois, defina suas metas financeiras separando-as em médio e longo prazo. Também é interessante fazer uma reserva financeira para estar preparado para eventuais imprevistos.

3. Liberte-se das dívidas

Como investidor iniciante, você precisa aprender a controlar seus gastos e economizar. Essa tática é essencial para que possa reverter o dinheiro economizado em aplicações futuras. Antes de gastar dinheiro, pense nas múltiplas possibilidades de investimento do mercado que podem ser lucrativas e ajudá-lo a alcançar a tão sonhada estabilidade financeira.

Porém, por mais simples que seja essa ação, é necessário montar uma planilha para organizar os gastos e associá-los aos seus rendimentos. Tal prática ajuda a visualizar o modo como está conduzindo o seu orçamento e quais são as estratégias mais adequadas para sair das dívidas.

Convém destacar, entretanto, que existem dívidas consideradas positivas sob o ponto de vista da educação financeira. Suponhamos que você está endividado porque fez o financiamento de uma casa própria. Se você teve o cuidado de não fazer contratos com juros abusivos e de parcelar o montante conforme a sua renda, isso pode ser visto como uma investimento.

Por outro lado, há aquelas que são consideradas bastante negativas e que causam muitas dores de cabeça. Exemplos clássicos — e que devem ser evitados — são os desgastes provenientes do mau uso do cartão de crédito e a submissão a juros abusivos devido à necessidade de pagar o mínimo da fatura. Igualmente relevante é evitar o uso de cheques especiais ou de empréstimos consignados.

Investimento Inicial: 7 dicas para começar a investir.

4. Diversifique seus investimentos

Do ponto de vista financeiro, não é sábio e nem um pouco estratégico depositar todos os recursos em apenas uma modalidade de investimento mesmo este sendo o seu primeiro investimento. Logo, o ideal é diversificar seus investimentos e utilizar diferentes estratégias no mercado. Caso um deles não atenda a sua expectativa, há chances de outros cobrirem os eventuais prejuízos. 

Por essa razão, não convém fazer um investimento inicial com todas as suas reservas na Bolsa de Valores. As ações oscilam, o mercado muda e, com isso, há os riscos de ficar no prejuízo com as alterações que podem ocorrer no mercado de ações. Isso também pode acontecer na poupança: há épocas em que os juros compensam, mas isso não é regra geral.

5. Defina seu perfil de investidor

Um ponto relevante é descobrir o seu perfil de investidor e avaliar o quanto você está disposto a arriscar ou se é um investidor mais cauteloso. Também é essencial conhecer as opções de mercado e as modalidades de ações disponíveis. Quem prefere o controle da empresa, melhor apostar em ações ordinárias, mas se a opção são os dividendos, a opção é a preferencial.

6. Estude e aprenda sobre investimentos

Uma das questões mais importantes para assegurar mais eficácia no investimento inicial é buscar informações e conhecimentos sobre o mercado financeiro. Entender sobre o negócio é crucial para saber o momento certo para investir e, principalmente, para diversificar com sabedoria. 

Em um mundo com tantas informações disponíveis e com facilidade de acesso aos temas de interesse, convém ter cuidado e filtrar a fonte dos conteúdos para não confundir conceitos importantes. Considerando que o dinheiro proporciona mais qualidade de vida no presente e segurança no futuro, o ideal obter bons conhecimentos para planejar e investir estrategicamente.

7. Contrate uma equipe especializada

A capacidade de fazer uma análise de investimento é crucial, especialmente em tempos de incertezas como a que estamos vivenciando no cenário atual. Porém, nem sempre é fácil fazer essa análise sem a ajuda de profissionais alinhados com essa temática. Logo, convém buscar apoio de uma equipe especializada em gestão das finanças da clínica e consultórios, assim como das finanças pessoais.

A Saúde + Ação foi criada por profissionais da saúde com o objetivo de auxiliar todos os demais trabalhadores de todas as áreas da saúde na gestão de suas finanças pessoais e das finanças de seus consultórios e clínicas. Nossa meta é estimular uma visão mais ampla das oportunidades que o mercado pode representar aos novos investidores.

Vale destacar, por fim, que uma análise bem elaborada dos riscos e probabilidades de acertos na hora de investir é um importante critério para elevar as chances de alcançar o sucesso financeiro. Nesse sentido, contar com o apoio da Saúde + Ação pode ser o diferencial que faltava para potencializar o seu investimento inicial.

Agora é com você: gostou de nossas dicas? Entre em contato conosco e conheça mais sobre os serviços especializados da Saúde + Ação!

Leave a Comment